NOTICÍA

New Holland celebra 100 anos desde a introdução do primeiro trator FIAT

07 Nov 2018

A New Holland celebra 100 anos desde a introdução do primeiro trator FIAT com a gama do Fiat Centenario Edição Limitada

A New Holland celebra o 100º aniversário desde o primeiro trator Fiat lançado da linha de montagem. O Modelo 702 foi desenvolvido para responder à escassez de mão de obra na agricultura quando a 1ª Guerra Mundial estava a chegar à sua fase final. Era urgentemente necessário aumentar a produtividade do setor e a mecanização era a única forma de ultrapassar a falta de mão de obra e lavrar eficazmente o solo duro dos terrenos negligenciados durante a guerra. O Modelo 702 oferecia a solução com a sua abordagem inovadora. Foi especificamente desenvolvido para satisfazer as exigências da mais mais vasta variedade de aplicações estáticas e dinâmicas, com o seu motor de 4 cilindros, tração traseira, um eixo de direção dianteiro e eixo traseiro rígido – uma escolha invulgar para a altura. O Modelo 702 também rompeu com o design convencional adotando a abordagem do trator Fordson que apresentou um motopropulsor de capacidade de carga, que eliminou a necessidade de um chassis. Distinguia-se da máquina Fordson – concebida para o solo solto e amplos terrenos maioritariamente nivelados na América do Norte – pelo facto de ser mais potente e perfeitamente adaptado ao solo difícil e terrenos frequentemente inclinados com que os agricultores europeus tinham de lidar.

Após testes de campo exaustivos, o Modelo 702 foi apresentado às Autoridades Italianas em 14 de agosto de 1918. Esta foi a estreia oficial de um dos mais icónicos tratores na agricultura. Causou imediatamente impacto ao vencer o seu primeiro torneio de lavoura, deixando para trás os seus concorrentes estabelecidos. No ano seguinte, à boleia do seu desempenho bem sucedido nos campos, a Fiat assinou acordos de fornecimento com consórcios agrícolas em toda a Itália e iniciou a produção de 1 000 tratores. Nasceu o primeiro trator Fiat produzido em massa e teve início a mecanização da agricultura italiana.

O Modelo 702 foi o primeiro numa longa linha de tratores que, primeiramente desenvolvidos para responder a uma necessidade específica, acabaram por moldar a agricultura em todo o mundo: tratores como o Modelo 700C, o primeiro trator de rastos na Europa, que abriu novos caminhos com uma força de tração, estabilidade e segurança em encostas e terreno lamacento que não tinha comparação quando foi lançado em 1932. A década seguinte assistiu à chegada do Modelo 40, outro trator de rastos, que era leve, seguro e económico, já que podia funcionar com uma grande variedade de combustíveis mais baratos do que a gasolina. O Modelo 50 foi o trator da reconstrução pós-gerra: imparável e indestrutível, colocou a Fiat firmemente na liderança nos tratores de rastos. O Série Diamante introduziu nos anos 60 o conceito de uma Série de tratores, com quatro modelos que vão dos 22 aos 70 CV. Marcou igualmente o aspeto da primeira versão para vinhas estreitas da Fiat, a origem da herança de excelência e liderança da New Holland em tratores especializados. A Fiat celebrou o seu 50º aniversário com a Série Nastro d’Oro, um favorito dos pequenos e médios agricultores, disponível em muitas versões que incluíam vinha, pomar, montanha e plantação em linha. Com a Série Diamante e Nastro d’Oro, a Fiat tornou-se num importante interveniente no mercado europeu.

Os anos 80 assistiram ao lançamento da Série 90, uma das séries de tratores mais apreciadas na história da agricultura. Introduziu um nível de conforto do operador inteiramente novo com a sua cabina suspensa, ar condicionado e aquilo que foram na época níveis de ruído no interior da cabina extraordinariamente baixos com apenas 80 dBA. Esta Série foi continuamente desenvolvida e atualizada ao longo dos anos, alargando as fronteiras, até que o último modelo 110-90 Tradition foi lançado em 2002. Com o seu sucesso duradouro, a Série 90 atingiu o estatuto de ícone, tendo permanecido depois do lançamento de outra gama que fez história, a Série Winner em 1990. A gama Winner elevou o design da cabina e o seu conteúdo tecnológico a um novo nível, inspirando-se no mundo automóvel. As portas totalmente envidraçadas e os pilares laterais estreitos da cabina ofereciam uma visibilidade global sem precedentes. A cabina, com suspensão em sinoblocos, era excecionalmente silenciosa com apenas 75 dB(A). As características no interior da cabina incluíam ar condicionado e um compartimento fresco para bebidas. O computador de bordo fornecia dados de consumo do combustível por hora e por hectare em tempo real, num formato de “gráfico de barras” nunca antes visto num trator. Vinte anos após o seu lançamento, a cabina da série Winner foi aceite como uma das melhores cabinas de todos os tempos.

Esta longa linhagem de tratores que mudou a agricultura atesta a visão da Fiat de satisfazer uma necessidade local específica e, de seguida, alargá-la para oferecer a agricultores em todo o mundo máquinas fáceis de usar, inovadoras e altamente produtivas. A herança que permanece até hoje na vasta oferta New Holland, sempre na vanguarda da indústria com inovações que melhoram significativamente a forma como os agricultores trabalham e tornam as suas vidas mais fáceis.

A New Holland irá celebrar os 100 anos dos tratores Fiat com um programa de eventos que terão início na feira EIMA 2018 e continuarão ao longo de 2019.

Carlo Lambro, Presidente da Marca New Holland Agriculture, afirmou: “Com o nosso programa de eventos e iniciativas, queremos celebrar os 100 anos que a Fiat e a New Holland estão ao lado dos agricultores, ajudando-os a fazer mais com menos com recurso a equipamento inovador, produtivo e eficiente. Estamos ’juntos desde o início’ com os nossos clientes e continuaremos a estar juntos, hoje e no futuro, fazendo avançar a nossa rica herança para continuar a inovar a mecanização agrícola.”

O “concept tractor” Fiat Centenario, inspirado pela Série 90 e criado pelo Centro de Design Industrial da CNH, revisita a icónica gama de tratores, atualizando o seu design com as linhas fluidas dos modernos tratores atuais e uma carroçaria envolvente que faz lembrar o “Concept Tractor” alimentado a Metano apresentado no ano passado e que será também apresentado durante a feira EIMA. Os autocolantes do capô, baseados nos da Série 90, ligam a herança da Fiat à New Holland dos dias de hoje.

Para celebrar este importante aniversário, a marca criou ainda uma gama do Fiat Centenario Edição Limitada que terá uma decoração especialmente concebida e que inclui elementos da herança dos tratores Fiat. A inconfundível cor terracota que foi associada aos tratores Fiat durante décadas foi atualizada e recebeu um tratamento metálico; o emblema do capô liga a folha New Holland atual à herança terracota, e autocolantes especiais no capô e no guarda-lamas ligam os tratores atuais às origens da Fiat e à icónica Série 90.

Os tratores comemorativos estarão disponíveis em seis modelos utilitários, especializados e de rastos (T5.120 EC, T5.115, T4.110F com cabina, T4.110LP ROPS, T4.110FB ROPS e TK4.110 ROPS). Cada trator apresenta uma placa numerada que o identifica como um dos 100 modelos de edição limitada nas seis gamas.  

O “Concept Tractor” Fiat Centenario e uma gama de modelos Fiat Centenario Edição Limitada ficarão em exposição numa área dedicada à celebração do marco no stand New Holland nas principais feiras europeias, começando pela EIMA 2018 e ao longo de 2019.