NOTICÍA

McHale Fusion 3 Plus apresenta a tecnologia Filme sobre Filme

01 Nov 2013

Tradicionalmente, quando os processos de silagem ou fenação estavam a ser feitos aplicava-se rede ou fio ao fardo para o manter bem formado e, em seguida, aplicava-se plástico para embalar o fardo o que permitia que a fermentação ocorresse. Ao longo dos últimos anos a McHale tem vindo a trabalhar num sistema que aplica plástico sobre o fardo na câmara de enfardamento, eliminando assim a necessidade de usar rede ou fio para manter o fardo bem formado à medida que passa da enfardadeira para a plastificadora. O conceito da colocação de plástico no fardo na câmara de enfardamento e o subsequente embalamento dos fardos está a começar a ser chamada de tecnologia “filme sobre filme”.

Martin McHale (Director de Marketing e de Vendas da McHale) diz:
"Os nossos engenheiros de produto têm vindo a trabalhar no nosso sistema filme sobre filme ao longo dos últimos quatro anos. Temos ensaiado algumas máquinas na zona da nossa fábrica de Ballinrobe nos últimos anos e pelo que estamos a ver, logo que os agricultores experimentam a maior qualidade de silagem que o sistema de filme sobre filme proporciona, não querem voltar aos métodos mais tradicionais. A qualidade da silagem é melhorada e também a alimentação animal se torna muito mais simples, uma vez que o agricultor só terá de lidar com uma forma de resíduos de plásticos. Usar um sistema filme sobre filme elimina a necessidade de separar o plástico da rede para reciclagem."

A McHale Fusion 3 Plus é uma máquina que pode aplicar plástico ao cilindro do fardo, em vez da rede ou fio. As vantagens deste sistema são:

1. O plástico que é acrescentado ao cilindro do fardo para manter o fardo bem formado quando este passa da enfardadeira para a plastificadora, também faz parte do processo de embalamento e é uma mais-valia, colocando mais plástico na superfície maior do fardo.

2. Quando o plástico é aplicado ao cilindro do fardo pode ser esticado até cerca de 20%. Esta taxa de elasticidade é mais elevada do que a que pode ser conseguida com rede ou fio, como resultado, o material é mantido apertado o que resulta numa melhor forma dos fardos.

3. Como o plástico está a ser esticado à medida que é aplicado ao cilindro do fardo expele mais ar do que seria expelido com rede e consequentemente resulta numa melhor qualidade da silagem.

4. Como o plástico é usado tanto para ligar o fardo na câmara de enfardamento como para embalar o fardo, durante o inverno no processo de alimentação o agricultor ficará apenas com um tipo de resíduos. Isto reduz o tempo necessário para alimentar o fardo e evita o trabalho demorado e desagradável de separar a rede ou fio, do plástico antes de este poder ser reciclado. Resumindo, uma única forma de resíduos resulta num tempo de alimentação mais reduzido.

Tecnologia Patenteada
Ao longo dos últimos quatro anos, a equipa de desenvolvimento McHale tem trabalhado com o conceito Fusion Plus em vários países e em diferentes climas. No desenvolvimento do sistema McHale Fusion 3 Plus, a McHale percebeu que as alterações de temperatura e da luz solar podem afetar o filme da câmara de plastificação, em que, à medida que o dia fica mais quente ou mais frio, o filme fica mais ou menos esticado, e isto por sua vez, causa problemas de fiabilidade e resulta numa utilização ineficiente do filme.

Como resultado a McHale desenvolveu um sistema de aplicação patenteado que ajusta a força de quebra no rolo de plástico em conformidade com as condições de trabalho e permite um estiramento continuamente variável que se pode ajustar automaticamente a alterações no dia sem que o operador tenha que ajustar as configurações. 
O sistema de aplicação de filme patenteado pela McHale garante uma aplicação de filme consistente e fiável e proporciona uma forma e densidade de fardos ideais. O sistema também elimina ou reduz as possibilidades de rutura do filme devido ao excessivo esticamento que costuma ocorrer nos dias quentes.

McHale Fusion 3 Plus – Unidade de Controlo i Touch 
A McHale Fusion 3 Plus é uma máquina totalmente automática que é controlada pela nova Unidade de Controlo McHale i Touch. Tal como o nome sugere o Sistema McHale “i Touch” tem um ecrã tátil de 7 polegadas, que permite o aumento dos níveis de monitorização, através de seu monitor gráfico colorido. Os operadores ficarão felizes em saber que a McHale também incluiu uma série de botões físicos na zona lateral do ecrã que também podem controlar as funções da máquina nos momentos em que as mãos possam estar sujas.

O monitor i Touch também equipa com uma câmara para monitorizar a operação do plastificador. A câmara pode funcionar de duas maneiras: 

1. Em qualquer ponto do ciclo, o operador pode mudar para o modo de câmara para monitorizar o plastificador e a parte traseira da máquina.

2. Em modo automático, a câmara irá aparecer automaticamente no ecrã num número pré-determinado de pontos: por exemplo, quando a ponta do fardo é pressionada, quando a transferência do fardo ocorre e quando a primeira camada de plástico estão a ser aplicada ao fardo pelo anel vertical de plastificação.

Também pode ser usada rede, se necessário
O McHale Fusion 3 Plus também pode usar rede e o processo de alteração é muito simples. Se o operador está a recolher feno ou palha a alteração para rede é simples e fácil de usar.

Unidade de recorte
Ao longo da última década as máquinas Fusion foram fornecidas de série com 23 facas. A unidade de recorte na McHale Fusion 3 Plus está equipada com 25 facas para proporcionar um melhor recorte.

Martin McHale (Director de Marketing e de Vendas da McHale) diz:
"Ao encomendar uma McHale Fusion 3 Plus, o cliente tem a opção de atualizar a unidade de recorte na máquina para um sistema de facas selecionável, que oferece 3 opções, acionamento e recorte com um banco de 12 facas, ou com um banco de 13 facas. Se for necessário um recorte fino, o operador pode optar por acionar ambos os bancos de facas, que proporcionarão um sistema de recorte de 25 facas - Capaz de fornecer um comprimento de corte de cerca de 46 mm."

Conclusão
Martin McHale sublinha “Temos já várias máquinas Fusion 3 Plus a trabalhar na Irlanda, Noruega, Holanda, Bélgica e Nova Zelândia e o conceito filme sobre filme
está a crescer rapidamente.” 

Martin destaca "A McHale Fusion 3 Plus proporciona aos prestadores de serviços uma forma de oferecer um novo conceito e de se diferenciar dos seus concorrentes, garantindo um produto que oferece melhor qualidade de silagem. A Fusion 3 Plus também proporciona aos agricultores o benefício de maior qualidade da silagem."

McHale Forte