NOTICÍA

Novo empilhador retrátil da Linde

02 Mai 2013

Elevação, segura, rápida, eficiente e confortável até aos níveis de estante mais elevados
A Linde Material Handling lança no mercado a nova geração de empilhadores retrácteis Linde R 14 a R 20, para o intervalo de capacidades de carga de 1.400 a 2.000 kg. Com um design compacto e ágil, estes veículos tornarão ainda mais produtivo o fluxo de materiais nos armazéns, uma vez que contam com uma grande quantidade de novas soluções técnicas que aumentam o seu conforto, potência, segurança e facilidade de manutenção. Acresce, um maior número de variantes disponíveis de mastros, chassis, baterias e equipamentos opcionais que permitem realizar soluções personalizadas com base nos produtos de série.

Grande altura de elevação com estabilidade e segurança
Os empilhadores retrácteis são considerados a “primeira liga” das máquinas de interior. O seu campo de utilização principal é a reposição de mercadorias nos níveis baixos das estantes para a preparação de pedidos, assim como o armazenamento a grande altura. Esta característica deve-se a um novo conceito de mastro com perfis reforçados, que proporcionam uma maior rigidez ao mastro, reduzem a flexão do mesmo e garantem uma capacidade residual aumentada até 20 por cento. Para além disso, a desenvolvida disposição dos perfis de mastro, guias de correntes e cilindros de inclinação optimiza a visibilidade através do mastro.

Conforto ao mais alto nível
Os custos com pessoal constituem o maior bloco de despesas na utilização de empilhadores. Ao mesmo tempo, o operador tem uma influência considerável sobre a produtividade da sua equipa de trabalho. Por isso, no desenvolvimento dos novos empilhadores retrácteis, a Linde prestou grande atenção à ergonomia. O resultado reduz a fadiga do condutor, protegendo a sua saúde.

A consola de comando oferece várias possibilidades de ajustamento, para que o operador possa adaptar a unidade, formada pelo volante, monitor, alavancas (joystick) e apoia-braços, individualmente à sua estatura e dimensões corporais. As vibrações provocadas por irregularidades do piso e por pavimentos em mau estado não alcançam o condutor, graças aos assentos com suspensão pneumática e ao sistema de chassis suspenso. O posicionamento do condutor é efectuado automaticamente em função do seu peso, para obter uma óptima colocação do corpo. Esta característica converte o conforto do assento numa completa novidade no sector. Adicionalmente, os inovadores elementos amortecedores protegem o condutor contra os golpes e impactos, uma vez que desacoplam o posto de trabalho do resto do chassis. A tomada de corrente, opcionalmente integrável permite carregar o telemóvel durante a jornada de trabalho, os compartimentos porta-objectos de diferentes tamanhos oferecem muito espaço para guardar e ter sempre à mão utensílios de trabalho ou documentação. 
Quanto melhor o operador possa ver os garfos e a carga, mais fáceis se tornarão as tarefas de armazenamento e recuperação até grandes alturas de elevação. Para os novos empilhadores retrácteis da Linde pode adquirir-se opcionalmente um tecto panorâmico de vidro blindado (em alternativa ao tejadilho metálico), que permite uma visibilidade superior mais desimpedida protegendo ao mesmo tempo contra a queda de objectos. A este factor há que adicionar outras características de segurança, em parte opcionais, como por exemplo, a barra protectora lateral, que se monta à altura do ombro; o sistema Linde Blue Spot com tecnologia LED, que avisa os peões e outros operadores da presença do veículo em zonas de cruzamento com visibilidade reduzida, ou o travão de série em todas as rodas  e travão de estacionamento em declives, que permite parar e arrancar o empilhador em situações extremas, como declives, com toda a segurança e sem retrocesso.

Equipamento completo de série
Muitas das novas funcionalidades e características do empilhador retráctil formam parte do equipamento de série. Como exemplos, podem mencionar-se o assento ajustável em altura com suspensão pneumática e adaptação automática ao peso do operador para uma óptima colocação do corpo; o amortecimento ajustável para a retracção do mastro para a frente e para trás e redução automática de elevação ao final do curso; o mastro fixo com inclinação do painel porta-garfos com deslocador lateral integrado, assim como a indicação da altura de elevação programável logo que se supera a elevação livre.

Máxima produtividade na sua classe
Em termos de produtividade, os novos empilhadores retrácteis da Linde vão um passo à frente. Isto é demonstrado pelos resultados dos testes de rendimento realizados pelo organismo alemão de inspecção técnica TÜV Nord. E não é de estranhar, pois as velocidades de elevação com carga ascendem até aos 0,55 metros por segundo (m/s), o que supõe um aumento de 41 por cento em comparação com a série anterior (a velocidade de elevação sem carga ascende até aos 0,70 m/s, o que representa um aumento de 27 %). A velocidade de descida sem carga também melhorou, é de 0,55 m/s e supõe um aumento de 22% em comparação com a série anterior. Com o objectivo de adaptar o consumo de energia da forma mais exacta possível ao trabalho requerido, pode escolher-se entre três modos dinâmicos: «Performance» para um máximo rendimento, «Efficiency» para uma óptima combinação entre produtividade e eficiência energética «Economy» para aplicações mais leves e económicas.

Grande diversidade de variantes, agilidade e facilidade de manutenção
Cada armazém tem diferentes requisitos a cumprir e exige uma configuração de veículo adaptada. Esta nova geração de empilhadores retrácteis põe à disposição do cliente mais de dezassete veículos básicos, além de diferentes comprimentos e larguras de chassis, empilhadores em versão standard, frigorífica ou tipo drive-in, assim como diferentes capacidades de bateria e centenas de variantes de mastros.

Os contornos dos empilhadores retrácteis foram concebidos pensando no condutor e na sua posição de assento girado a 90 º. Graças à combinação entre o comando por duplo pedal e a direcção de 180°, os empilhadores retrácteis da Linde permitem uma manipulação rápida e precisa. O raio de viragem é reduzido ao mínimo, uma vez que a roda motriz se encontra sempre a exactamente 90° relativamente ao sentido de marcha.

Na utilização de empilhadores, a máxima fiabilidade é prioritária, e os períodos de inoperacionalidade devem ser reduzidos na medida do possível. Por isso, a Linde melhorou ainda mais a facilidade de manutenção nos empilhadores retrácteis actuais. O assento de condução levanta-se e gira com poucas manobras. Os motores e controladores encapsulados e hermeticamente fechados formam parte do equipamento standard. No mesmo sentido, disponibilizam-se rolos no mastro lubrificáveis, que podem acoplar-se posteriormente sem qualquer problema, para outras aplicações, como as frigoríficas.