NOTICÍA

Linde MH aposta em soluções e produtos personalizados para o cliente

18 Mai 2016

As sociedades industriais modernas vivem há anos uma diferenciação e diversificação cada vez mais fortes. O desejo de um número crescente de variantes, opções e produtos fabricados individualmente aumenta. Consequentemente, também os requisitos relativos aos processos de produção sofrem alterações, inclusivamente na impressão em 3D. Ao mesmo tempo, o comércio eletrónico em crescimento contribui também para que os tamanhos dos lotes se tornem mais pequenos e para que os requisitos relativos à expedição de encomendas e à movimentação de mercadorias sofram, em parte, alterações fundamentais. Há muito que a Linde Material Handling adotou a diversidade de variantes e de soluções dos seus produtos como imagem de marca, comprovando-a agora com novos desenvolvimentos no evento com os clientes “World of Material Handling” (WoMH).

Cada processo de produção é diferente: dependendo das matérias-primas, das peças adquiridas ou da especialização, até mesmo no âmbito do mesmo setor, cada empresa tem necessidades completamente diferentes para os seus processos logísticos. “Com equipamentos de movimentação de cargas concebidos para um fim específico ou desenvolvidos individualmente, os nossos clientes aumentam a produtividade dos seus processos, garantem mais segurança ou reduzem os custos”, afirma Massimiliano Sammartano, Vice President de Sales & Service Marketing & Operations.

Diversidade de séries: produção personalizada na fábrica de acordo com as necessidades
A Linde disponibiliza, de série, o portfólio de produtos e serviços mais vasto do sector. Em todo o mundo, os clientes têm à sua disposição 85 séries diferentes e mais de 6000 variantes de equipamento. Nenhum empilhador é exatamente igual ao outro e o número de variantes possíveis continua a crescer. Um exemplo é o "roadster" da Linde, um empilhador contrapesado elétrico com uma visibilidade especialmente ampla, que será lançado no mercado aquando da apresentação no WoMH. A supressão da coluna “A” garante uma visibilidade perfeita da via de circulação e do meio envolvente. As forças exercidas sobre o mastro são absorvidas pelos cilindros de inclinação superiores e encaminhadas para a zona traseira. Além disso, o tejadilho panorâmico em vidro de alta resistência oferece uma proteção fiável contra cargas que possam cair e garante uma visibilidade perfeita da carga a armazenar. Este “roadster” superou com sucesso o teste realizado na Fraport Cargo Services GmbH. Vantagem conseguida: graças ao conceito de visibilidade ampla, foi possível abdicar do frequentemente necessário orientador que, por motivos de segurança, auxilia o condutor.

De utilização extremamente flexível são também os novos porta-paletas de condutor montado. Quer seja com o Linde T14 S a T25 S com posição do condutor lateral em relação aos garfos, com volante e com o inovador conceito de operação, quer seja com o Linde T20 SF e T25 SF com posição do condutor no sentido dos garfos, ou com o Linde D12 S/SF na versão de duplo empilhamento, a Linde disponibiliza a solução adequada para cada tipo de utilização. O chassis compacto com apenas 770 milímetros é ideal para carregamento e descarga eficiente de camiões, bem como para o transporte rápido a grandes distâncias em zonas estreitos. Além disso, o posto de trabalho completamente independente aumenta o conforto do condutor e reduz as vibrações do equipamento e do corpo do operador ao mínimo.

Um outro exemplo de equipamentos altamente individualizáveis é a série de tratores de reboque com ou sem plataformas de carga P60-P80/W08 da Linde. Trata-se de tratores de reboque compactos e fortes com condutor sentado, com uma força de tração de seis a oito toneladas. Estes equipamentos dispõem, de série, de diversas opções, sendo por isso indicados tanto para as áreas de produção, como para as áreas exteriores de empresas industriais e aeroportos. Graças à elevada capacidade de reboque, eles deslocam-se sem qualquer esforço por subidas e rampas de acesso, bem como por carris, lancis e covas, devido à grande distância em relação ao solo. Estes equipamentos são também cada vez mais utilizados como tratores para comboios logísticos. Igualmente presente no WoMH: o trator com plataforma W08 enquanto transportador de cargas, que se distingue pela sua modularidade particularmente elevada e oferece possibilidades ideais para estruturas individuais.

Opções personalizadas: equipamento especial para necessidades específicas
As variantes de modelo e as opções de equipamento representam somente uma parte das individualizações possíveis. A elas acresce na Linde uma gama praticamente ilimitada de soluções específicas para o cliente: equipamentos de movimentação de cargas feitos à medida, adaptados de forma precisa a cada necessidade empresarial. Um exemplo apresentado no WoMH é o novo stacker de grande elevação Linde L16 AC, com plataforma central para o operador e um braço articulado basculante em quase 360°. Ele levanta até 80 quilos de peso, protegendo assim o pessoal do armazém contra problemas músculo-esqueléticos de forma ainda mais eficaz. A particularidade: a capacidade de carga e o braço selecionador podem ser ajustados individualmente às necessidades do cliente. 

Soluções de equipamento posterior: flexibilidade, segurança e eficiência adicionais
Graças às respetivas soluções de equipamento adicional, é também possível adaptar os equipamentos existentes aos desenvolvimentos atuais, por exemplo, para cumprir os crescentes padrões de segurança ou para integrar posteriormente os equipamentos na infraestrutura de TI da empresa. Exemplos de tais soluções de equipamento posterior é o Orange Belt, um cinto de segurança cor de laranja, cujo mecanismo de monitorização de fecho deteta se o condutor colocou o cinto corretamente, o BlueSpot como sistema de alerta visual da via de circulação ou o Speed Assist, que ajusta a velocidade máxima de um equipamento em função da área de utilização.Suportes para o telemóvel e para o terminal, reguláveis em altura e com fonte de alimentação própria proporcionam, além disso, mais conforto durante os trabalhos interligados.“As soluções de equipamento posterior ganham cada vez mais importância”, afirma Nora Baur, Head of Service Sales. “Precisamente no que se refere à crescente interligação e automatização na fábrica e no armazém, estas soluções proporcionam vantagens decisivas para a eficiência de toda a produção.”

Tendências de futuro: interligação, automatização, individualização, sistemas energéticos
Sob o lema "Linked Perspectives", o WoMH dá resposta aos maiores temas do futuro na área da logística: paralelamente à individualização, também a interligação, a automatização e os sistemas energéticos são abordados. “A logística interna será cada vez mais interligada, digitalizada e automatizada”, afirma Sammartano. Em 12 000 metros quadrados encontram-se áreas de exposição, apresentações em 3D, fóruns de especialistas, amostras de produtos e áreas de experiências. Os conteúdos podem ser esclarecidos em dinâmicas de grupo ou descobertos individualmente. "Depois do espetáculo de desempenho abrangente de há dois anos, este ano concentrámo-nos nos quatro grandes campos de competências, que num futuro próximo irão desempenhar um papel decisivo para os nossos clientes", diz Manfred Höhn, Head of Marketing Communication and Branding.