NOTICÍA

4 modelos novos para a histórica gama Same Argon

13 Dez 2017

Para a marca Same, a Argon representa a gama mais pequena entre as concebidas expressamente para as aplicações mais pesadas de pleno campo. Agora enriquecido com 4 modelos mais potentes e cheios de conteúdos tecnológicos de vanguarda, habitualmente reservados aos tratores de maior potência. 

O Same Argon distingue-se pela sua grande manobrabilidade e solidez e a sua extrema simplicidade de utilização. Constitui o complemento ideal do parque de máquinas para as médias e grandes empresas, mas também é um trator polivalente, perfeito para os pequenos agricultores. Máxima versatilidade e grande adaptabilidade, desde a lavoura até às operações forrageiras ou à limpeza de estábulos: estas são as principais caraterísticas da gama Argon. 

Disponível em 6 versões de 2 ou 4 rodas motrizes, a nova gama Same Argon está equipada com motores de 65 a 97 CV (de 48 a 71 kW) de potência máxima, e é imediatamente apreciado devido ao seu agradável aspeto futurista, onde sobressai o novo capot de uma única peça de chapa de aço, sob o qual se reviu completamente a disposição dos periféricos do motor. Agora inclui-se um depósito de gasóleo de até 75 litros, um filtro de ar PowerCore de 8 polegadas (disponível também com ejetor de pó), um pack de radiadores ampliado e sobretudo o novo coração dos Same Argon: o moderníssimo motor FARMotion com common rail de até 2000 bar de 3 cilindros, com turbocompressor, intercooler e ventilador viscostático. A conformidade com o nível Fase III B em matéria de redução de emissões contaminantes é obtido apenas com a adoção do catalizador DOC. As curvas de potência e binário foram estudadas especificamente para o âmbito agrícola, onde se destacam: o regime máximo às 2200 rpm; no Argon 80, a reserva de binário é de até 43%, enquanto, no Argon 100, o binário máximo alcança um considerável valor de 369 Nm, a 1600 rpm. 

Todos os novos Same Argon podem ser configurados em função das diversas necessidades, a partir da transmissão, oferecida em duas versões. A primeira permite uma velocidade máxima de 30 km/h (inclusivamente a um regime económico do motor) com transmissões de 4 relações (12+3 com super-redutora ou 8+8 com inversor mecânico). A segunda, por seu lado, baseia-se em transmissões de 5 relações com 3 gamas (15+15) e permite alcançar os 40 km/h a apenas 1800 rpm, enquanto, com a velocidade mais baixa e o motor a plena carga, é possível deslocar-se a apenas 298 metros por hora. Nas versões de 40 km/h, incluem-se de série o engrenamento eletro-hidráulico da tração dianteira e do bloqueio dos diferenciais. Uma melhoria adicional introduzida nas transmissões dos Same Argon é a montagem de juntas de estanquicidade especiais, para um uso seguro e duradouro inclusivamente em situações difíceis, como em arrozais. 

A TDF traseira está disponível em 4 configurações distintas, a partir das mais populares, ou seja, a 540 rpm e a 540 ECO, às quais se pode acrescentar como opção o modo de 1000 rpm ou a sincronizada com o avanço. 

Importantes novidades também se encontram no sistema de travões: sob pedido, agora é possível instalar a linha de travão hidráulico para o reboque, já de acordo com as últimas diretivas no âmbito da segurança. Nas versões 2RM, os travões multidisco em banho de óleo vão montados no eixo traseiro, enquanto nos Argon de 4 rodas motrizes, incluem-se em todas as rodas. 

O sistema hidráulico de centro aberto está disponível com dois caudais distintos da bomba (42 ou 50 litros por minuto) e oferece de 2 a 6 vias traseiras, controladas mecanicamente. Em qualquer caso, inclui-se uma bomba de engrenagens independente para o circuito de direção. O potente elevador traseiro com engate de três pontos de cat. II oferece uma capacidade máxima nas rótulas de 2500 kg, e está disponível como opção até 3500 kg. 

O posto de condução foi redesenhado e agora oferece um maior conforto graças ao túnel rebaixado; também são novos os comandos, que agora são mais cómodos e fáceis de usar, graças também à já conhecida «lógica de cores» da Same. Também o painel e o prático ecrã analógico-digital foram revistos, para proporcionar ao operador, de modo compreensível e imediato, toda a informação sobre o estado do trator. 

Para proteger o operador em caso de capotamento, está disponível um arco de segurança de 2 montantes traseiros parcialmente rebatível, que podem completar-se como opção com um teto para-sol. 

Os lastros previstos como opção para as rodas traseiras são de anel, com um total de 180 ou 360 kg adicionais, enquanto na parte dianteira é possível chegar aos 260 kg (incluídos os 20 kg do suporte de contrapesos).