NOTICÍA

Os tratores John Deere cumprem 100 anos

14 Mar 2018

A história de uma lenda centenária

A compra por 2,25 milhões de dólares da Waterloo Gasoline Company em Iowa em 1918 foi o início da incorporação da John Deere ao mercado de tratores.Este investimento foi naquela época objeto de debate e controvérsias, uma vez que muitos críticos tinham dúvidas sobre o futuro dos tratores e continuavam a confiar na tração animal tradicional. Ninguém esperava que as operações de fabrico de tratores se convertessem nos pilares do crescimento da companhia.

O trator Waterloo Boy Modelo N de 12 CV, produzido até 1924, foi o primeiro trator fabricado e comercializado pela John Deere. O primeiro trator a apresentar a marca John Deere, e as cores verde e amarelo, foi o Modelo D, produzido entre 1923 e 1953, e assim começou a história de êxito dos tratores da companhia. O trator John Deere mais vendido foi o Modelo B, com 300.000 unidades comercializadas entre 1935 e 1953, enquanto que o 4020 conseguiu ser o modelo individual mais vendido, com um total de 175.000 unidades produzidas entre 1963 e 1971. Em 1963 a John Deere converteu-se por primeira vez em líder mundial do mercado de tratores.

Em 1956 a John Deere adquiriu a fábrica de tratores Heinrich Lanz AG, situada em Mannheim, Alemanha. Com este investimento a companhia iniciou as suas atividades de fabrico na Europa. A Lanz também possuía um longo historial no mercado de tratores, apresentando o popular modelo Lanz Bulldog em 1921.

Ao longo dos seguintes anos a John Deere continuou a reforçar a sua posição no mercado de tratores. Foi a primeira companhia a incorporar direção assistida nos seus tratores em 1954, outro importante marco foi a introdução em 1966 do sistema de proteção anti-capotamento ROPS como caraterística de segurança, marcando o caminho para os restantes fabricantes. Inicialmente disponível como opção em 1973, a cabine Soun-Gard foi o primeiro ambiente para operador climatizado e protegido de pó, enquanto a transmissão PowerShift de mudanças hidráulicas, lançada em 1964, proporcionava aos tratores John Deere uma caixa mais cómoda e eficiente que aumentava a produtividade.

Hoje em dia, os tratores não se utilizam exclusivamente para suportar alfaias - no seu lugar, os tratores agrícolas, as máquinas e as alfaias podem aumentar a sua eficácia trabalhando interconectados. Por exemplo, a automatização do trator permite a uma enfardadeira comunicar com o trator para realizar o ajuste automático de funções como a velocidade de trabalho, dependendo da carga. A transferência de dados sem fios permite ao agricultor compilar dados desde a sementeira até à colheita e enviá-los diretamente para o seu escritório. A documentação de campo inclui todos os dados da cadeia de produção e aumenta a transparência para os consumidores. Agricultores e prestadores de serviços podem utilizar os dados para tomar decisões agronómicas sobre, por exemplo, as aplicações de fertilizantes e produtos fitossanitários.

Os 100 anos de sucesso da John Deere, desde o Waterloo Boy de 12 CV até aos modernos tratores “inteligentes”, são celebrados em todas as fábricas de tratores que a empresa tem distribuídas por todo o mundo.