NOTICÍA

A New Holland lança a nova gama de ceifeiras-debulhadoras TC5000

08 Ago 2013

Ceifeiras-debulhadoras TC5000 com cinco sacudidores, melhorando o conforto e a capacidade

Cabina Conforto Harvest Suite™: operação ergonómica e intuitiva, que a torna na cabina mais confortável do segmento 
Monitor InfoView™: análise imediata da colheita
Sistema premiado Opti-Fan™: neutraliza os efeitos das inclinações sobre o sistema de limpeza
Tecnologia SmartSieve™: aumento de até 30% da capacidade de limpeza em planos inclinados
Design distintivo das ceifeiras New Holland
Sistema Dual-Chop™: corte extra fino de resíduo 
Barras de corte Varifeed™ Heavy Duty e depósito de grão de até 6400 litros: capacidade e autonomia melhoradas
Detecção precisa de humidade melhora a qualidade do grão 

A New Holland actualizou totalmente a gama de ceifeiras-debulhadoras convencionais TC5000 com 5 sacudidores, que oferece agora o máximo conforto e uma grande variedade de funcionalidades avançadas de colheita. Na qualidade de líderes de mercado no seu segmento, as TC5060, TC5070 e TC5080 desenvolvem entre 175 e 258 cavalos-vapor para a ceifa. A gama está concebida para proporcionar aos agricultores de culturas arvenses de média dimensão e aos criadores de gado em grande escala, cooperativas e alugadores de todo o mundo a máxima satisfação de ceifa e um conforto operacional e produtividade inigualáveis.

"A nova gama TC5000 representa o culminar de muitos anos de contínuo desenvolvimento, desde 1992. A 50.000ª ceifeira-debulhadora TC será produzida em 2013, testemunhando assim o seu contínuo sucesso." Afirmou Hedley Cooper, responsável pela Harvester Product Management. "Redesenhámos por completo esta gama, incorporando inúmeras funcionalidades de excelência, entre elas a nova cabina Conforto Harvest Suite™, que irá definir o padrão neste segmento, a já por várias vezes premiada tecnologia Opti-Fan™, bem como as barras de corte Varifeed™ Heavy Duty que proporcionam um significativo aumento da produtividade." As TC5070 e TC5080 também estão equipadas com motores que utilizam a tecnologia SCR ECOBlue™ para conformidade com a norma Tier 4A, permitindo uma redução de até 10% do consumo de combustível. 

Cabina Conforto Harvest Suite™: operação ergonómica e intuitiva, que a torna na cabina mais confortável do segmento 
A cabina Conforto Harvest Suite™ oferece um design orientado para o agricultor e é o resultado de anos de contínua consulta dos clientes, com o intuito de proporcionar o máximo conforto para melhorar a produtividade. Tanto a cabina suspensa como o assento de suspensão pneumática funcionam de forma a reduzir as vibrações que atingem o operador, para proporcionarem uma condução extremamente suave. A cabina em si é 27% maior, com mais 23% de área envidraçada, para proporcionar uma melhor visibilidade. Além disso, com um excepcional nível de ruído de 74 dBA, esta cabina proporciona também uma operação extremamente silenciosa.
O novo design da consola do lado direito permite integrar todos os principais controlos, de forma a permitir uma calibração intuitiva dos principais parâmetros de ceifa, incluindo as regulações das cirandas. O ergonómico CommandGrip, já conhecido dos utilizadores das gamas de tractores T6, T7, T8 e T9, gere todos os parâmetros da barra de corte e da descarga. A consola ajustável também poderá ser posicionada com precisão, para um excelente conforto personalizável. 
Seis luzes montadas no tejadilho e duas na barra de corte iluminam o campo em frente, de forma a assegurar a eficácia de colheita durante o período nocturno. Um rádio Bluetooth MP3, uma caixa térmica amovível e um assento de instrutor de tamanho normal acrescentam um toque de luxo à ceifa.

Monitor InfoView™: análise imediata da colheita
O monitor InfoView™ II de fácil leitura, localizado no pilar A, foi posicionado no arco de visão natural, de forma a permitir uma consulta dos parâmetros essenciais, olhando em simultâneo para o campo em frente. Além disso, o seu design "slim-line" permite manter uma excelente visibilidade. O monitor está dividido em cinco secções, cada uma apresentando informações específicas, incluindo regulações de debulha e o estado da colheita, bem como o nível de enchimento do depósito e indicadores de combustível. O teclado intuitivo assegura uma navegação directa e simples. 

Sistema premiado Opti-Fan™: neutraliza o efeito das inclinações sobre o sistema de limpeza
O sistema Opti-Fan™ opcional, também equipado nas gamas CX e CR da marca, compensa o impacto das inclinações ascendentes e descendentes no desempenho de colheita. O operador define a velocidade da ventoinha em terreno nivelado e o sistema ajusta-a automaticamente quando a ceifeira-debulhadora percorre uma subida ou descida no terreno. Ao subir encostas, a velocidade é reduzida para assegurar que o material não se desloca demasiado rapidamente sobre as cirandas, provocando perdas, e ao descer uma encosta a velocidade aumenta para evitar grandes acumulações de material nas cirandas. Este eficiente sistema proporciona uma melhor amostra de grão e redução das perdas, mantendo a capacidade ao longo do trajecto no campo.

Tecnologia SmartSieve™: aumento de até 30% da capacidade de limpeza em planos inclinados
A tecnologia SmartSieve™ opcional é ideal para operações em terreno com ondulação. Este sistema altera automaticamente o ângulo de lançamento do grão na ciranda e pode compensar até 25% de inclinação lateral, evitando a acumulação de grão e palha. Isto aumenta a capacidade de limpeza em até 30% durante o trabalho em condições de carga pesada.

Design distintivo das ceifeiras New Holland
Os novos modelos TC5000 apresentam um design distintivo, que relembra as linhas fluidas e as curvas características das ceifeiras-debulhadoras CR e CX, valorizando adicionalmente a presença da TC5000 em campo. 

Barras de corte Varifeed™ Heavy Duty e depósitos de grão de até 6400 litros: capacidade e autonomia melhoradas
As operações mais exigentes optarão pelas barras de corte Varifeed™ Heavy Duty de 4,87 – 6,03 metros, com um ajuste de facas de 575 mm que proporciona uma excelente flexibilidade colheita-a-colheita, em todas as condições de trabalho. A tecnologia AutoFloat™ II opcional ajusta automaticamente a altura da barra de corte de forma a seguir os contornos do terreno, evitando uma terraplanagem nas subidas, e mantendo uma altura de restolho uniforme nas descidas.
O tamanho do depósito de grão foi aumentado para 6400 litros nos modelos TC5070 e TC5080. Isto significa que as ceifeiras-debulhadoras podem trabalhar durante mais tempo sem terem de ser descarregadas, facilitando a logística de colheita de grão. Além disso, uma velocidade de descarga de 72 litros/segundo permite assegurar que o maior dos depósitos de grão possa ser esvaziado em menos de 90 segundos.

Sistema Dual-Chop™: corte super fino 
O sistema de gestão de resíduos Dual-Chop™ inclui um ancinho específico, através do qual passam lâminas super afiadas com vista a manter um corte super fino de todo o material. A palha finamente cortada é então espalhada uniformemente ao longo de toda a largura da barra de corte, tornando-a perfeita para operações de plantio directo. 

Detecção precisa de humidade melhora a qualidade do grão 
O sistema avançado de detecção de humidade opcional transmite ao monitor na cabina as leituras de humidade em tempo real, a fim de permitir uma afinação perfeita dos parâmetros de colheita em função das diferentes condições das culturas. Adicionalmente, a nova gama TC5000 está equipada com a cablagem necessária para instalar um sistema Telematics Essential, um recurso essencial para os clientes mais exigentes.