NOTICÍA

Novos equipamentos Linde Blue Spot

06 Dez 2013

Já estão disponíveis duas novas versões do dispositivo ótico de aviso de movimentação Blue Spot

Quando se trata de garantir a segurança no local de trabalho, muitas empresas não olham a gastos ou esforços, mas a melhor solução não é necessariamente a mais cara. Exemplo disso é o dispositivo de aviso de movimentação da Linde Material Handling, o Linde Blue Spot, que proporciona maior segurança em corredores transitáveis e cruzamentos com pouca visibilidade. Desde o seu lançamento no mercado, em Março de 2011, estes potentes faróis LED de baixo consumo converteram-se num acessório imprescindível para os empilhadores. A Linde Material Handling lança agora novas versões para empilhadores contrapesados e veículos de armazém. 

Um dos novos modelos consiste num farol com LED vermelhos, para conseguir a melhor sinalização possível em função da cor do pavimento. Outra novidade é o Blue Spot direcional cuja lâmpada LED projeta uma luz azul no solo, mostrando o sentido em que o empilhador se movimenta. Este sistema ótico de sinalização está disponível não só nos empilhadores contrapesados, mas também para empilhadores de corredores estreitos e empilhadores retráteis. 

O funcionamento do Linde Blue Spot é muito simples: fixa-se em cima do tejadilho de protecção e projecta um ponto de luz no solo no sentido da marcha, tanto em movimentos dianteiros como em marcha atrás, avisando assim os peões, os condutores de empilhadores e operadores de outras máquinas que se encontrem na área de trabalho. A tecnologia LED é totalmente resistente a vibrações e tem uma vida útil alargada  estando homologada com a protecção IP67 (ou seja é resistente ao pó e à agua). O Linde Blue Spot é uma marca registada. 

Para Massimiliano Sammartano, vice-presidente da área de Customer Services da Linde MH, o Blue Spot da Linde é um grande sucesso: “a venda destes equipamentos lidera a lista de acessórios com larga vantagem”. Uma das razões para este sucesso está na preferência demonstrada pelos próprios condutores: enquanto que os dispositivos de aviso acústico nos veículos de armazém são incomodativos , o Linde Blue Spot tem um nível de aceitação muito elevado. 

Siemens AG: um cliente que já utiliza Blue Spot
A Siemens AG é um cliente satisfeito. Os 40 veículos do seu centro de logística do centro de alta tensão de Berlim estão equipados com Linde BlueSpot para assegurar um maior nível de segurança. “Na Siemens damos bastante importância à segurança dos nossos trabalhadores. Por isso, durante o último ano equipámos todos os nossos empilhadores elétricos com Blue Spot, seguindo o conselho do nosso especialista em segurança laboral, Ralf Thielert. Também não prescindimos desta opção nos porta paletes que acabámos de adquirir”, explica Arif Karamahmut, Director do Centro de Logística e do Parque móvel da Power Transmission Division do Energy Sector da Siemens AG. “No nosso centro de logística utilizamos apenas veículos eléctricos que são agradáveis porque são silenciosos, mas isso torna-os difícil de detectar. No nosso armazém existe muita movimentação de mercadorias e com 40 veículos, os condutores têm de conduzir com muita precaução”, explica  Karamahmut. O Blue Spot da Linde ajuda-os a minimizar drasticamente os riscos de colisão. Segundo comenta Karamahmut, “os nossos condutores estão muito contentes com o dispositivo de aviso e este equipamento revelou-se um claro plus em segurança”.