NOTICÍA

Fendt 500 Vario chega a Portugal em grande estilo

25 Jan 2013

Decorreu hoje, 25 de Janeiro, em Benavente a apresentação aos concessionários e agricultores portugueses da nova série de tractores da Fendt, o 500 Vario. Prevê-se que esta série venha a “mexer” com o campo nacional já que se trata de um tractor de 4 cilindros mas que no seu topo de gama alcança os 165 cv. Esta potência em tractores de 4 cilindros só é possível graças à extrema evolução dos motores Deutz que equipam estas máquinas Fendt.
Após uma apresentação em sala levada a cabo por João Lopes (gerente da Forte – importador da Fendt) e por Georg Fuchs (engenheiro de vendas – responsável pela promoção no novo Fendt 500 Vario no Oeste Europeu), todos os presentes puderam comprovar a qualidade destes equipamentos numa apresentação in loco.

Combinação das tecnologias mais modernas
A nova série 500 Vario, com os modelos 512 Vario, 513 Vario, 514 Vario e 516 Vario, cobre o intervalo compreendido entre 125 e 165 CV. Os novos tractores 500 Vario obtêm a sua força de um motor Deutz de 4 cilindros e 4 válvulas por cilindro, com 4,04 litros de cilindrada e injecção Common-Rail, assim como uma potência máxima de 165 CV no modelo topo de gama 516 Vario. Além disso, a série 500 Vario também incorpora a tecnologia SCR de poupança de combustível, o que tem por objectivo cumprir a fase 3b da normativa sobre emissões (Tier IV interim). Os ensaios independentes Powermix dos 800 e 900 Vario demostraram de forma clara que esta tecnologia, conhecida das séries de tractores 700, 800 e 900 Vario, alcança uma poupança de combustível muito significativo. Assim, com um consumo de 240 g/kWh, o 936 Vario alcançou um valor nunca antes conseguido nos ensaios Powermix da DLG. Como o pós-tratamento dos gases de escape com a solução de ureia AdBlue ocorre depois do processo de combustão e não se produz uma recirculação externa de tais gases, o motor pode ajustar-se de forma óptima e, desta forma, além de conseguir uma poupança no consumo de combustível, também se alcança um comportamento durante a condução mais eficiente e satisfatório. Os motores do novo 500 Vario combinam assim um consumo de combustível extremamente baixo com uma enorme capacidade de rendimento. Deste modo, agora o 500 Vario representa igualmente a tecnologia eficaz da Fendt.
A condução eficiente é conseguida graças ao grau de eficácia da galardoada transmissão Vario ML 90. O ajustamento contínuo da velocidade oferece enormes potenciais de poupança de tempo e dinheiro. Com o sistema de gestão do tractor TMS, o tractor funciona sempre com a máxima rentabilidade. O condutor apenas tem que especificar a velocidade desejada e, uma vez activado, o sistema TMS assume o controlo do motor e da transmissão com uma eficácia totalmente automática. Outra novidade do 500 Vario é a regulação automática da carga limite.

A nova cabina VisioPlus: visibilidade ilimitada
A nova cabina VisioPlus da Fendt, conhecida da série de tractores 700 Vario, oferece o máximo conforto e uma excelente visibilidade. O pára-brisas curvado na direcção do tecto permite plena visibilidade, por exemplo, do carregador frontal quando está elevado. A cabina é muito ampla graças ao maior espaço disponível e a uma superfície envidraçada de quase seis metros quadrados. Ao desenvolver o 500 Vario atribuiu-se um valor especial ao design ergonómico do posto do condutor. Todas as funções foram dispostas de forma óptima no apoia-braços direito, que se move ao mesmo tempo que o assento do condutor, e no novo terminal Vario.
Tudo isto, em combinação com o conceito de uso inteligente e um acabamento de grande qualidade, proporciona um conforto que aumenta de forma significativa a capacidade de rendimento. O interior impressiona pelos seus acabamentos de grande qualidade. Como costuma ser habitual na Fendt, os elementos de comando apresentam uma disposição lógica e elaborada que permite controlar comodamente o Vario.

Equipamento cómodo
Com o novo terminal Vario são incorporados neste segmento de potência elementos como o Variotronic, o sistema de condução VarioGuide, a função de câmara e o sistema de documentação VarioDoc, assim como o controlo de alfaias ISOBUS. Graças ao sistema de condução automático VarioGuide é possível trabalhar com o tractor dia e noite sem se cansar durante longos períodos de tempo e concentrar-se plenamente na alfaia. Inclusivamente quando a visibilidade é má é possível conduzir de forma exacta. O trabalho preciso nas pastagens e em agricultura aumenta o rendimento por superfície. O 500 Vario oferece as funções automáticas ideais para a utilização e o trabalho trajecto a trajecto. O potente sistema hidráulico permite um amplo espectro de aplicação para as alfaias neste segmento de potência. O apoia-braços direito constitui a unidade de comando central. Assim, simplificou-se o manejo do 500 Vario inclusivamente ao manobrar, pois o condutor pode colocar o braço comodamente no apoia-braços direito e controlar o tractor e a alfaia através do joystick multifunções e o terminal Vario.
Com o VarioGuide pode obter-se uma redução média das sobreposições de seis por cento e uma poupança de combustível e inputs tais como sementes e fertilizantes. Além disso, com o sistema de documentação VarioDoc podem recopilar-se todos os dados relevantes com o menor esforço e no espaço mais breve possível e documentar-se e analisar-se no registo de campo.

Técnica inteligente à frente e atrás
O 500 Vario da Fendt oferece mais ligações que nenhum outro tractor no seu segmento de potência: até cinco válvulas electro-hidráulicas de duplo efeito na parte traseira e mais duas na parte dianteira, Power Beyond, ligação ISOBUS e muito mais. O 500 Vario dispõe de um total de 22 ligações situadas convenientemente nas partes dianteira e traseira. Isto garante uma utilização totalmente versátil e uma ligação sem problemas das alfaias.
O compacto 500 Vario também é rápido, flexível e manejável durante o transporte. Uma velocidade de 50 km/h a um regime reduzido do motor permite uma condução rápida em estrada e, o que é mais importante, económica. A suspensão do eixo dianteiro regulada por nível, o sistema de direcção Reaction da Fendt, o amortecimento de oscilações, a suspensão da cabina, a suspensão do assento e o bloqueio automático do eixo de direcção proporcionam o máximo nível de conforto durante a condução e de segurança em estrada e uma óptima ergonomia.
Graças à sua grande capacidade de rendimento, em combinação com o conceito de veículo compacto e manejável, o 500 Vario da Fendt permite uma ampla gama de aplicações na agricultura, além de operações especiais e aplicações municipais y florestais, oferecendo um equipamento óptimo.
O novo 500 Vario é ideal para trabalhos de carga na parte dianteira com o Fendt Cargo. O ângulo visual ascendente foi triplicado graças ao novo pára-brisas e o condutor tem agora uma visão completa do carregador frontal quando está elevado. O pára-brisas do 500 Vario pode ser totalmente aberto em qualquer momento durante as operações do carregador frontal. O Fendt Cargo pode ser controlado facilmente através da alavanca monocomando em cruz de série.

Vários pacotes de equipamento
O 500 Vario da Fendt está disponível nas linhas de equipamento 500 Vario ProfiPlus, 500 Vario Profi e 500 Vario Power. O 500 Vario Power é um veículo modificado relativamente a equipamento técnico e não pode ser re-equipado com uma linha superior.

Forte Fendt