NOTICÍA

Novas enfardadeiras gigantes da New Holland

10 Set 2012

A New Holland apresentou a geração seguinte de enfardadeiras de grande dimensão "BigBaler" com uma maior capacidade e densidade para um melhor desempenho de produtividade e rentabilidade

•    Até 20% de aumento de capacidade e fardos até 5% mais densos para uma produtividade melhorada
•    Desempenho de recolha com o sistema MaxiSweep™ totalmente novo para uma alimentação melhorada
•    Uma variedade de opções de processamento de culturas para uma gestão de colheita personalizada
•    melhor sistema indicador de alimentação da classe SmartFill™ assegura fardos de densidade uniforme e bem modelados
•    Velocidade do êmbolo aumentada para 48 cursos/minuto para uma maior rapidez de produção
•    Design distintivo que optimiza a facilidade de manutenção e a segurança
•    resguardo de atador melhorado e um impressionante desempenho de limpeza aumentam a produtividade da enfardadeira
•    Monitor táctil a cores IntelliView™ IV para gestão de fardos em ecrã largo
•    Pacote de iluminação e conforto do operador optimizados para um melhor desempenho
•    Transporte eficiente em estrada e excelente manobrabilidade no campo
•    Gestão de dados de fardos PLM
•    Cortador dianteiro TwinCutter™ para um corte fino e uniforme

A New Holland lançou a geração seguinte da gama de enfardadeiras de grande dimensão "BigBaler" que estabeleceu uma nova referência no segmento de enfardamento profissional. Até 20% de aumento de capacidade e fardos até 5% mais densos para um melhoramento significativo da produtividade e rentabilidade. Características avançadas como o sistema de recolha MaxiSweep™ totalmente novo e a monitorização de fluxo de colheita na pré-câmara de compressão foram associadas a conhecidas tecnologias pioneiras na indústria, incluindo sistemas CropID™ avançados e funcionalidades comprovadas sob a forma de tecnologia de Duplo Nó, com vista a proporcionar às operações de feno e forragem profissionais, aos contratantes de palha e aos agricultores de culturas arvenses de grande dimensão um desempenho de enfardamento inigualável.

A gama de quatro modelos produz fardos de 80x70 cm a 120x90 cm. Com um design concebido para uma flexibilidade colheita-a-colheita, a enfardadeira "BigBaler" garante o máximo desempenho tanto em colheitas convencionais, como em colheitas não tradicionais, tais como a da cana de açúcar e caules e folhas de milho, sendo uma solução perfeita para o sector de rebentos para biomassa.

“A gama actual de enfardadeiras "BigBaler" representa o culminar de mais de 25 anos de excelência de enfardamento, sendo a enfardadeira emblemática da nossa extensiva oferta de enfardadeiras” afirmou Bob Hatz da Gestão de Produtos de Produção de Colheitas e Feno&Forragem. “Esta grande enfardadeira é construída no nosso Centro de Excelência de Ceifa em Zedelgem, na Bélgica, e o seu design foi concebido com vista a satisfazer os mais rigorosos requisitos de qualidade, produtividade e fiabilidade da actividade de enfardamento moderna. Foram produzidos mais de 200.000 fardos, o equivalente à produção de dez estações, antes ainda de a primeira enfardadeira "BigBaler" ter saído da linha de produção.” Acrescentou ainda Bob Hatz.



Desempenho de recolha com o sistema MaxiSweep™ totalmente novo para uma alimentação melhorada
O sistema de recolha MaxiSweep™ foi completamente redesenhado, com vista a assegurar um enfardamento seguro de toda a colheita útil. A força dos dentes foi significativamente melhorada nos modelos CropCutter™ com a adopção de dentes espiralados de 6 mm como equipamento padrão, para uma maior durabilidade ao trabalhar em terrenos irregulares e em campos pedregosos.

A adição de um guarda-vento para o rolo assegura um fluxo de colheita suave do cordão para a enfardadeira e evita a agitação do fluxo de colheita, assegurando uma produção uniforme de fardos. A transferência de cordões foi adicionalmente melhorada pelos resguardos laterais do sistema de recolha. A sua forma distinta em "S" recolhe todas as culturas, mesmo em curvas apertadas, alimentando com regularidade a colheita para o recolhedor. A margem do recolhedor dispõe agora de guias de colheita para auxiliar o dente final na recolha de toda a colheita.

O novo rolo auxiliar de alimentação está localizado atrás do guarda-vento do rolo e possui um sistema de dois parafusos sem-fim superiores e um inferior em rotação contrária, que transferem a colheita do recolhedor para o rotor ou alimentador do compactador, consoante o modelo, misturando simultaneamente o fluxo de colheita para assegurar que corresponde à largura exacta do alimentador. O rolo auxiliar de alimentação direcciona então positivamente o fluxo de colheita condensado para o alimentador, com vista a uma alimentação superior e constante.

Uma variedade de opções de processamento de culturas para uma gestão de colheita personalizada
A enfardadeira "BigBaler" oferece três sistemas de processamento de colheita. O compactador padrão dispõe de duas forquilhas de compactação cada uma com seis dentes individuais nos modelos 870 e 890 e três forquilhas de compactação cada uma com nove dentes individuais nos modelos 1270 e 1290. Esta tecnologia tradicional alimenta directamente a colheita para a câmara de pré-compressão, permitindo obter palha e feno longo e não partido, ideais para explorações equinas.

A variante Packer Cutter, disponível nos modelos BigBaler 870 e 890 tem três forquilhas de compactador de seis dentes duplos com seis facas removíveis. Esta opção proporciona a máxima flexibilidade de processamento de colheita, permitindo aos contratantes "talharem" a produção de fardos à medida dos requisitos do cliente individual.

Os fardos mais densos, perfeitos para o sector da biomassa, são produzidos pelos modelos CropCutter™. O rotor em "W" foi especificamente concebido para cada enfardadeira e proporciona um comprimento de corte configurável. Também dispõe de uma gaveta de facas removível para uma manutenção simplificada e oferece configurações de facas personalizáveis. Os modelos de enfardadeira BigBaler 870 e 890 podem ser especificados com nove facas de corte médio, ou 19 facas de corte curto, enquanto os modelos BigBaler 1270 e 1290 são fornecidos com 15 ou 29 facas, respectivamente. Estas facas podem ser individualmente reguladas para ajustar com precisão o comprimento de corte: o corte médio é de aproximadamente 8 cm, que é o comprimento ideal para camas de palha para o gado, enquanto a opção de corte curto corta a colheita com apenas 4 cm de comprimento. Este corte é perfeito para silagem ou palha para aviários, bem como para operações de biomassa.



O melhor sistema indicador de alimentação da classe SmartFill™ assegura fardos de densidade uniforme e bem modelados
A tecnologia testada da câmara de pré-compressão das enfardadeiras BigBaler foi adicionalmente melhorada com a introdução dos indicadores de fluxo de alimentação SmartFill™. Este sistema utiliza uma rede de sensores, posicionados na entrada para a câmara de pré-compressão, que monitorizam o fluxo de colheita para a câmara, a fim de assegurar a formação de fardos esquadriados e de densidade uniforme de um lado ao outro. Esta informação é apresentada no monitor IntelliView™ IV no interior da cabina, de forma ao operador poder verificar rapidamente se a colheita está a ser uniformemente alimentada e, no caso de estar a ocorrer uma acumulação unilateral, ser imediatamente informado para conduzir ou mais para a esquerda ou mais para a direita sobre o cordão através de grandes setas apresentadas no ecrã.

Velocidade do êmbolo aumentada para 48 cursos/minuto para uma maior rapidez de produção
A caixa de velocidades heavy duty totalmente nova veio permitir um aumento de 14% da velocidade do êmbolo e, por conseguinte, um débito útil superior para a câmara da enfardadeira, o que significa que é agora possível operar a uma maior velocidade-solo. Isto proporciona um melhoramento significativo da produtividade nas operações com colheitas sensíveis a humidade, ou para quem executa operações de enfardamento em áreas com condições atmosféricas instáveis. A introdução de um volante de inércia de maior diâmetro e inércia superior, que neutraliza as variações do fluxo de colheita, veio tornar isto possível.

Design distintivo que optimiza a facilidade de manutenção e a segurança
A "BigBaler" beneficia do distintivo estilo da New Holland. Caracterizado por linhas fluidas e elegantes que "cortam" o ar, este design genuinamente New Holland, totalmente em harmonia com todos os produtos de ceifa emblemáticos da marca, oferece vantagens significativas em termos de manutenção e segurança.

A protecção frontal de peça única ultra-larga abre-se com o auxílio de amortecedores pneumáticos, uma estreia na indústria. Isto proporciona um acesso livre a todas as peças móveis, bem como ao lubrificador automático, para uma manutenção diária mais rápida e um tempo de inactividade mínimo. Os resguardos laterais de peça única utilizam uma solução de abertura idêntica e formam uma vedação hermética em redor do compartimento dos dentes, a fim de evitar a infiltração de poeiras, o que melhora quer o desempenho do atador, quer o ambiente de manutenção. A plataforma de manutenção super plana no topo da enfardadeira veio tornar as operações de manutenção ainda mais simples, reduzindo também as possíveis zonas de acumulação de detritos.

A New Holland sabe que a segurança é fundamental e que quando os operadores estão sob a pressão de trazerem a colheita para casa em perfeitas condições, as soluções de compromisso podem ser fatais. Foi desenvolvido um sistema de segurança único, de forma que a protecção frontal apenas possa ser aberta quando a enfardadeira estiver totalmente estacionária: quando a TDF tiver sido desactivada e quando o travão do volante de inércia tiver sido engatado. As portas laterais podem ser abertas em absoluta segurança, dado que apenas cobrem as caixas de dentes e não proporcionam acesso a quaisquer componentes móveis.



O resguardo de atador melhorado e um impressionante desempenho de limpeza aumentam a produtividade de fardos
A New Holland é pioneira na tecnologia de duplo nó há mais de 25 anos, e o compromisso inabalável de contínuo desenvolvimento resultou num desempenho de atamento líder no segmento. Os resguardos de atamento melhorados permitem manter o atador isento de detritos, a fim de evitar atamentos incorrectos dispendiosos. Além disso, o fluxo de ar em redor do atador foi mapeado utilizando avançados programas de dinâmica de fluidos computorizados. Foram identificadas as áreas de fluxo de ar estagnado, tendo sido colocadas com precisão três ventoinhas para soprarem automaticamente quaisquer detritos antes de estes poderem obstruir o sistema.

Para as operações realizadas nas condições mais extremas como, por exemplo, ao enfardar caules e folhas de milho poderá ser especificado um kit de ventilação opcional que é alimentado pelos travões pneumáticos do tractor. Este sistema automático controlado através do monitor IntelliView™ IV direcciona automaticamente um jacto de ar de alta velocidade para melhorar adicionalmente a capacidade de limpeza.

Monitor táctil a cores IntelliView™ IV para gestão de fardos em ecrã largo
Ao enfardar a alta velocidade, os operadores necessitam de um controlo intuitivo e rápido de todos os parâmetros operacionais essenciais. Poderá ser especificada a opção de IntelliView™ III padrão, ou de monitor IntelliView™ IV de ecrã largo. É possível analisar e ajustar em movimento o comprimento, densidade e teor de humidade dos fardos, entre outros factores. Os ventiladores do atador e a lubrificação (massa e óleo) automática também podem ser controladas através do ecrã. A "BigBaler" também é totalmente compatível com ISOBUS para optimização da visibilidade através de, tecnologia de ecrã individual, oferecendo uma integração perfeita nos tractores equipados com o apoio de braço SideWinder™.

Pacote de iluminação e conforto do operador optimizados para um melhor desempenho
O pacote de iluminação redesenhado optimiza a difusão de luz em redor da enfardadeira, tornando a noite em dia, de forma a proporcionar condições ideais nos trabalhos realizados pela noite dentro. Além disso, duas luzes LED dedicadas foram posicionadas no recolhedor para iluminar a área, de forma a auxiliar o operador ao trabalhar em condições de pouca ou nenhuma luminosidade natural.

O pacote conforto foi redesenhado tendo em mente operações de enfardamento profissional. O corrimão do lado direito na plataforma de manutenção plana melhora a segurança e uma caixa de ferramentas de grande dimensão e um depósito de água para lavar as mãos acrescentam um toque de luxo ao enfardamento.

Transporte eficiente em estrada e excelente manobrabilidade no campo
A "BigBaler" foi concebida a pensar no transporte, e pode ser configurada em conformidade com a restrição de largura de transporte de 2,55 metros com uma configuração de pneus específica. O eixo tandem topo de gama com grandes rodas reduz significativamente a pressão sobre o solo, de forma a contribuir para um rápido recrescimento das culturas, sendo perfeito para operações de feno e silagem que realizam cortes múltiplos ao longo da estação. Além disso, todas as combinações de pneus cumprem perfeitamente a restrição de três metros para um transporte estável a alta velocidade entre campos.
A excelente manobrabilidade da "BigBaler" foi mantida graças ao design esculpido do seu chassis.



Gestão de dados de fardos PLM
A "BigBaler" oferece soluções PLM avançadas, sendo possível registar, por exemplo, o peso dos fardos, que pode ser controlado e analisado utilizando a premiada tecnologia electrónica de pesagem de fardos ActiveWeigh™ da New Holland enquanto em movimento, o teor de humidade, a data e a hora, bem como a localização GPS dos fardos. Todos os dados para cada fardo individual podem ser descarregados utilizando um dispositivo de memória USB, para criar dados de mapeamento de campos e de rendimento precisos, de forma a permitir ajustes para aumentar a produtividade e a rentabilidade em estações futuras. O sistema Crop ID™ pode transferir todos os dados anteriormente referidos para uma etiqueta de radiofrequência que pode ser consultada numa data posterior para efeitos de identificação de fardos. Isto será disponibilizado em 2013

Cortador dianteiro TwinCutter™ para um corte fino e uniforme
A gama "BigBaler" é totalmente compatível com o cortador dianteiro TwinCutter™. O rotor de 88 facas com funcionalidade serrilhada e reversível assegura um corte uniforme e super fino, independentemente das condições existentes. Este corte fino produz fardos mais densos, com perfis de combustão significativamente melhorados, perfeitos para estações de energia alimentadas a palha. Este corte super fino também proporciona uma excelente fonte de fibra crua, uma adição preciosa para as rações de gado.

Evolução da numeração das enfardadeiras
A New Holland aplicou a sua estratégia de numeração evoluída à gama "BigBaler" para tornar o seu rendimento imediatamente óbvio para os clientes. O nome "BigBaler" é a progressão natural da actual designação "BB", tornando imediatamente óbvia a sua dimensão. O primeiro ou os dois primeiros números, nomeadamente "8" ou "12" representam a largura dos fardos em centímetros, equivalendo o "8" a 80 cm e o "12" a 120 cm.  Os dois últimos dígitos referem-se à altura dos fardos em centímetros, que pode ser "70" ou "90".