NOTICÍA

Linde R-MATIC armazena mercadorias de forma automática em estantes de grande altura

20 Abr 2018

A automatização é um dos pontos fundamentais da logística 4.0 e a Linde Material Handling continua a dar passos para que os seus clientes disponham das soluções que esta exigente mudança de paradigma supõe, ampliando a sua carteira de soluções automatizadas. Desta vez, a Linde incorpora o empilhador retrátil R-MATIC, capaz de gerir cargas de até 1,6 toneladas de forma totalmente automática e independente.  

A Linde Material Handling apresenta o seu novo produto inteligente da família "Linde robotics”: o empilhador retrátil R-MATIC. Com uma capacidade de carga de 1,6 toneladas, este equipamento pode ser operado sem paragens 24 horas por dia, 7 dias por semana, armazenando e retirando mercadorias das estantes e além disso, encarregando-se do fornecimento das mesmas onde seja necessário e em todos os sectores da indústria e dos serviços. Os sensores incorporados no equipamento garantem que as paletes sejam colocadas ou recolhidas de maneira segura e no lugar correto. Outro sensor situado no porta-garfos evita o perigo de que as cargas sobressaiam das dimensões previstas. As câmaras tridimensionais são utilizadas para detetar a posição de colocação na estante e ajustar a posição dos garfos utilizando o deslocador lateral. 

A nível horizontal, o sistema de geonavegação baseado em contornos da infraestrutura guia o equipamento automatizado de maneira segura, sem necessidade de instalar qualquer elemento extra na envolvente. O laser de navegação digitaliza permanentemente a área num raio de 360° para orientar-se no espaço. Durante este processo, o R-MATIC move-se a uma velocidade de até 2,5 metros por segundo. 

A utilização de um equipamento totalmente automatizado carateriza-se pela sua elevada fiabilidade, precisão e segurança: o índice de danos é reduzido ao mínimo, uma vez que se pode excluir o erro humano como causa de acidente. Além disso, os processos automatizados ajudam na otimização dos processos operacionais. Por outro lado, produz-se um aumento da eficácia pois o pessoal poderá agora ser orientado para um trabalho de maior valor acrescentado. “Com operações de dois ou três turnos, assumimos que o R-MATIC será amortizado em dois anos no máximo," afirma Philipp Stephan, Product Manager da Linde robotics na Linde Material Handling.

Um empilhador que facilita a entrada na Indústria 4.0
O R-MATIC esteve em funcionamento durante mais de um ano nas instalações de um importante fabricante internacional de bens de consumo. Durante esta fase de teste, os supervisores não só avaliaram a sua tecnologia de ponta mas também o aumento testado da produtividade que este equipamento supôs no armazém. “O empilhador retrátil R-MATIC é uma opção que vale a pena ter em conta em qualquer empresa industrial cujo sistema de intralogística se realize mediante uma forte pressão de custos e necessidade de grande eficácia,” afirma Frank Heptner, Senior Director Consultancy and Projects, Intralogistics Solutions da Linde Material Handling. 

Utilizando os empilhadores robóticos da Linde, os responsáveis de logística podem, gradualmente, criar redes com os seus processos de fluxo de materiais internos. Para as aplicações simples, o R-MATIC pode trabalhar de maneira independente, ou seja, sem estar conetado a sistemas de IT corporativos. Neste caso, as ações ativam-se diretamente através do ecrã tátil do equipamento ou a partir de uma caixa de comunicações. Nas utilizações mistas, os equipamentos automatizados comunicam-se mediante interfaces com outros equipamentos e sistemas de manutenção.

Quando se utilizam em frotas grandes ou em processos mais complexos, o sistema de controlo do R-MATIC pode trocar dados com o Sistema de Gestão de Armazém (SGA) e o de Planificação de Recursos de Empresa (PRE). A unidade informática gere os pedidos admitidos, atribui tarefas otimizadas por rota aos equipamentos, recebe retroalimentação dos equipamentos, regula o tráfego e toma o controlo da frota.

Para definir a solução robótica ideal, os especialistas do departamento Linde Intralogistics Solutions da Linde Material Handling analisam os processos de fluxo de materiais in situ juntamente com o cliente. Logo que se tenha completado a fase de planificação, o equipamento instala-se nas instalações do cliente num breve período de tempo. O empilhador retrátil R-MATIC tem uma capacidade de carga de 1,6 toneladas, e pode operar em turnos de até 24/7, armazenando e retirando mercadorias de estantes a grande altura.