NOTICÍA

Linde com novo sistema de deteção de gás para empilhadores antideflagrantes

01 Set 2015

Inclui funções de proteção e dados relevantes para a segurança

Os empilhadores utilizados para a proteção contra explosões em zonas 2 ATEX categoria 3 G (gás), requerem modificações de segurança adequadas (proteção passiva) ou a adaptação de um sistema de deteção que supervisione constantemente a concentração de gás na atmosfera circundante e desligue o empilhador de forma segura (proteção ativa), caso se ultrapassem os limites. Os empilhadores elétricos Linde, com capacidades de carga de entre 1,4 e 3,5 toneladas e que se utilizem nas zonas 2 ATEX, já contam com a opção de incluir um inovador sistema certificado de deteção de gás. O sistema, de fácil manutenção, incorpora funções como controlo de acesso, verificações antes de cada turno e calibração automática. Todos os dados relevantes para a segurança, como a concentração de gás e a temperatura de funcionamento do motor, são mostrados num ‘display’. O pacote é completado com relatórios, planificação da manutenção e uma conexão sem fios a sensores de gás fixos. 

Este sistema consiste num tablet PC com proteção contra explosões, um sensor com um pequeno depósito para a mistura de gases de ensaio e uma caixa de relés com controlador. A conexão sem fios entre os sensores de temperatura e o controlador é proporcionada através do protocolo ZIGBEE, que se caracteriza pela segurança e fiabilidade. 

Toda a unidade de deteção de gás encontra-se num pequeno volume de dimensão idêntica a uma lata de refrigerante. A cada arranque do empilhador, o sistema verifica a funcionalidade dos sensores, o que o torna muito mais manejável em comparação com outros sistemas no mercado. 

Durante o funcionamento, o sistema mostra constantemente ao condutor todas as condições de funcionamento relevantes para a proteção contra explosões, como a temperatura ou a concentração de gás no ar. A caixa com o sensor e a mistura de gases de ensaio apenas se terá que substituir anualmente, como parte de uma manutenção de rotina realizada por um técnico. O sistema pode ser utilizado simultaneamente para o controlo de acesso de veículo. Podem atribuir-se diferentes códigos PIN a condutores, gestores de operações e técnicos. Logo que o condutor tenha iniciado a sessão corretamente, existe a opção de apresentar um processo de reconhecimento breve antes de arrancar o empilhador, cujo objetivo é recordar ao condutor que está a operar um empilhador especializado com proteção contra explosões para zonas 2. Durante o turno, o sistema cria um registo contínuo de concentrações de gás, independentemente de estas ultrapassarem ou não os limites estabelecidos. Se estes forem ultrapassados, ocorre automaticamente uma paragem controlada e, se for necessário, o sistema pode enviar uma notificação mediante comunicação por rádio ao gestor de operações. Logo que a concentração de gás desça abaixo do limite aceitável, o condutor é notificado através do ‘display’ do sistema. Desta forma, o empilhador poderá ser validado por um supervisor e ser novamente colocado em funcionamento. Em alternativa, pode configurar-se o empilhador para que permita ao operador fazer o reinício de forma independente.  

Para os gestores de operações, a funcionalidade integrada de relatórios aumenta significativamente a transparência, uma vez que são capazes de registar ocorrências, como alarmes ou a progressão da concentração de gás. Utilizando este sistema de supervisão, um gestor de operações pode verificar o conceito de segurança operacional existente de forma frequente, afirma Herbert Kunkel, Diretor executivo da Proplan, filial da Linde Material Handling.

Desta forma, o sistema pode evitar que o empilhador aceda a uma área onde a concentração de gás já tenha ultrapassado os níveis admitidos. Além disso, os empilhadores ou frotas de empilhadores podem ser integrados num conceito de segurança interdepartamental para toda a unidade, com documentação diária e supervisão das condições relacionadas com a segurança.