NOTICÍA

Grimme, tecnologia de ponta na colheita de batata e beterraba

18 Set 2017

A colheita de beterraba e batata não tem segredos para o construtor alemão Grimme, que na próxima edição da feira Agrictechnica/2017, contará não só com um importante número de inovações técnicas como com a apresentação de alguns modelos novos de máquinas.

Num evento organizado, há dias, numa exploração de sua propriedade situada na localidade alemã de Cappeln, a Grimme deu a conhecer as novidades mais destacadas.

Colheita de beterraba açucareira
A gama Rexor,de máquinas automotrizes, conta com um importante número de novidades. A primeira delas é o sistema Speedtronic, disponível de série para as máquinas com tremonha de 22 e 30 toneladas. Com este sistema consegue-se uma regulação automática da velocidade em função da carga dos tapetes transportadores e do elevador circular de limpeza. Por outro lado, e atendendo aos variados requisitos do mercado relativamente à descoroarão e aos sistemas de recolha, a Grimme oferece a possibilidade de escolher entre um amplo leque de possibilidades. Merece destaque o sistema multiplicador com descoroador e o destroçador da série FM, entre os sistemas de desfolha.

Colheita de batata
No início dos anos 90 a GRIMME foi inovadora graças à apresentação da gama de colhedoras da série SE, que se caraterizou por uma combinação de tapetes transportadores, elevação e separação de folha e caule. Agora apresenta a nova colhedora de tremonha, rebocada, de duas linhas, modelo EVO 290, que responde à procura do mercado de maior proteção do produto e do solo. O próprio nome da máquina já indica que se trata de uma evolução do testado sistema SE com as exigências do presente. Entre as caraterísticas mais destacadas encontra-se o facto de contar com 3 rodas em vez de 2 para melhorar a proteção do solo, com menos compactação e uma tremonha de 9 em vez de 6 toneladas. Também o interior da máquina conta com novidades. Assim, para a utilização em condições variáveis, está disponível o sistema VarioDrive de propulsão dos tapetes, que combina as vantagens da propulsão mecânica e hidráulica.

Outra das novidades mais interessantes da marca é a nova colhedora de batatas automotriz Ventor 4150. Com um desenho, totalmente revolucionário, esta máquina é capaz de colher quatro linhas de batatas com o máximo rendimento. O coração desta máquina é a integração do reconhecido princípio da SE de tapetes transportadores e de separação de folha e caule. Esta máquina também se destaca pela ausência de rodas na “cabeça” da colheita, o que evita em parte a formação de torrões. Por seu lado o sistema TerraFloat garante uma correta distribuição do produto no primeiro tapete transportador, enquanto o sistema Speedtronic permite que a velocidade dos separadores se ajuste automaticamente em função da velocidade da máquina.

Nos equipamentos para armazenagem, (limpeza e classificação da batata), a Grimme apresenta o sistema Power Combi, que no fundo é a evolução natural da Grimme Combi já conhecida. Melhorando o sistema de limpeza e separação de 2 para 3 conjuntos de limpeza por rolos, aumenta não só a precisão da limpeza do produto como o rendimento em mais 25% do equipamento.

Grimme GêBêCê