Pinto & Cruz aposta na Wacker Neuson para entrar no mercado de construção ligeira

30 Mai 2016
Pinto & Cruz aposta na Wacker Neuson para entrar no mercado de construção ligeira

A Pinto & Cruz é desde fevereiro deste ano o novo importador nacional da Wacker Neuson. Aproveitando os profundos conhecimentos da empresa portuguesa na área das máquinas, nomeadamente através do trabalho já desenvolvido com fabricantes como a HATZ - construtor de motores que por sinal também equipam muitas das máquinas Wacker Neuson -, os responsáveis da Wacker Neuson escolheram a Pinto & Cruz como o parceiro ideal para ajudar a impulsionar o comércio de equipamentos e peças da marca no mercado português.

Um fabricante secular com grande prestígio mundial
O portal comerciomaquinas.com deslocou-se às instalações da Pinto & Cruz em Benavente para ouvir o importador e um representante do fabricante. Assim, em conversa com Francisco Oliveira responsável comercial da Wacker Neuson para Portugal, e com Miguel Pinto e Hugo Fernandes, da Pinto & Cruz, percebemos de imediato que existe uma sintonia perfeita entre as duas partes para fazer crescer marcadamente o negócio Wacker Neuson em território nacional.

Como nos explicou Francisco Oliveira, a Wacker Neuson é oriunda da junção do fabricante alemão Wacker, muito reconhecido na área dos pequenos equipamentos de compactação e responsável pela invenção do vibrador de alta frequência e do saltitão, contando já com mais de 150 anos de história, e do fabricante austríaco Neuson, um construtor de equipamentos compactos para a construção, como mini-escavadoras, dumpers ou mini-carregadoras. Essa união ocorreu em 2007 e deu origem a um dos principais grupos fabricantes de máquinas a nível mundial, estando colocado no TOP30. De referir, no entanto, que se nos detivermos apenas nos equipamentos de compactação ligeira, a Wacker Neuson é o principal fabricante mundial! Na verdade a gama global da marca é tão vasta que vai desde o simples vibrador interno de 20 kg, à escavadora compacta de 14 toneladas.

Neste momento a Wacker Neuson possui 8 fábricas espalhadas pelo mundo, seis na Alemanha e Áustria, uma nos EUA e outra nas Filipinas. No entanto dos produtos destinados ao mercado português, 95% são provenientes de fábricas europeias.
Para Francisco Oliveira é importante, neste momento, demonstrar o valor dos equipamentos de construção ligeira da marca alemã. Isso fica demonstrado com o facto da serem detentores da maior fábrica de mini-escavadoras da Europa e produzirem para marcas como a Caterpillar, por exemplo. 

Descrevendo as máquinas da Wacker Neuson, Francisco Oliveira comentou, “os equipamentos de construção da nossa marca são principalmente de três categorias: mini-escavadoras de rodas e de rastos até 14 toneladas, mini-carregadoras, mini-telescópicos e dumpers de obra até 10 toneladas. Em breve, em Portugal, iniciar-se-á também a comercialização das nossas carregadoras articuladas. São máquinas muito fiáveis e perfeitamente adaptadas às necessidades do mercado português.
Relativamente à parceria com a Pinto & Cruz, o responsável da Wacker Neuson transmitiu-nos “A Pinto & Cruz é uma empresa que dá todas as garantias de um trabalho sério e consistente. A Wacker Neuson identificou a Pinto & Cruz como a empresa que melhor poderia garantir um acompanhamento constante e bem conseguido das nossas máquinas em termos de assistência e de prospeção de mercado. Além disso, tal como a Wacker Neuson a Pinto & Cruz é uma empresa de caráter familiar, partilhando portanto connosco os mesmos valores. Por outro lado, as instalações da Pinto & Cruz em Benavente e no Porto dão-nos um apoio fulcral e a sua extensa rede de vendas faz-nos prever um futuro risonho”.

Da parte do importador, Miguel Pinto e Hugo Fernandes demonstraram outras mais valias da relação agora estabelecida: “A Pinto & Cruz, com a capacidade que tem instalada no terreno, tem todas as condições para o sucesso e procurava há algum tempo o parceiro ideal para a área das máquinas de construção compactas, que segue na linha de complementaridade que já conseguimos, com a área de pequenas máquinas para jardim e floresta, as grandes máquinas florestais e a importação, à longa data, de motores”. E prosseguem “O mercado de construção atualmente está estabilizado, de futuro não deverão projetar-se grandes construções como aconteceu em recentes anos, mas é garantido que haverá muitas pequenas obras, nomeadamente de manutenção e de remodelação. Esta é uma relação de longo prazo e é aqui que a gama da Wacker Neuson encaixa como uma luva. E se, por um lado, as máquinas de compactação são já sobejamente conhecidas pelo mercado, agora contamos com excelentes máquinas de construção ligeira, como estas fantásticas mini-escavadoras ou estes dumpers, que nos tornam otimistas em relação ao futuro”.

Líder na introdução de equipamentos ecológicos
Hoje, a Wacker Neuson é Líder Mundial em várias áreas, mas mais importante que isso, é líder absoluto no que toca a introdução de equipamentos 100% ecológicos. É a única marca a incluir já na sua gama um saltitão cujo motor elétrico é acionado através de baterias recarregáveis. Assim como, uma micro-escavadora de 1.000kg com a possibilidade de funcionamento elétrico, e apresentou recentemente na maior feira Europeia de máquinas “Bauma 2016”, uma pá carregadora também totalmente elétrica com capacidade para operar até 6 horas seguidas sem necessidade de recarregar.

O cliente como foco principal
Para Francisco Oliveira esta junção de esforços vai beneficiar especialmente o cliente final, “A Wacker Neuson procurou que os seus clientes saíssem beneficiados desta nova ligação e assim é. A nível de assistência a Pinto & Cruz garante ótimas instalações oficinais e viaturas mecânicas e por outro lado existe um stock de peças muito superior. O cliente agora obtém uma resposta muitíssimo rápida”.

Ligações aos PALOP
Para Francisco Oliveira, a forte relação que a Pinto & Cruz tem com os PALOP, nomeadamente com Angola e Moçambique, pode ser também aproveitado para prolongar esta parceria além mar e assim fazer crescer ainda mais o negócio para ambos os interlocutores, em mercados que podem estar em crise neste momento, mas que, mais cedo ou mais tarde, irão levantar a cabeça novamente.

Trabalho já em andamento
Uma vez que a relação comercial já se iniciou em fevereiro quisemos saber como tinham decorrido estes primeiros meses de trabalho conjunto. Conforme referiu Hugo Fernandes “o trabalho comercial está a pleno vapor, temos já algumas unidades vendidas, o stock de peças foi bem atualizado e está em consonância com as necessidades do mercado português e temos apostado fortemente na formação do nosso pessoal, para poder respeitar cabalmente as exigências da marca”.

Para mais informações sobre os produtos Wacker Neuson em Portugal consulte o importador: motores@pintocruz.pt