NOTICÍA

Husqvarna revela conceito de corte de relva com robôs para parques urbanos 2030

04 Abr 2018

Até 2030, prevê-se que as cidades por todo o mundo tenham mais pessoas e mais parques.Para gerir o crescente número de espaços verdes com impacto mínimo na natureza e nas pessoas, a Husqvarna apresenta um conceito de sistema autónomo de corta-relvas que leva a segurança, produtividade e sustentabilidade a novos níveis. O conceito inclui sensores e um conjunto de nove robôs corta-relvas flutuantes, alimentados por tecnologia a bateria e inteligência artificial, transportados por um drone de transporte autónomo.

Husqvarna Solea explora possibilidades futuras de manutenção profissional de relvados, combinando a tecnologia de ponta com o conhecimento de aplicação da Husqvarna, refletindo as conclusões do Relatório Futuro dos Parques Urbanos. O relatório conclui que o número de espaços verdes em áreas urbanas irá aumentar até 2030 e que irão emergir novos tipos de parques. Paralelamente ao desenvolvimento do parque tradicional, espera-se um aumento dos jardins de terraço, gerando complexidade na manutenção de espaços verdes. Husqvarna Solea cumpre este desenvolvimento, já que este ecossistema autónomo para o cuidado profissional do relvado corta a relva 24/7 e requer contributos humanos mínimos, permitindo aos profissionais do espaço verde realizar tarefas mais exigentes no parque.

“Husqvarna Solea demonstra o nosso compromisso para explorar novas formas de permitir que as cidades se tornem mais verdes e ajudar os paisagistas a poupar tempo”, diz Pavel Hajman, Presidente da Husqvarna Division.“Impulsionando e testemunhando o desenvolvimento dos robôs corta-relva durante mais de 20 anos, prevemos que estes venham a desempenhar um papel fulcral nas equipas de paisagismo profissional nos próximos anos”.

Husqvarna Solea - como funciona
Husqvarna Solea é um sistema autónomo de manutenção de relvados concebido para operar de forma rápida e silenciosa 24 horas por dia, oferecendo aos visitantes do parque uma melhor experiência com distúrbios mínimos.Durante a operação, o sistema recolhe dados e informação em tempo real para apoiar os profissionais de espaços verdes nas ações necessárias, fornecendo também uma visão holística e informações sobre a saúde do parque.

O sistema possui cinco partes: o drone de reconhecimento, sensores fixos, drone de transporte, robôs corta-relva e uma nuvem AI (Inteligência Artificial).
• O drone de reconhecimento possui sensores para examinar a área e recolher dados dos espaços verdes.
Esta informação é enviada para os sistemas da nuvem AI.
• Os sensores fixos recolhem constantemente dados do parque para apoiar o sistema a criar uma visão holística das necessidades e saúde do parque.
• A nuvem AI estima o tempo e unidades necessárias para concluir a tarefa na cidade.
• O drone de transporte recebe as coordenadas de localização e a rota prioritária das diferentes áreas de manutenção a partir da nuvem AI e transporta os robôs corta-relva e o drone de reconhecimento para os locais. Durante o voo, recarrega os corta-relvas e o drone de reconhecimento. Quando não está em uso, e durante o voo, o drone é alimentado por energia solar.
• Os nove robôs corta-relva trabalham individualmente ou em grupo e flutuam 3-5 cm acima do solo (dependendo das configurações). O ventilador central na conduta de ar permite que os corta-relvas flutuem. Com ar canalizado do ventilador central, juntamente com pequenos ventiladores adicionais emcada canto, os robôs tornam-se ágeis e precisos. Durante o funcionamento, os robôs corta-relva comunicam constantemente entre si e com o drone de reconhecimento, que apoia os corta-relvas com uma “visão panorâmica” para prever movimento no parque e outras alterações que podem afetam o trabalho de manutenção.
• Os dados do trabalho são transferidos para uma nuvem AI para calcular conclusões de trabalho, incluindo a atualização do parque e saúde do produto.

Especificações do produto
Husqvarna Solea contém nove robôs corta-relva flutuantes alimentados a bateria. Cada corta-relva está equipado com 20 pequenas lâminas de corte giratórias revestidas a diamante, em que cada lâmina gera uma largura decorte de 340 mm, para uma largura de corte total de 306 cm (9x340 mm). O sistema flutuante permite um corte rápido sem desrelvar a relva. À velocidade máxima, com os nove robôs em funcionamento, levaria cerca de 8 minutos para cortar aproximadamente 10 000 m2 (3 m2/segundo).

Por razões de segurança, cada robô está equipado com sensores de reconhecimento de objetos e, para monitorizar a saúde da relva, também dispõem de sensores de humidade e nutrição. Os robôs corta-relva carregam através do revestimento da membrana solar na superfície superior e/ou do drone de transporte durante e entre tarefas.

O drone de transporte autónomo é fabricado em fibra de carbono estruturado superleve. Tem 150 cm de diâmetro e 80 cm de altura. O parte superior do drone de transporte está revestida com uma membrana de célula solar paramelhorar a recarga de indução rápida que é realizada diariamente na base de operação.

O nome Solea vem do linguado, um peixe achatado que flutua ligeiramente acima da superfície, usando o mínimo de energia. O conceito de design foi revelado em Silent City, um evento internacional sobre o futuro do paisagismo, realizado pela Husqvarna em Edimburgo, Reino Unido. Este conceito baseia-se em ideias para o futuro do paisagismo e, atualmente, não existem planos para a sua produção.