NOTICÍA

Linde MHI forma seus técnicos na manutenção de equipamentos em ambientes ATEX

09 Jun 2016

Os ambientes potencialmente explosivos por gases, pó ou nevoeiro exigem tomar importantes medidas de segurança. A Linde MHI compromete-se neste sentido e forma 60 dos seus técnicos polivalentes, em Espanha e Portugal, para que possam propor os serviços da Linde com as máximas garantias.

A Linde Material Handling dispõe de uma gama específica de veículos antideflagrantes com tecnologia de última geração, desenhados desde a sua origem para movimentar mercadorias em ambientes potencialmente explosivos ou zonas ATEX. Isto significa que ao contrário de outras marcas, a Linde não adapta veículos da sua gama standard para serem utilizados nestes ambientes, pelo contrário são desenhados desde a origem para trabalhar nestas condições. 

Os equipamentos antideflagrantes da Linde são fabricados em Proplan, uma fábrica da Linde, localizada na Alemanha e destinada a este fim. Os equipamentos antideflagrantes da Linde incorporam prestações de segurança específicas como componentes elétricos certificados e testados para a proteção contra explosões ou equipamentos encapsulados num ambiente antideflagrante. Na verdade, todos estes componentes são continuamente analisados e certificados pelo organismo internacional TÜV Rheinland.

Para proporcionar aos clientes com ambientes potencialmente explosivos, um serviço de alta qualidade e com todas as garantias de segurança, a Linde Material Handling Ibérica formou 60 técnicos SAT da sua densa rede comercial de Espanha e Portugal, em dois níveis. Por um lado foram formados por Proplan  e, por outra, participaram no curso “Qualificação de equipamentos ATEX” lecionado pelo Laboratório Oficial J.M. Madariaga (LOM), Centro da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), entidade de referência para atmosferas explosivas como único Organismo Notificado espanhol, certificador para a Diretiva ATEX europeia, assim como certificador no sistema IECEx, de âmbito mundial. Com esta formação em duas vertentes, a Linde garante que os seus clientes que têm equipamentos antideflagrantes Linde a trabalhar em ambientes potencialmente explosivos sejam assistidos por técnicos certificados, que passaram rigorosos exames que certificam que conhecem perfeitamente os equipamentos Atex da Linde, enquanto estão atualizados acerca das exigentes normativas de segurança nestes ambientes. 

Jaime Gener Bover, Diretor Gerente da Linde Material Handling Ibérica, comenta a este respeito: “Na Linde temos um compromisso permanente com a segurança dos nossos clientes e esta formação dos nossos técnicos especializados, nas instituições de maior prestigio nacional e internacional em matéria ATEX é uma amostra disto. Para nós é fundamental que os clientes tenham a certeza de que a Linde trabalha com elevados padrões de serviço e qualidade.”