NOTICÍA

Deutz-Fahr apresenta a nova Série 6W Profi

26 Nov 2018

A Deutz-Fahr apresenta a nova Série 6W Profi, composta por 4 modelos com motores de 6 cilindros Stage III A e potência compreendida entre 130 e 180 CV. Máquinas que se distinguem pelo seu design moderno associado a uma mecânica robusta, garantindo um nível de produtividade elevado, caraterística estratégica num mercado global que exige máquinas cada vez mais fiáveis e eficazes. 

Totalmente concebidos em Itália e destinados aos mercados emergentes, além de serem eficientes, produtivos e versáteis, os tratores 6W Profi respeitam o ambiente, graças à utilização de materiais com impacto reduzido no ciclo de produção. Disponíveis com cabina ou com chassis ROPS de 4 pilares complementado com um prático tejadilho para-sol, a nova gama 6W Profi assegura aos utilizadores custos de gestão bastante reduzidos. 

Sob o capô da nova série 6W Profi, trabalham os incansáveis e fiáveis motores Deutz da série TCD 2012 L06, com sistema de injeção Deutz Common Rail (DCR) de controlo eletrónico até um máximo de 1600 bar, turbocompressor com intercooler e válvula wastegate. O sistema Common Rail é constituído por duas bombas de injeção lubrificadas pelo óleo do motor e "imersas" no monobloco que, juntamente com a regulação eletrónica do regime, permite desenvolver excelentes binários a baixas rotações, mantendo o ruído e as vibrações a níveis claramente reduzidos. Ao mesmo tempo, os consumos são constantemente otimizados em relação à potência instantânea exigida; além disso, a potência distribuída permanece bastante estável num intervalo alargado do regime do motor. 

Os Deutz TCD 2012 L06 distinguem-se também pela sua elevada elasticidade e pela sua longa vida útil, tudo graças à facilidade de combinação com muitos tipos de transmissão.

Para garantir uma elevada autonomia de serviço, os modelos 6130 W Profi, 6145 W Profi (exposto no stand Deutz-Fahr) e 6165 W Profi foram equipados com um depósito com capacidade para 270 litros de gasóleo, ao qual pode ser opcionalmente acrescentado outro de 150 litros. Em contrapartida, nos tratores 6180 W Profi, ambos os depósitos são de série, oferecendo uma capacidade de 420 litros. 

Inteiramente concebidas na SDF, as transmissões totalmente sincronizadas montadas na gama 6W Profi, asseguram um nível máximo de robustez, um excelente nível de fiabilidade e um rendimento elevado, oferecendo, ao mesmo tempo, várias opções de configuração.

A oferta base prevê 4 velocidades em 3 gamas com inversor (num total de 12+12 relações) mas, opcionalmente, é possível acrescentar um redutor ou um super-redutor (neste último caso, só é possível trabalhar a 200 m/h com o motor em regime máximo) numa combinação de 16+12 velocidades; se, pelo contrário, optar pela presença de um splitter, conseguirá chegar a 24+12 velocidades. 

A tração também é otimizada também em condições difíceis, graças ao novo comando eletro-hidráulico de engate da tração dianteira e ao bloqueio total do diferencial traseiro, o qual pode ser gerido automaticamente na configuração de série. O diferencial dianteiro prevê também um dispositivo automático de limitação de patinagem de 45%, mas opcionalmente é também possível solicitar, neste caso, o bloqueio a 100%, com gestão eletro-hidráulica. 

A série 6W Profi está equipada de série com uma TDF de engate eletro-hidráulico, para garantir um arranque gradual e progressivo dos equipamentos acoplados. De série, prevê-se o tradicional acoplamento de 540 e 1000 rpm mas, em alternativa, poderá ter o modelo 540ECO juntamente com as 1000 rpm. Para facilitar as operações de manutenção, a embraiagem dedicada da TDF foi colocada numa zona de fácil acesso, nomeadamente junto do eixo.

Fabricado com uma componente “premium”, o sistema hidráulico oferece diversas configurações. De base, inclui uma bomba de caudal fixo de 94 l/min, ao serviço do elevador e dos distribuidores auxiliares, a qual pode ser complementada por mais uma bomba em tandem de 37 l/min, oferecendo um fluxo total de 131 l/min. A tudo isto liga-se uma bomba dedicada à direção assistida e aos circuitos auxiliares de 43 L/min. 

A bomba principal de 94 l/min é servida por um par de distribuidores de duplo efeito (para um total de 4 vias) de controlo mecânico que, opcionalmente, podem ser aumentados para 3 (6 vias). Se o trator também possuir uma bomba em tandem, o equipamento standard será composto por 6 vias que, a pedido, poderão ser aumentadas para 8.

O elevador traseiro tem uma capacidade de elevação máxima de 6850 kg junto aos engates rápidos, mas opcionalmente poderá chegar a 8600 kg, com cilindros externos suplementares. 

Tanto nos equipamentos com cabina, como naqueles com chassis de 4 pilares e tejadilho para-sol, o posto de condução distingue-se por uma grande habitabilidade, com níveis de ergonomia e conforto muito elevados, totalmente em linha com os padrões mais modernos. A adoção de materiais inovadores, a excecional visibilidade externa e o posicionamento cuidado e racional de todos os comandos tornam o habitáculo um posto de trabalho ideal para a execução de todos os trabalhos. 

O acesso à cabina faz-se de forma cómoda e fácil, graças à ampla abertura das portas, enquanto o assento do condutor possui uma eficaz suspensão mecânica. Também de série, a coluna da direção é de inclinação regulável, com um painel de seguimento dos movimentos que assegura, em todas as situações, a máxima visibilidade das informações exibidas pela instrumentação digital. 

Em opção, está previsto um confortável assento rebatível para o passageiro. Nas versões cabinadas, o ar condicionado é equipado de série: para garantir uma ventilação uniforme do habitáculo, o ar é distribuído por 10 tomadas de ar reguláveis. Os dois filtros de ar para a cabina estão sabiamente colocados nas laterais do tejadilho, dotados de proteções que podem ser facilmente removidas para limpeza. Existem mais dois filtros internos dedicados à recirculação que mantêm limpo o ar já refrigerado, evitando assim o consumo inútil de mais energia.

Breve panorâmica dos novos modelos da Série 6:
• 4 modelos com motores de 6 cilindros Stage III A e potência compreendida entre 130 e 180 CV
• motor Deutz da série TCD 2012 L06, com sistema de injeção Deutz Common Rail (DCR)
• transmissão sincronizada de 4 velocidades para 3 gamas com inversor e super-redutor
• engates eletro-hidráulicos para tração dupla, bloqueio dos diferenciais e TDF
• sistema hidráulico com bomba dupla de 131 l/min e 4 distribuidores traseiros (8 vias)
• elevador traseiro com capacidade máxima de 8600 kg e TDF 540/1000 (ou 540E/1000)
• disponibilidade da plataforma “Open Station” ou cabina original com ar condicionado