NOTICÍA

Novo order picker da Manitou, desenhado para preservar a saúde dos operadores

30 Ago 2016

Há mais de 20 anos, que as perturbações músculo-esqueléticas (LME) constituem a primeira doença profissional reconhecida em França e noutros países europeus. Para contrariar este fenómeno a Manitou desenvolve equipamentos de armazenamento, que integram uma melhor ergonomia do posto, para melhorar as condições laborais.

O novo preparador de pedidos C12 equipado com um braço manipulador otimiza as condições de trabalho e evita as LME (lesões músculo-esqueléticas).

Este braço manipulador que incorpora a bordo permite ao operador não levar cargas, ao longo de todas as operações de recolha de pedidos. O C12 é ideal para aplicações de armazém, fábricas ou para a preparação de encomendas.

O braço articulado pode realizar uma rotação de até 340° e levantar cargas de 80 kgs a 2,20 m de distância do order picker. Graças a esta inovação, o operador pode trabalhar com total segurança. A sua pega sensitiva está equipada com um sistema de deteção da mão e um sistema de deteção de carga no solo, que evita que a carga se solte. O C12 está também equipado com um sistema de desaceleração automática nas curvas e um telhado de proteção.

Esta nova máquina também é altamente versátil, permitindo que o operador seja autónomo em todo o ciclo de preparação de encomenda: um só operador pode realizar todo o ciclo logístico sem carregar quaisquer produtos.

Além disso, o braço articulado pode ser equipado com numerosos acessórios (gancho, pinças,...) e o mastro pode empilhar paletes.

Este novo equipamento funciona a eletricidade com uma bateria 24V e pode viajar a 12 km por hora. Está equipado com um degrau otimizado (130 mm de altura) que dá acesso a uma plataforma anti-vibração, com proteção traseira de espuma. O C12 melhora a eficiência das operações, ao mesmo que preserva a saúde dos operadores.

Este novo sistema resulta diretamente da estratégia do grupo Manitou, preocupado com a saúde das pessoas e proteção do ambiente. O seu programa de RSE (Responsabilidade Social) incita a melhorar constantemente a interface do utilizador-máquina e reduzir o sofrimento no trabalho.

Tendo em conta a movimentação de cargas, que muitas vezes são difíceis de manipular, envolvendo ações repetidas, a Manitou quis melhorar as condições de trabalho dos operadores de empilhadores ao oferecer uma solução adaptada aos seus problemas diários.

Para continuar o desenvolvimento de soluções ergonómicas, Manitou irá apresentar, de aqui até ao final do ano, uma nova máquina com um sistema para ajudar a agarrar usando um vácuo, que pode manipular cargas de até 200 kg.

Características C12
Capacidade de elevação 80 kg
Bateria (tensão/amperagem) 24V / 620 Ah
Energia Eléctrica