Grupo Tractores de Portugal celebra 65 anos

05 Nov 2012
Grupo Tractores de Portugal celebra 65 anos

No passado dia 26 de Outubro o Grupo Tractores de Portugal celebrou 65 anos de existência, numa festa que juntou um grande número de convidados entre actuais e antigos colaboradores do Grupo, altos representantes da Massey Ferguson, concessionários e outros parceiros de negócio.
O caminho do Grupo Tractores de Portugal começou a ser trilhado em 1947 através da junção de esforços dos irmãos José e Francisco Lobo Vasconcellos e do Conde Caria. Nessa época a mecanização agrária estava a dar os primeiros passos em Portugal, num pós-guerra muito necessitado de bens alimentares.
A Tractores de Portugal acabou por ter um papel marcante na evolução da agricultura nacional, através da importação dos lendários tractores Ferguson. Desde o primeiro tractor – um TE20 – até à actualidade a Tractores de Portugal já colocou à disposição dos agricultores portugueses mais de 40.000 tractores. Em 1958 a Ferguson junta-se à Massey-Harris e cria aquela que é ainda hoje, muito provavelmente, a marca mais forte dentro do sector agrícola – A Massey Ferguson.
Nestes 65 anos houve páginas gloriosas rubricadas pela Tractores de Portugal, uma vez que foi o incontestável líder de mercado durante cerca de 50 anos. Nos últimos anos, a marca e o importador passaram por alguns desafios que não foram fáceis de ultrapassar. Actualmente a quota de mercado da Massey Ferguson é de cerca de 5%, mas a previsão do Grupo Tractores de Portugal é que este valor venha a ser amplamente incrementado nos próximos anos.
Esta celebração decorrida na Quinta do Casal Branco, em Almeirim, começou com uma demonstração das qualidades ímpares do Cavalo Lusitano através dos exemplares que são criados na Quinta da família. Magistralmente orientados pelos seus cavaleiros, exibiram a sua elegância a todos os participantes.
Posteriormente, numa reunião em sala, os responsáveis do Grupo Tractores de Portugal apresentaram um vídeo que resumiu na perfeição os momentos mais marcantes dos 65 anos que agora se celebram. Frederico Lima Mayer (Administrador do Grupo TP) e Carlos Rocha (Director-Geral do Grupo TP) realçaram a importância destes 65 anos e dos que hão-de vir, sempre num trabalho de parceria com a Massey Ferguson, em prol da agricultura portuguesa, e com a inestimável ajuda de todos os funcionários do passado e do presente. Neste sentido, merece destaque o facto de terem estado presentes no evento muitos antigos funcionários da casa o que muito valorizou o evento.
Por fim, também Richard Markwell, Vice-Presidente do grupo AGCO e responsável da Massey Ferguson para a Europa, enalteceu a estreita colaboração entre o Grupo TP e a Massey Ferguson, referindo que o contrato entre a marca e o importador é um dos mais longevos do mundo das máquinas agrícolas! Além de Markwell outros muitos altos representantes da Massey Ferguson estiveram presentes nesta celebração o que mostra bem o valor que a marca internacional atribui à parceria com o Grupo Tractores de Portugal.
A reunião terminou com um excelente almoço, onde todos os presentes puderam conviver e lembrar momentos passados, com a ajuda dos famosos vinhos do Casal Branco!