Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Antonio Carraro - FIMA 2020

Nesta edição da FIMA 2020 a Antonio Carraro apresentou-se na feira com um espaço maior e mais apetrechado que o habitual. Numa altura em que muitos fabricantes se encontram em contenção e diminuem o seu espaço expositivo e o seu investimento, a marca italiana apresenta-se mais vigorosa do que nunca na Península Ibérica.

Josep Maria Ventura, Export Area Manager da Antonio Carraro
FIMA 2020


Falando com Josep Maria Ventura, Export Area Manager da Antonio Carraro, percebemos que a ideia da marca é aproveitar as tendências marcadas pelas regulamentações de emissões para construir o trator do futuro, que acima de tudo sirva os interesses dos agricultores de culturas especiais.

Assim, conforme nos comentou Ventura "acreditamos que a tendência do mercado de tratores especializados se oriente para máquinas com maiores especificações técnicas e com uma capacidade hidráulica que dê resposta a múltiplas necessidades operacionais. Atualmente os acessórios e implementos imprescindíveis nas culturas especiais, como a vinha e os pomares, obrigam a que o trator tenha uma disponibilidade hidráulica musculada. Os distribuidores hidráulicos devem estar à disposição em todas as posições da máquina e a capacidade das bombas deve ser ampla e imediata".

A aposta da Antonio Carraro orienta-se cada vez mais para equipamentos especiais, com elevada tecnologia integrada e com variação de transmissão contínua. Na FIMA 2020 a área de equipamentos CVT estava ocupada pelos seguintes equipamentos:

TONY 10900 TR e SR – Compactos com transmissão híbrida de variação contínua

A gama Tony, composta pelo rígido Tony 10900 TR e pelo articulado SR (motor Kubota de 98 CV), reproduz os melhores conteúdos técnicos disponíveis atualmente no sector da mecanização agrícola especializada. A transmissão híbrida de variação contínua está controlada por um software que permite ao operador agrícola personalizar o seu trabalho em todas as fases, tendo em consideração a alfaia utilizada e o estilo de condução, com o fim de otimizar e simplificar os procedimentos. O trabalho é agradável graças ao evitar do uso da embraiagem, o que facilita consideravelmente as manobras.

Os modelos Tony SR e TR são dois compactos isodiamétricos dinâmicos e versáteis desenhados para a agricultura de precisão (vinhas, pomares e estufas), em espaços apertados, terrenos irregulares ou em declive. Contam com uma largura de via curta e um raio de viragem muito reduzido, especialmente no articulado SR, que permite realizar manobras ainda mais precisas. São meios ideais para o trabalho entre linhas, mesmo as mais estreitas, graças às suas dimensões extremamente compactas (o modelo SR pode ser configurado com chassis estreito de até 1.060 mm), e para levar a cabo tratamentos com fitossanitários e atividades onde seja necessário uma velocidade de trabalho constante; durante estas operações conseguem um resultado impecável e homogéneo, evitando o desperdício de material e de tempo de trabalho. Graças ao sistema de condução reversível podem montar distintos tipos de alfaia.

A transmissão híbrida mecânico-hidrostática está dotada de 4 gamas de velocidade com controlo eletrónico que podem ser ativadas tanto em ponto morto como em movimento, com 3 modalidades de aceleração para cada gama e outras 3 para cada gama em modalidade Automotive. O software proporciona também um diagnóstico do trator, monitorizando-o constantemente para trabalhar sempre com a máxima eficiência. Não obstante as suas dimensões contidas, a comodidade a bordo está garantida, com um posto de condução cómodo e de fácil acesso graças a um túnel central isento de alavancas.

Os Tony estão disponíveis com cabine presurizada Air de última geração, inclusivamente com certificação de Categoria 4, que garante um perfeito isolamento do operador contra inalações nocivas de pó, aerossóis e vapores.


INFINITY TR e SR 7600 – Os hidrostáticos inteligentes

Os TR e SR 7600 Infinity (motor Kohler de 75 CV) representam a última evolução dos tratores compactos hidrostáticos reversíveis Antonio Carraro, ideais para utilização em vinhas e pomares, mas também para o cuidado de espaços verdes e manutenção urbana.

O TR é um rígido isodiamétrico reversível perfeito para trabalhar em espaços reduzidos, como vinhas e plantações em linha, mesmo em encostas; o SR articulado (também isodiamêtrico e com condução reversível), de chassis especialmente reduzido, confere agilidade nas tarefas entre linhas e nas manobras em sítios muito apertados.

A transmissão híbrida mecânico-hidrostática oferece infinitas velocidades de trabalho, de 0,1 a 40 km/h, e ao eliminar o uso da embraiagem simplificam-se em grande medida as manobras e os deslocamentos repetitivos em sequência rápida, como no transporte de material (ou fruta) entre linhas.

Todas as funções dos Infinity estão digitalizadas. Entre elas encontra-se a possibilidade de escolher entre 4 modalidades distintas de avanço do trator e regime do motor em função das necessidades. O operador poderá manejá-lo de forma intuitiva e cómoda. As funções de controlo do binário obtido da TDF e do binário absorvido pelas rodas protegem a tomada de força e o motor, mesmo nos momentos mais críticos.

Ambos os modelos podem ser equipados com a cabine Starlight, que oferece uma grande visibilidade e comodidade, e cuja compatibilidade os torna perfeitos para as culturas de vegetação mais densa.

Outra grande novidade que a Antonio Carraro trouxe à FIMA é o trator TRX 5800 - O novo compacto profissional de 50 CV reversível. Equipado com tração reversível e rígido, com rodas isodiamétricas.

Trata-se de um trator profissional feito à medida, ideal para vinhas e pomares, mas também para espaços verdes e manutenção urbana. Este modelo tem as mesmas caraterísticas que são reservadas para tratores Antonio Carraro de ponta. A caixa de 16 + 16 com inversor sincronizado e o sistema de condução reversível, permitem montar vários tipos de implementos, com excelente rendimento em atividades de lavoura, tratamentos, cuidados com a vinha e espécies frutícolas. A potência de elevação atinge os 2.200 kg; Uma bomba de óleo de até 43 l/min, TDF independente, joystick ou elevador de esforço controlado estão disponíveis. A espaçosa plataforma de direção isola a cabine de transmissão de forma térmica e acústica, proporcionando conforto e absorção de vibrações. Disponível com cabine fechada climatizada e com todos os extras desejáveis.

Na opinião de Josep Ventura existem vários fatores decisivos para a compra de um trator Antonio Carraro, dependendo das necessidades do cliente:

- Reversibilidade: a produtividade no campo passa cada vez mais por dar ao operador a melhor ergonomia e minimizar a fadiga. O uso de tratores reversíveis em algumas tarefas (elevador, triturador, varredora, etc.) permite que o operador não precise de estar constantemente a virar a cabeça para trás. Também em implementos como intercepas, despontadoras, a capacidade de os engatar e conduzir de forma reversível oferece muitas vantagens.
- Centro de gravidade: em condições de extrema inclinação, o baixo centro de gravidade dos nossos tratores é essencial para trabalhar com segurança e conforto.
- Pequenos espaços: a agricultura intensiva mediterrânea tende a restringir cada vez mais os compassos de plantação; por razões de uso do espaço e microclima das plantações e otimização hídrica. A nossa gama de tratores estreitos e articulados permite que o trator se adapte à exploração e forneça soluções de mecanização.
- Desempenho compacto do trator: transmissões híbridas de variação contínua, cabines pressurizadas de categoria 4, equipamentos hidráulicos, joystick multifuncional, etc.

Relativamente ao reconhecimento da Antonio Carraro junto do agricultor português Josep Ventura afirma "O desenvolvimento do nosso trabalho comercial é muito empenhado e intensivo, mas a nossa melhor publicidade são os nossos clientes. Felizmente em Portugal a marca Antonio Carraro é muito valorizada. Estamos a mudar a ideia de que a marca Antonio Carraro não é acessível a todas as carteiras, porque não é verdade. É importante referir também que nos últimos 7 anos renovámos praticamente toda a nossa gama. O que a fábrica faz muito bem é antecipar quais vão ser as tendências. Por vezes as tendências são marcadas pelas culturas, atualmente está mais marcada pela normativa de emissões. Creio, sinceramente, que estamos à frente da concorrência".

Um dos pontos-chave para o crescimento dos resultados da marca em Portugal passa pela relação com a rede de concessionários. A este propósito Josep Ventura conta-nos "Como Export Area Manager, tenho orgulho da nossa rede de vendas em Portugal, pela sua qualidade técnica e humana. Uma equipa vencedora que entende a importância de trabalhar em conjunto, lado a lado, de forma transparente e sempre com a orientação do serviço para a satisfação do cliente. Como aspecto a melhorar e no qual trabalhamos intensamente, está a capilaridade da nossa rede de vendas. Um dos nossos objetivos para 2020 é o desenvolvimento da rede e a melhoria da nossa capilaridade, atingindo áreas em que a marca ainda não tem a presença necessária".

Para terminar Josep Ventura deixa-nos uma mensagem de confiança "Continuamos a apostar em Portugal. Portugal é um mercado que tem crescido muito para a Antonio Carraro. Estamos em Portugal com Portugal".

Reportagem fotográfica