NOTICÍA

Grande família Stihl focada num futuro em conjunto!

08 Out 2013

Decorreram a 24 e 26 de Setembro os Encontros STIHL 2013. Estes eventos revestem-se de enorme importância pois neles assentam as bases de comunicação entre a Stihl e os seus distribuidores. Assim, participam todos os anos nestes encontros um grande número de distribuidores, reconhecedores dessa importância. Tal como é habitual, a reunião Norte decorreu no Hotel Príncipe Perfeito em Viseu e a reunião Sul foi celebrada no Évorahotel em Évora. Os Encontros STIHL consistem em duas vertentes fundamentais – uma reunião em auditório seguida de demonstrações dos novos equipamentos em espaços verdes nos recintos de ambos os hotéis – pela manhã os responsáveis da Andreas Stihl, S.A. fizeram uma análise do mercado e projetaram o futuro em conjunto, estabelecendo metas de implementação de ferramentas, como o Shop System (pontos de venda modernos e apelativos), a modernização de oficinas e soluções de marketing, quer na internet quer nos meios de divulgação tradicionais. Finalmente foram apresentados os novos produtos Stihl e Viking que, como é normal, são em grande quantidade e perfeitamente enquadrados nas necessidades atuais dos clientes nacionais.

Climatologia acompanha 2013 para o tornar num excelente ano
O Gerente da Andreas Stihl, S.A., Juvenal Martins, apresentou os valores parciais para o volume de negócios deste ano, em Portugal. E a verdade é que os resultados são verdadeiramente encorajadores. A boa climatologia (com as estações bem marcadas, entre inverno chuvoso e ventoso e um verão quente e seco) fez com que a venda de máquinas decorre-se a excelente ritmo. Assim, até Agosto as vendas alcançaram os 10 milhões de euros. O que permite antever que 2013 será o 2º melhor ano de sempre e caso a campanha de varejadores decorra bem é até possível alcançar o primeiro lugar, o que é deveras impressionante. Tudo isto num período de intervenção externa, com a troika a estabelecer linhas de atuação muito restritivas em todas as atividades e numa altura em que a maior parte da concorrência está em regressão, o que faz com que as quotas de mercado das marcas STIHL e VIKING continuem a crescer fortemente! Abordando o futuro do negócio, Juvenal Martins realçou a necessidade de uma constante modernização dos pontos de venda e do incremento da formação dos distribuidores como resposta às fortes exigências que estão em vigor e que irão continuar como resultado das constantes alterações de regulamentação de emissões e vibrações neste tipo de máquinas. Por tudo isto, e também devido à forte presença dos grandes centros de bricolagem, é necessário uma continuada aposta na diferenciação dos distribuidores Stihl através de um serviço de alta qualidade, acompanhado de um aconselhamento ideal junto dos profissionais da floresta e de espaços verdes.

Os grandes objetivos para a Rede de Distribuição em 2013 são:
- 100% de distribuidores com contrato
- 50 novas lojas com ShopSystem
- 46 oficinas renovadas
- Incremento do número de distribuidores exclusivos

O marketing com elo central do negócio
O Diretor de Marketing, José Bouça, apresentou as diversas soluções de marketing que a empresa põe à disposição dos seus distribuidores (Folhetos de Campanha – com uma enorme difusão nacional – Outdoors em toda a geografia nacional, Imprensa Nacional, Local e Especializada, Rádio e Televisão), assim como a atualização do estudo de notoriedade de marca elaborado pela Marktest que coloca a STIHL na 1ª posição como marca de motosserras mais conhecida dos consumidores portugueses. José Bouça relembrou que a Stihl coloca ao serviço dos seus distribuidores um grande leque de ferramentas de marketing quer sejam publicidade, melhoria dos pontos de venda e de assistência, participação em feiras, identificação dos pontos de venda e de viaturas, páginas Web, distribuição de folhetos de campanhas, etc. e que tais ferramentas devem ser amplamente aproveitadas, mais ainda numa época de fortes desafios como o que agora enfrentamos. Para José Bouça este é um período que irá fazer a diferença entre os distribuidores com visão de futuro e aqueles que irão ficar para trás.   

O portal de Marketing ao serviço do distribuidor
Duarte Ribeiro, responsável por novas tecnologias, apresentou o novo portal de marketing onde os distribuidores têm à sua disposição todas as ferramentas de marketing passível de ser personalizada com a maior das facilidades. Outras novidades como o serviço de marketing via SMS foram também desde já apresentadas e serão implementadas a breve prazo.

A importância de equipar as oficinas com ferramentas de diagnóstico
Conforme explicou o responsável de pós-venda Luís Lopes, com a chegada massiva das máquinas com gestão eletrónica do motor torna-se imperioso que todos os distribuidores adquiram ferramentas de diagnóstico adequadas para resolver eventuais avarias. A modernização de oficinas continua também a bom ritmo traduzindo-se num melhoramento da capacidade de resposta dos distribuidores que a ela têm aderido, além de transmitir uma imagem fortemente competente ao cliente final.

Um fantástico lote de novos produtos
Miguel Ferreira, responsável de produto da Andreas Stihl, S.A., deu a conhecer os novos equipamentos STIHL e VIKING.

Novidades STIHL:
Motosserras eléctricas MSE
Motosserras a gasolina MS
Podadora de altura a gasolina HT
Foices a motor a gasolina FS
Varejadores de pente a gasolina SP
Perfurador a gasolina BT 130
Pulverizadores manuais SG
Lavadoras de alta pressão RE
Aspiradores SE
Podadora de altura a bateria HTA 85
Carregador para baterias AL 500

Novidades VIKING:
Robot cortador de relva MI

Este grande número de novos produtos mostra bem a vitalidade e saber fazer que a Andreas Stihl, S.A. coloca na criação de máquinas inovadoras muito competitivas, amigas do utilizador e do meio ambiente.

No período da tarde, após um almoço representativo da melhor gastronomia regional, decorreram as várias demonstrações com todas as novidades STIHL e VIKING referidas anteriormente, em circuitos organizados de forma a que os participantes pudessem observar de perto e operar os diversos equipamentos.

Como vem ocorrendo sempre, estes encontros, que reuniram cerca de 70% de rede de distribuição especializada, serviram para estreitar ainda mais os laços entre os distribuidores STIHL e VIKING e entre estes e a equipa da Andreas Stihl, assim como para discutir assuntos importantes que a todos dizem respeito e que numa lógica de grupo são sempre mais fáceis de resolver.