NOTICÍA

Fendt e Braun apresentam sistema de controlo automático de alfaias e trator na área vitivinícola

09 Jul 2019

A deservagem mecânica na zona intercepas está a adquirir cada vez mais importância como alternativa interessante no uso de herbicidas. A Fendt apresenta juntamente com a Braun Maschinenbau GmbH um exclusivo sistema global que assume quase na sua totalidade o controlo da combinação de trator e alfaia. A funcionalidade completa desta combinação apenas é possível com o Fendt 200 Vario, uma vez que é o único trator que admite a condução automática com este sistema. Isto simplifica enormemente a utilização de combinações complexas de alfaias e aumenta de forma considerável o interesse da deservagem mecânica.

Exclusivo sistema para a deservagem mecânica
A Fendt apresenta agora como pré-lançamento para a Agritechnica 2019 um exclusivo sistema global juntamente com a Braun Maschinenbau GmbH que simplifica fortemente o uso de combinações de alfaias, em particular, as de montagem ventral, além de aumentar a qualidade de trabalho e permitir combinações complexas que até à data não eram possíveis.

Este sistema assume o controlo da combinação de trator e alfaia e permite a condução automática do trator e a constante adaptação automática das alfaias à envolvente. A deservagem mecânica na zona intercepas não só é cada vez mais interessante, como aumenta de maneira considerável a eficiência dos trabalhos de adubação e cuidado de tal zona.

Trabalho relaxado e sem fadiga
A base de todo o sistema é o Fendt 200 V/F Vario, que tem instalado um chassis central Braun com sistema de elevação transversal de ambos os lados e diferentes alfaias. Na parte traseira também trabalha um triturador da empresa Braun. O sistema Braun VPA (Vineyard Pilot Assistant) encarrega-se de compilar e transferir a informação necessária para o controlo. O sistema consta de um laser, um giroscópio, a unidade de controlo VPA e um terminal.

O laser deteta a envolvente e regista o contorno do solo, as vides e os postes, entre outros. O denominado giroscópio, um rotor de giro rápido que roda num rolamento móvel, regista a posição 3D do trator. A informação do sistema VPA é transmitida ao Fendt 200 V/F Vario através da interface ISOBUS. O trator executa os comandos de condução e circula automaticamente e com precisão no centro da fileira de vides. Esta comunicação entre o sistema de condução da empresa Braun e o trator de via estreita funciona exclusivamente com o Fendt 200 V/F Vario. Além disso, a informação transmite-se às alfaias ventrais, cuja altura e largura são controladas com total independência entre si. As alfaias trabalham a uma distância ótima das vides, melhorando a qualidade de trabalho e reduzindo ao mínimo os danos. A largura de trabalho da alfaia traseira adapta-se de acordo com a informação scaneada. O sistema é ativado no princípio da linha, adotando automaticamente as alfaias ventrais a posição de trabalho ideal. Esta função constitui por seu lado um dispositivo de segurança para que as alfaias não mudem acidentalmente para a posição de trabalho. No final da linha, as alfaias ventrais passam automaticamente para a posição de estacionamento com a ajuda do sistema de deteção de final de linha.

Con este sistema global da Fendt e da Braun Maschinenbau GmbH, apenas serequer a intervenção ativa do condutor nas cabeceiras. Nas linhas apenas tem que controlar o sistema, o que garante um trabalho muito mais relaxado e uma menor fadiga. Além disso, a velocidade aumenta para perto de 8 km/h, o que supõe quase o dobro que nos deslocamentos sem este sistema. O uso de combinações complexas de alfaias também proporciona outras vantagens. Devido ao menor número de trajetos, não apenas se economiza tempo e insumos, mas também se diminui a compactação do solo. Os componentes da combinação de alfaias também podem ser utilizados de forma individual ou noutras combinações como, por exemplo, com alfaias centrais combinadas com um pulverizador rebocado.

O sistema VPA para o controlo das alfaias já está disponível, no entanto, a funcionalidade completa, com o controlo do trator incluido, poderá ser adquirida a partir da primavera de 2020.

Forte Fendt