NOTICÍA

New Holland apresenta trator vinhateiro T4.110F com tecnologia autónoma NHDrive

16 Fev 2018

A New Holland Agriculture fez uma parceria com a E. & J. Gallo Winery, a maior empresa vinícola familiar do mundo e cliente fiel de tratores especializados da New Holland, num projeto-piloto para testar a sua tecnologia autónoma NHDrive aplicada aos tratores vinhateiros T4.110F. Este programa-piloto conjunto centra-se na recolha de opiniões de agrónomos e operadores sobre a utilização desta tecnologia nas atividades vitícolas do quotidiano, com o principal objetivo de fornecer soluções autónomas, ditadas pelas necessidades reais dos viticultores.

O programa-piloto é a última fase do Autonomous Vehicle Program (Programa de veículos autónomos) da New Holland, na qual se exploram as diversas aplicações que mais podem beneficiar desta tecnologia. A marca revelou a sua solução autónoma NHDrive™ em 2016, na Farm Progress Show e, até à data, apresentou-a antecipadamente nas gamas de tratores T7 Heavy Duty e T8 para ilustrar as possíveis aplicações em culturas em linha. O novo programa-piloto com o trator T4.110F demonstra que a solução autónoma da New Holland pode ser aplicada a toda a gama de tratores da marca, desde a gama de alta potência para culturas em linha, até às suas gamas de tratores especializados.

Carlo Lambro, Presidente da Marca New Holland Agriculture, explicou: “A sustentabilidade e inovação representam o ADN da New Holland; é assim que ajudamos os nossos clientes a trabalhar de forma eficiente e lucrativa nos dias que correm — e que prevemos como as suas necessidades irão mudar. Acreditamos que operações especializadas, em particular as operações executadas em vinhas, podem beneficiar significativamente com a introdução de tecnologia autónoma, tanto em termos de produtividade como de sustentabilidade. A E. & J. Gallo Winery, nossa parceira no programa-piloto, partilha o nosso empenho com a inovação e sustentabilidade no setor vitícola, bem como o nosso objetivo de fornecermos uma solução autónoma que irá beneficiar viticultores de todo o mundo.”

O programa-piloto está a decorrer na vinha da E. & J. Gallo Winery na Califórnia, nos EUA, com tratores T4.110F equipados com a tecnologia autónoma NHDrive. Ao longo do programa de investigação e desenvolvimento inicial, foram feitos mais progressos na integração dos vários componentes, especialmente de elementos de deteção e perceção e dos recetores de sinais. Como tal, o trator T4.110F com NHDrive mantém o seu formato estreito geral.
Este programa-piloto centra-se numa ampla variedade de tarefas de manutenção de vinhas e produção de colheitas, e irá fornecer informações com vista a um maior desenvolvimento destas atividades durante uma operação autónoma. Estas aplicações, muitas vezes repetitivas, representam um cruzamento das várias atividades levadas a cabo nas vinhas, representando igualmente as levadas a cabo pela comunidade agrícola em geral.

Os dados gerados durante o programa-piloto irão enriquecer o Autonomous Vehicle Program da New Holland, fornecendo informações reais sobre a ampla variedade de possíveis aplicações automatizadas e autónomas. Entre elas, encontra-se a Operator Assisted Autonomy (Autonomia assistida por operador), na qual a NHDrive apoia o operador na cabina, a Supervised Autonomy (Autonomia monitorizada), na qual o operador estará no terreno e supervisiona veículos não tripulados e, por fim, a Full Autonomy (Autonomia total), sem qualquer supervisão local.

A investigação levada a cabo no âmbito do Autonomous Vehicle Program está também a criar tecnologias derivadas que já se encontram à disposição dos clientes na oferta PLM™ — Precision Land Management — da New Holland. São soluções como IntelliTurn™ — um sistema que automatiza totalmente a viragem no fim da linha com um simples toque de um botão — que ajuda os agricultores na sua demanda por uma eficiência ainda maior nas suas atividades.

A operação autónoma desempenha um papel muito importante na melhoria da atividade empresarial e sustentabilidade ambiental de operações agrícolas. Desta forma, é possível uma utilização mais eficiente dos recursos através de um maior rigor e repetibilidade das atividades, bem como uma uniformização da produtividade ao longo de todo o dia de trabalho. Ajuda a aumentar a eficiência do operador através da operação assistida: a automatização de algumas das operações básicas permite-lhes concentrar-se nas tarefas mais importantes que requerem maiores competências. Um benefício adicional é a requalificação do trabalho através da automatização de funções repetitivas. Em suma, esta tecnologia irá contribuir para o progresso da agricultura.