NOTICÍA

Linde Material Handling compra a start-up alemã Comnovo

04 Set 2017

Com esta aquisição, a Linde amplia a sua carteira de soluções de segurança para a intralogística.

O número de acidentes laborais diminuiu significativamente na Alemanha durante os últimos anos. No entanto, nenhum acidente deveria poder ocorrer e ainda existem riscos, particularmente quando se trata da movimentação de equipamentos industriais. Apesar da Linde Material Handling já oferecer uma variedade de sistemas de assistência ao condutor de empilhadores, que intervêm ativamente como "passageiro inteligente" para evitar acidentes, a empresa dá um novo passo em frente com a aquisição da start-up Comnovo.

Esta empresa desenvolveu um inovador sistema de localização de equipamentos baseado em tecnologia de ultra banda larga, que avisa as pessoas que se deslocam pelos corredores e o armazém da aproximação dos empilhadores através da utilização de sinais ou vibrações. O mais destacável é que devido à alta frequência de pelo menos quatro giga hertz, o sistema pode "ver através" de paletes, persianas enroláveis e inclusivamente através de muros (com uma precisão de dez centímetros). 

Como nos indica o Dr. Andreas Lewandowski, fundador da Comnovo, que obteve um doutoramento na área dos sistemas de localização de interior baseada em radiofrequência, e que após a aquisição permanecerá encarregado pelo desenvolvimento e integração de produtos como diretor gerente: "No carro, todos estamos familiarizados com uma ampla variedade de sistemas de assistência, como controlo de distâncias, avisos contra impactos ou o navegador. Quisemos aplicar esta tecnologia aos desafios que encontramos na intralogística, uma área caraterizada por crescentes e constantes fluxos de materiais e uma grande complexidade de processos." 

É exatamente aqui onde a tecnologia de ultra banda larga supõe uma vantagem acrescida, porque a localização extremamente precisa é um requisito chave na gestão de frotas de empilhadores. "O sistema será capaz de otimizar rotas rapidamente, identificando assim o empilhador mais próximo para realizar um pedido de transporte ou o ponto de carga da bateria mais adequado, por exemplo", acrescenta Lewandowski.

O Diretor Comercial da Comnovo, Ron Winkler, destaca as excelentes perspetivas surgidas para a empresa como resultado da associação: “A eficaz rede de distribuição da Linde não tem precedentes neste sector. Ambas as partes serão capazes de aproveitar completamente as novas oportunidades de desenvolvimento de produtos e de entrada nos mercados.”

A Linde conta com um registo de desenvolvimento sistemático de inovações de segurança de mais de dez anos, ao mesmo tempo que continua a ser altamente eficaz na gestão e fluxo de materiais. Inclusivamente, criou um departamento dedicado especificamente para este objetivo e utiliza não apenas o conhecimento daquela que é a rede de vendas e serviços mais extensa da indústria em mais de 100 países, como também desenha associações estratégicas com pensadores transversais de I+D e assessoria. Por seu lado, a equipa fundadora desenvolveu investigação na área de localização de equipamentos no Instituto de Redes de Comunicação da Universidade Técnica de Dortmund. Tudo isto cria sinergias e a possibilidade de oferecer aos clientes soluções integrais e de vanguarda.

Finalmente, Andreas Krinninger, Presidente da Junta Diretiva da Linde Material Handling acrescenta: “Como sócio que proporciona soluções de fluxo de materiais aos nossos clientes, estamos extremamente comprometidos na melhoria da segurança passiva e ativa em operação de equipamentos industriais. Na Comnovo, encontrámos um sócio dinâmico e criativo com uma inovadora carteira tecnológica. Juntos ampliaremos a gama de sistemas Linde de assistência à condução e alcançaremos uma evolução consequente para os nossos clientes.”