NOTICÍA

Novas gadanheiras condicionadoras de discos Kuhn Lift Control

23 Nov 2016

As novas gadanheiras condicionadoras de discos FC Série 104 LIFT CONTROL (FC 244, FC 284 e FC 314) estão orientadas para explorações pecuárias centradas na produção intensiva de forragem que procuram uma máquina fácil de utilizar, muito fiável, que lhes permita colher um produto limpo, rico em qualidades nutricionais, sem cortá-lo duas vezes e que preserve o coberto vegetal favorecendo novos rebentos.

Os modelos FC 244, FC 284 e FC 314 oferecem larguras de trabalho respetivas de 2,40 m, 2,80 m e 3,10 m. 

As gadanheiras condicionadoras da Série FC 104 oferecem a suspensão exclusiva LIFT CONTROL, que combina uma suspensão homogénea, uma articulação pendular e uma segurança NON-STOP, sem necessidade de utilizar nenhuma chave para as afinações.

As vantagens são inúmeras: não se perde tempo nem ajustando a máquina nem com a ativação do dispositivo de segurança. O grupo de corte pode elevar-se e girar para trás, ficando os órgãos vitais protegidos em caso de impacto. A vida útil da máquina fica otimizada, apesar das tensões elevadas provocadas pelas velocidades de trabalho que cada vez são maiores.

A forragem colhida não contém impurezas devido a uma adaptação perfeita aos desníveis, ficando assim preservado o seu valor nutritivo. Além disso, merece destaque que graças ao controlo perfeito da suspensão se pode reduzir o consumo de combustível e o desgaste dos patins.Estas novas gadanheiras condicionadoras apresentam por outro lado, evoluções significativas e numerosos benefícios para os utilizadores relativamente a funcionalidade, comodidade e fiabilidade.

Um maior número de funcionalidades com as quais obterá mais rendimento: maior altura livre na posição de passagem, por cima dos cordões (durante o transporte), e maior margem de deslocamento (19 cm) adaptando-se às dimensões externas dos tratores e assim poder otimizar o corte em combinação com uma gadanheira condicionadora frontal. 

Maior comodidade: Consegue-se graças a um engate ao trator mais simples (já não é necessário ajustar o comprimento dos braços do trator para compensar o peso das unidades de corte) e a uma adaptação automática da posição «altura de corte médio» (45/50 mm) à altura de trabalho, sem necessidade de corrigir o terceiro ponto.

Ainda mais fiabilidade: o engate, o braço de suporte do grupo de corte e as articulações foram redesenhadas tendo em conta a evolução constante das velocidades e as potências dos tratores utilizados. O modelo FC 314 proporciona mais do que uma suspensão da unidade de corte para as fases de transporte e de manobras nas cabeceiras, permitindo obter uma maior segurança e mais comodidade no momento de conduzir por caminhos em mau estado. 

Da mesma forma que as gerações precedentes, as novas FC LIFT CONTROL estão dotadas de uma barra de corte série 100 conhecida por oferecer uma qualidade do corte e uma retirada da forragem ótimas, em qualquer circunstância. O perfil biselado das facas, a forma dos discos de rotação convergente, a excelente suspensão, um condicionador eficaz e umas afinações simples, assim como a possibilidade de realizar uma descarga larga da forragem, contribuem para produzir uma forragem de elevado valor energético e nutricional, sem impurezas e com perdas limitadas permitindo aumentar a produtividade do gado.  

O rotor condicionador está equipado com martelos de poliuretano em forma de V ou martelos de aço articuláveis. A velocidade do rotor é ajustável (2 regimes) para adaptar-se a forragens delicadas, caso seja necessário. Também se pode fornecer uma versão com rolos, que se orienta de preferência para produtores que tenham que cortar uma grande proporção de luzerna. 

O dispositivo de segurança PROTECTADRIVE protege os componentes mecânicos caso se encontre com algum obstáculo. Para reduzir os tempos mortos e as despesas de manutenção habituais, estes modelos FC proporcionam o sistema de substituição rápida das facas.