NOTICÍA

Still vitoriosa na Competição Volkswagen “Innovative Logistics”

03 Mar 2015

A STILL vence na competição “Innovative Logistics” da Volkswagen com uma solução autónoma e inovadora para o transporte de bens na intralogística.

Fornecedor nomeado – é o que se podem auto intitular, a partir de agora, os dez vencedores da competição “Innovative Logistics”, patrocinada pela Volkswagen em cooperação com o Instituto para a Gestão da Produção(IPM). Tal como a STILL GmbH, sediada em Hamburgo, um fornecedor líder mundial de soluções de intralogística personalizada. A STILL recebeu o prémio para resultados de pesquisas na forma de uma inovadora solução de um sistema autónomo para o transporte de bens intralogísticos no contexto do projeto marion. Marion significa Robots Móveis Autónomos cooperativos (I)em complexas correntes de valor acrescentado e é um projeto cooperativo iniciado pelo Ministério Federal Alemão para os Assuntos Económicos e Energia (BMWi).

Juntamente com a IPM, a Volkswagen convidou empresas inovadoras na área da logística e da produção, da indústria automóvel, para o “Dia da Solução LOGISTICA INOVADORA 2015” na Arena Volkswagen em Wolfsburg nos dias 27 e 28 de Janeiro. O foco do evento foi a competição “Logística Inovadora” – uma Inovação na Liderança para a logística da fábrica da Volkswagen. De mais de 200 participantes, a Gestão da Volkswagen Management escolheu dez vencedores que tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos numa área deexposição exclusiva. A STILL GmbH, Hamburgo, esteve entre este círculo de eleitos, e em Wolfsburg mostrou o seu inovador conceito para processos de transporte flexíveis e autónomos em intralogística.

A STILL em conjunto com as empresas CLAAS, Atos e DFKI desenvolveram, no contexto do projeto marion, um conceito inovador para uma nova geração de empilhadores autónomos.Focaram-se na maximização da flexibilidade minimizando simultaneamente a intervenção do utilizador com empilhadores autónomos. Em 2013 os especialistas de desenvolvimento e intralogistica da STILL, liderados pelo Dr. Joachim Tödter, Responsável de Desenvolvimento Avançado e Intralogística da STILL, e Gérard Lacher, Responsável pelos Sistemas Intralogística na STILL, apresentaram pela primeira vez um ciclo operacional não organizadono qual os empilhadores não só registam e avaliam o trabalho, mas também comunicam em paralelo com outros empilhadores e auto-organizam a cooperação com eles.

Por exemplo: um empilhador recebe ordem para entregar bens numa estação. Com base na informação disponível sobre a estação de destino, o empilhador reconhece que não é possível fazer descarga manual naquele local. Por isso pede automaticamente ajuda a outros empilhadores autónomos da frota. Um trilateral recebe o pedido e oferece ajuda. O empilhador e o trilateral, como robô de descarga, interagem por tempo limitado. Seguem conjuntamente para a estação destino, onde o robô de descarga descarrega automaticamente a carga, depois do trabalho feito, desfazem a cooperação – ao mesmo tempo planificam automaticamente a melhor rota, tendo em consideração possíveisobstruções.

Tal como a área de exposição exclusiva para os vencedores do concurso de inovação, o Dia Solução LOGISTICA INOVADORA 2015 também teve uma exposição de acompanhamento por numerosos parceiros de logística e produção da Volkswagen. Também foram oferecidos diversos workshops e visitas guiadas à fábrica.