Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Sector do Azeite em força na Expoliva

Entre 13 e 16 de Maio teve lugar em Jaén (Espanha) a mais importante feira do sector Olivícola em todo o mundo.
Tendo em conta que a produção de azeite é um sector muito importante no nosso país e que se encontra numa fase de franco crescimento (em grande parte devido ao investimento de empresas espanholas no Alentejo), decidimos visitar a feira na procura de novidades no sector.
Esta feira celebra-se desde 1983 e contou nesta edição com mais de 300 expositores oriundos de Espanha, Portugal, Itália, Marrocos, Tunísia, China ou Argentina. Além das empresas produtoras de azeite, o certame contou com expositores de maquinaria, cooperativas, adubos e fertilizantes, embalagem e logística, etc.
Além de uma série de colóquios sobre os temas mais relevantes e urgentes da área do azeite, esta é uma feira onde ocorre um enorme volume de negócios, uma vez que a grande maioria dos visitantes são profissionais do sector.

Em relação à presença portuguesa no evento merece especial destaque a empresa Enxaragrícola, através da sua filial na Andaluzia, responsável pela distribuição para a Espanha da marca Spedo (Itália). (Ver notícia à parte).


Outra das empresas portuguesas que se fez representar foi a Herculano que expôs várias das máquinas de fabrico próprio.


Das restantes entidades presentes merece especial destaque a presença da Stihl com diversas novidades (Ver notícia à parte) e com mais uma etapa da espectacular Competição TimberSports que chamou até si muito público.


A Agromelca, a Solano Horizonte, a GGM, a Lopez Garrido, a Gascon, a Bosco e a Pellenc apresentaram diversos produtos novos tanto no âmbito dos vibradores e recolhedores como no âmbito dos destroçadores para olival (Lopez Garrido).

Em relação aos vibradores/recolhedores a tendência é a utilização de máquinas automotrizes dedicadas (Gascon, Bosco e Pellenc), e de máquinas fabricadas a partir de elementos mais leves e fáceis de operar (Agromelca, Solano Horizonte) e por outro lado equipamentos polivalentes com grande produtividade montadas em carregadoras de rodas (GGM).





Publicado em:20 JUN 2012
GalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGallery