Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Forte, Lda. apresenta o novo Fendt 700 Vario SCR


No passado dia 24 de Setembro a Forte, Lda. – importador nacional dos equipamentos Fendt – com ajuda do pessoal da fábrica Fendt apresentou aos seus clientes e concessionários nacionais o novo tractor 700 Vario SCR.
O evento decorreu na Herdade das Salgadas em plena Lezíria do Tejo, exploração agrícola próxima de Vila Franca de Xira. Tratou-se de uma apresentação sujeita a um grande dinamismo já que os demonstradores da Fendt – experimentados operadores e animadores que fazem o afamado Fendt Eurotour 2011 – puderam mostrar toda a sua habilidade e todas as qualidades do 700 Vario SCR em situações de operação com carregador frontal – incluída a sua rapidíssima montagem e desmontagem –, em manobras aparentemente complexas mas levadas a cabo de forma extremamente simplificada. O gerente da Forte, Lda., João Lopes, em conjunto com Georg Fuchs, da equipa do Eurotour 2011, fez as honras da casa, acompanhando e explicando todas as novidades do novo tractor. A apresentação contou com a participação de cerca de 200 pessoas, todas elas muito interessadas naquilo que estavam a assistir.


700 Vario SCR – A perfeição na sua melhor forma
Um tractor grande e compacto com uma grande variedade de inovações e uma máxima comodidade durante a condução; perfeitamente adaptado aos requisitos da prática. Esta é a breve descrição da nova série 700 Vario numa gama de potência que abrange de 200 a 240 CV. O novo representante da Tecnologia Eficiente da Fendt convence graças à cabina VisioPlus, totalmente renovada e redesenhada, incluindo o galardoado Variotronic, que se combina com uma moderníssima técnica de motores, assim como com a tecnologia SCR de poupança de combustível para o pós-tratamento de gases de escape e outros detalhes altamente interessantes.

Nova definição da sensação de espaço e da visibilidade
A Fendt estabelece novos padrões com a série 700 Vario graças à espaçosa cabina VisioPlus, que redefine a sensação de espaço e a visibilidade. Sobretudo o pára-brisas frontal contínuo, que chega até ao tecto, melhora claramente as condições de visibilidade. Com um total de 6,1 m² de superfície envidraçada e a poupança da coluna B no lado direito, o 700 Vario SCR oferece uma visibilidade óptima em todas as direcções, independentemente da área de aplicação em causa. Assim, consegue-se uma excelente comodidade de trabalho, e não apenas nos trabalhos com o carregador frontal ou no uso durante trabalhos municipais.
Além disso, o cliente pode escolher entre um pára-brisas frontal articulável e um contínuo dependendo dos campos de aplicação do tractor. Apesar da falta da coluna B, o pára-brisas frontal articulável é fornecido de série com porta direita. A óptima visibilidade ao passo das rodas garante também uma coluna de direcção fina. Por seu lado, o monitor integrado já conhecido da série 900 Vario gira também ao ajustar o volante, pelo que o condutor tem em todo o momento uma visão óptima de todas as informações importantes, como são os indicadores de velocidade e de rotações do motor. A coluna de direcção pode ajustar-se em altura e inclinação e, deste modo, oferece um ajustamento ergonómico perfeitamente adaptado às necessidades do condutor.

A ergonomia e, com ela, a saúde, é para o condutor um dos factores mais importantes na hora de seleccionar o assento. Por esta razão a Fendt ampliou a sua oferta acrescentando uma variante que inclui um assento conforto. O assento super-conforto Evolution satisfaz os requisitos mais exigentes. Apresenta suspensão pneumática, tem aquecimento para o assento e dispõe além disso de uma suspensão de baixa frequência, assim como de um apoio para a coluna vertebral lombar e um sistema de climatização especial. O assento do acompanhante do 700 Vario também foi redesenhado por completo e agora garante um máximo nível de segurança e conforto. Quando se rebate o assento acolchoado também se pode utilizar como suporte para escrita.
Para satisfazer os diferentes requisitos do mercado no que diz respeito às áreas de aplicação, no novo 700 Vario a Fendt oferece três sistemas distintos de suspensão da cabina. Além do conhecido sistema de suspensão (mecânico ou pneumático) que se encontrava na série predecessora, nesta classe de potência também se encontra disponível a suspensão em três pontos pneumática, conhecida das duas séries de tractores maiores 800 e 900 Vario, em combinação com tubos amortecedores de ar comprimido (à frente e atrás). Desta forma, garante-se um alto nível de comodidade durante a condução, assim como um bem-estar contínuo, inclusivamente no caso de jornadas laborais longas ou em condições de trabalho extremas.
Por seu lado, o clima de trabalho mantém-se agradável em todo o momento graças ao sistema automático de climatização, que dispõe de uma conexão CANBUS com regulação de temperatura totalmente automática e ecrã LCD. Na nova cabina também se incluíram numerosas possibilidades para guardar pequenos utensílios, incluída uma caixa frigorífica, um compartimento de armazenamento para documentos no tecto da cabina e um departamento sob o assento do acompanhante.

Variotronic
Desde a sua primeira apresentação, há precisamente dois anos, nas duas séries de tractores maiores 800 e 900 Vario, o Fendt Variotronic não apenas entusiasmou os clientes, como também as equipas de ensaio independentes. Assim, não é de estranhar que o conceito de electrónica se encontra integrado agora na nova série 700 Vario. O novo terminal, que pode obter-se em dois modelos distintos, convence pelo seu simples menu com estrutura horizontal e pelo seu prático ecrã táctil, conhecido pelos modernos meios, o que se une à robustez para o uso no campo de um tractor agrícola. Um único terminal permite manejar o sistema de comando do tractor, o controlo de alfaias ISOBUS, o sistema de auto-condução VarioGuide, o sistema de documentação VarioDoc e a representação de imagens da câmara, o que se combina com uma lógica de manejo unitária e uniforme.

Moderna tecnologia de motores

O 700 Vario consegue a sua força a partir de um motor Deutz de 6 cilindros com 6,06 litros de cilindrada, técnica de quatro válvulas por cilindro e sistema de injecção de alta pressão Common-Rail a 1.600 bar. O excelente comportamento dinâmico, unido a uma óptima característica de potência, é resultado da injecção precisa, mas também do turbo-compressor, que está dotado de uma válvula de derivação controlada electronicamente. A Fendt também estabelece novos padrões no novo 700 Vario no momento de implementar a normativa sobre gases de escape da fase 3b (Tier IV interim), o que se deve entre outros aspectos à aplicação da tecnologia SCR e, em consequência, a um nível máximo de rentabilidade. A verdade é que esta tecnologia se estabeleceu com força no mercado e os primeiros ensaios independentes demonstram de forma clara a eficácia do combustível: Com um consumo de 245 g/kWh, o 828 Vario que, com 280 CV, é o irmão maior da série 700 Vario, alcançou um valor nunca conseguido até agora nos ensaios PowerMix da DLG. Como o pós-tratamento dos gases de escape com a solução de ureia AdBlue ocorre depois do processo de combustão e não se produz uma recirculação de tais gases, o motor pode ajustar-se de forma óptima e, desta forma, é possível poupar no consumo de combustível e conseguir um potente comportamento durante a marcha.

A nova serie 700 Vario está equipada com um pack de radiadores de alta potência completamente novo. Desta forma, o óleo hidráulico é refrigerado através de um permutador de calor através do óleo da engrenagem, pelo que o grande pack de radiadores, que consta do radiador de água, refrigerador de ar de carga e radiador de óleo de engrenagens, pôde ser utilizado em combinação com uma cobertura fina. A construção compacta e clara, com um piso de refrigeração plano, também permite um fácil acesso nos trabalhos de manutenção e limpeza.
Os tractores da série 700 Vario alcançam a velocidade máxima de 50 km/h inclusivamente num regime de baixas rotações do motor de 1.700 rpm. O elevado binário máximo de 1.058 Nm a 1.450 rpm (724 Vario) garante também umas magníficas prestações.
A nova transmissão Vario ML 180 convence principalmente pelas suas qualidades positivas demonstradas. Para poder transferir de forma óptima as maiores prestações da nova série 700 Vario, reformaram-se os rolamentos e o jogo de engrenagens planetárias. Assim, a ampla experiência de mais de 100.000 transmissões Vario utilizou-se também na ML 180 para melhorar a barra de tracção na sua totalidade e, deste modo, poder conseguir a maior eficácia possível.

Sistema hidráulico
Na parte posterior, a nova série 700 Vario oferece até cinco válvulas de controlo de duplo efeito. Também na área frontal as conexões foram aumentadas para duas válvulas de duplo efeito que, da mesma forma que acontece na parte traseira, também podem atribuir-se livremente aos elementos de comando. O elevado caudal de 100 litros por minuto e a quantidade máxima de óleo extraível de 55 litros, em combinação com a alta força de elevação de 95,8 kN do elevador hidráulico traseiro e de 44,2 kN do elevador hidráulico dianteiro, permitem um espectro de aplicação extremamente amplo.
A descida compensada por carga do elevador hidráulico traseiro garante uma velocidade de descida constante mesmo quando o peso das alfaias for diferente. Assim, por exemplo, nos trabalhos de sementeira garante-se uma velocidade de descida contínua, inclusivamente com um enchimento diferente do depósito, pelo que não é necessário realizar um reajustamento manual. A adaptação óptima ao solo fica garantida graças à regulação de descarga no elevador hidráulico dianteiro. A válvula responsável por isto permite obter uma pressão de apoio homogénea do equipamento de trabalho frontal. Deste modo, por exemplo, as molas de descarga não são necessárias nos trabalhos de corte frontal. Outro ponto importante na área do sistema hidráulico é a direcção de sobreposição VarioActive. Neste caso a técnica de válvulas especial do sistema de auto-condução VarioGuide é utilizada para conseguir outra relação de transmissão na direcção, o que permite manobrar de forma cómoda e rápida sobretudo nas cabeceiras e no uso do carregador frontal.

Soluções detalhadas interessantes

Os engenheiros concederam uma grande importância aos detalhes durante o desenvolvimento da nova série 700 Vario. Assim, entre outros, há um conceito totalmente novo de faróis e iluminação, que garante uma iluminação óptima e, consequentemente um alto nível de segurança e de comodidade durante o trabalho, inclusivamente durante a noite. Também se utiliza uma nova disposição dos faróis, que incluem uma iluminação de subida, luzes LED traseiras ou as denominadas "luzes de esquina" (Cornerlights), que iluminam as rodas de forma óptima. Por outro lado, no painel de instrumentos é integrado de forma clara e ergonómica o travão de mão, que se controla através de ar comprimido ou de forma hidráulica.

Numerosas possibilidades de uso
O espectro de potência de 200 a 240 CV, em combinação com as excelentes condições de visibilidade, as medidas compactas, a grande quantidade de possibilidades de lastragem e pneus e a velocidade máxima de 50 km/h, permite um espectro de aplicações muito amplo que abrangem o uso intensivo no campo, assim como em uso universal em pastagens, a aplicação em trabalhos de manutenção ou os trabalhos de transporte e os trabalhos com o carregador frontal.

João Lopes, gerente da Forte, Lda. durante a apresentação do novo Fendt 700 Vario SCR

Pode ver outras fotografias do evento clicando aqui
Publicado em:20 JUN 2012
GalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGallery