NOTICÍA

Kubota anuncia instalação de nova fábrica na Europa

18 Dez 2013

A Kubota iniciará a construção de uma unidade para a produção de tratores no Norte de França, cuja produção em série se iniciará em Abril de 2015. A intenção da empresa é expandir os negócios relacionados com a maquinaria agrícola desenvolvendo uma gama completa de tratores, através da produção a nível local e assim entrar no mercado da agricultura extensiva.

1. Apresentação da nova companhia

- Nome da Companhia: Kubota Farm Machinery Europe S.A.S. (denominação provisória)

- Fundação: Janeiro de 2014 (planeado)

- Localização: Bierne, Dunkerque, Norte de França

- Área: Aprox. 115,000 m2 (incluindo a área de edificação de 37.000 m2)

- Capital: 57.000.000 €

- Investidores: 100% Kubota

- Investimento total: 40.300.000 €

- Descrição da atividade: Produção de tratores de alta potência para a Europa, América do Norte, Austrália e Japão

- Capacidade de produção: 3.000 unidades/ano

- Número de funcionários: Cerca de 140 (previsão para 2017)

- Início da produção: Início da atividade (previsto); Dezembro de 2014, produção em série (planeado) em Abril de 2015

2. Antecedentes e objetivos da nova companhia

- A Kubota contribui para o desenvolvimento social através de atividades nas suas três áreas de interesse " alimentação, água e meio ambiente", que são essenciais para a vida dos seres humanos. Concretamente em maquinaria agrícola, a Kubota desenvolveu o seu negócio com sucesso tanto no mercado da cultura de arroz no Japão e na Ásia, como também no mercado de frutas e verduras e na produção de leite e carne na Europa e nos Estados Unidos.

- A superfície dedicada à cultura de arroz, que é uma das principais fontes de alimentação, representa apenas 11 % da superfície total cultivada no mundo. Por outro lado, a superfície cultivada com produtos tais como trigo, milho e soja representam cerca de 43 % do total. Enquanto 90% do arroz se produz na Ásia, as principais culturas ocorrem no resto do mundo.

- Na opinião da Kubota se a companhia quiser continuar a crescer a médio e longo prazo incluindo na Ásia, e contribuir para resolver o problema da alimentação mundial, tem que entrar no mercado das culturas extensivas. O objetivo da Kubota é, portanto, converter-se num fabricante que oferece uma gama completa de maquinaria agrícola, para concorrer com as empresas do setor a nível mundial, tanto na produção de arroz como na produção extensiva.

- Para entrar neste mercado o primeiro passo da companhia foi, em Maio do ano passado, a aquisição da empresa Kverneland SA, um fabricante de origem norueguesa de implementos agrícolas.

- A segunda etapa do processo para ter uma gama completa de tratores e entrar no mercado de produção extensiva, é criar um novo centro de produção no norte de França. A Kubota está agora a desenvolver  tratores agrícolas de  130 a 170 CV  e irá iniciar a sua produção nesta nova fábrica.

3. Projeto de futuro

A Kubota iniciará a produção em série em Abril de 2015. Com uma previsão de 3.000 unidades por ano em 2017.

Kubota (agric.) Tractores Ibéricos