NOTICÍA

A New Holland lança o T3F: um tractor de especialidade compacto e inovador

27 Nov 2012

•    Potente motor S8000: desempenho e produtividade fantásticos
•    Oferta de transmissão por medida: a velocidade que melhor se adequa às suas necessidades
•    Desempenho hidráulico impressionante: 84 litros/minuto de fluxo e capacidade de elevação de até 2277 kg
•    Conforto superior do operador: excelência ergonómica numa construção de uso intensivo
•    TDF com assistência hidráulica: engate fácil
•    Dimensões compactas para uma operação ágil: Raio de viragem de 3,4 metros, 1350 mm de largura e apenas 2200 kg de peso.

A New Holland está empenhada em consolidar a sua liderança global no sector das aplicações especiais com o lançamento do T3F, o primeiríssimo tractor compacto especializado, que dá continuidade ao desenvolvimento deste importante segmento para a gama de menor cilindrada. A série de quatro modelos, produzindo entre 50 – 72 CV, oferece um fantástico conforto do operador e completa a extensiva oferta especializada da New Holland, incluindo a multi-premiada T4000F/N/V, recentemente actualizada com o lançamento do modelo T4060F/N/V de 106 CV, o tractor de rastos TK4000, o TD4000F e as gamas de máquinas de vindimar Braud.

“Este conceito inovador foi concebido para revolucionar a forma como se operam as pequenas e médias explorações frutícolas e vinícolas.”, afirmou Luca Mainardi, responsável pela gestão de produtos Tractor e PLM. “Os produtores já não terão de abdicar da dimensão em favor da potência: o novo T3F satisfará todas as exigências de potência em aplicações intensivas. A impressionante oferta hidráulica é perfeita para as tarefas especiais e a construção compacta protegerá as culturas valiosas contra potenciais danos causados pela fricção e varredura.” Este tractor também será popular entre agricultores profissionais e part-time, especialmente em operações de jardinagem comercial graças ao ROPS dobrável. As câmaras municipais também estarão interessadas devido à sua excepcional capacidade de manobra e à economia operativa global.

Potente motor S8000: desempenho e produtividade fantásticos
Toda a gama T3F está equipada com três cilindros potentes, 2,9 litros, motores com turbocompressor e interrefrigerados S8000, que desenvolvem entre os 50 e 72 CV permitindo aos agricultores personalizar o seu T3F de acordo com a sua actividade individual. Operação fiável e eficiente em termos de combustível aliada a um excelente desempenho em campo: binário máximo de até 295 Nm disponível juntamente com um impressionante suporte de binário de 34%. Não importa quão íngreme for a encosta ou a exigência do terreno, o T3F não se detém. Além disso, todos os motores são totalmente compatíveis com B100, 100% biodiesel.

Oferta de transmissão por medida: a velocidade que melhor se adequa às suas necessidades
A New Holland sabe que negócios especializados comportam uma gama inteira de aplicações que vão desde a fertilização a alta velocidade até à plantação manual, e foi desenhada uma gama de opções de transmissão para responder a essas necessidades. A transmissão padrão Synchro Shuttle™ 12x12 de 30 kph oferece uma excepcional eficiência operativa e, no caso de explorações onde se utilize transporte extensivo de alta velocidade, disponibilizamos a opção 40 kph, que assegura que as culturas valiosas são entregues à quinta nas melhores condições. Poderá ser especificada uma variante Creeper Synchro Shuttle 20x20 com velocidades tão baixas como 110 metros/hora, perfeito para o plantio manual.

O último grito em ergonomia da transmissão graças à alavanca de transmissão mecânica montada na coluna, que permite aos operadores manterem-se focados nas tarefas. A gama das alavancas montadas na coluna melhora a segurança e o conforto operacionais. A alavanca das mudanças, situada na consola do lado direito para precisão adicional, ajusta-se naturalmente à mão para mudanças de velocidade facilitadas. O bloqueio do diferencial e a tracção às quatro rodas são ambos engatados por via electro-hidráulica mediante o pressionar de um botão tendo em vista a precisão, para um desempenho líder no sector, mesmo ao trabalhar em terreno muito escorregadio.

Desempenho hidráulico impressionante: 84 litros/minuto de fluxo e capacidade de elevação de até 2277 kg
O T3F possui duas bombas hidráulicas de deslocamento fixo que produzem um total de 84 litros/minuto de fluxo. Uma bomba de 52 litros/minuto é dedicada às três válvulas remotas e aos travões do reboque para oferecer um excelente desempenho de travagem, mesmo transportando reboques totalmente carregados, e uma bomba de serviço de 32 litros/minuto que garante a resposta e a leveza da condução, mesmo em travagens extremas ou em aplicações hidraulicamente exigentes.

O reconhecido sistema da New Holland, Lift-O-Matic™, é a norma em toda a gama, o que permite aos operadores elevar a uma altura predefinida e devolver à posição original os acessórios instalados na traseira, mediante um interruptor basculante ergonómico. Além disso, a taxa de queda do acessório é independente do seu peso, garantindo que mesmo à capacidade de elevação total de 2277 kg, o acessório será devolvido suavemente ao seu trabalho. Esta tecnologia de “queda suave” protegerá o T3F e o acessório, aumentando a fiabilidade e a longevidade. A articulação traseira apresenta cilindros externos que permitem que o assento do operador se situe mais perto do solo, optimizando o centro de gravidade do T3F, melhorando a segurança operativa ao trabalhar nas encostas mais íngremes.

As três válvulas remotas estão posicionadas ergonomicamente na consola do lado direito, perto dos controlos do Lift-O-Matic e de articulação traseira, que se ajustam perfeitamente à mão para uma operação intuitiva e para acabar com o anterior virar e revirar do operador em busca dos controlos espalhados pela plataforma.

Conforto superior do operador: excelência ergonómica numa construção de uso intensivo
O T3F foi desenhado para oferecer a combinação perfeita entre o conforto do operador e uma concepção de uso intensivo e exigente. Toda a plataforma foi construída a partir de materiais premium para oferecer um acabamento resistente às condições climatéricas, o que garante uma experiência de operação agradável. A plataforma é suspensa sobre suportes isolantes que amortecem os choques mais duros ao operador. Combinado com os 60 mm de suspensão do assento em andamento, está assegurada uma viagem suave.

Operadores de todas as formas e alturas poderão desfrutar do T3F graças ao seu assento totalmente ajustável, com 60 mm de curso dianteiro/traseiro, 10° de ajuste do apoio para as costas e uma coluna de direcção telescópica. O painel de instrumentos de fácil visibilidade oferece consulta rápida dos parâmetros chave da operação e todos os controlos ajustar-se-ão naturalmente à sua mão e foram agrupados para garantir o conforto operativo, mesmo no final de longos dias de trabalho.

O T3F é caracterizado pelo estilo apelativo característico da New Holland comum a toda a gama de tractores, culminando nos emblemáticos faróis olho-de-gato que iluminam eficazmente o mais escuro dos pátios e os recantos de qualquer abrigo.

TDF com assistência hidráulica: engate fácil
O T3F está equipado com actuação hidraulicamente assistida da TDF, que permite um engate da TDF quase sem esforço. Adicionalmente, quando o tractor está desligado, a TDF desengata automaticamente para uma maior segurança operativa. Duas velocidades da TDF disponíveis: 540 e 540E, a última atingida a apenas 1592 rpm para uma operação ainda mais silenciosa.

Dimensões compactas para uma operação ágil: Raio de viragem de 3,4 metros, 1350 mm de largura e apenas 2200 kg de peso
Ao trabalhar em vinhas e pomares, os frutos valiosos podem ser facilmente danificados à medida que o tractor passa por eles. O T3F é ultra estreito, com apenas 1350 de largura, menos 60 mm que o T4000F, o que permite aos operadores passar pelas linhas mais estreitas sem danificar as preciosas culturas. A base do volante curta de 1860 mm, quando combinada com o ângulo de viragem de 45°, oferece um impressionante raio de viragem de 3,4 metros para assegurar que o T3F é capaz de contornar rapidamente até as mais estreitas extremidades das linhas, reduzindo o tempo de viragem.

O T3F tornar-se-á também a escolha predefinida das câmaras municipais e operações de jardinagem comercial, já que o ROPS dobrável para a frente oferece acesso fácil aos tradicionais edifícios com portas baixas.

O produto será disponibilizado no segundo semestre de 2013.