NOTICÍA

Landini, paixão e inovação na Agritechnica 2019

14 Out 2019

A Landini, marca do grupo italiano Argo Tractors, apresentará na Agritechnica a sua ampla gama de tratores desenhados para satisfazer os profissionais mais exigentes.

A inovação tecnológica e a paixão pelo trabalho são caraterísticas distintivas dos tratores Landini, que conta com mais de um século de experiência e que se conseguiu destacar no cenário internacional, ampliando a sua gama para satisfazer os requisitos do cliente.

A Landini conseguiu afirmar-se quanto à fiabilidade, facilidade de uso, tecnologia e serviço de suporte constantemente atualizados. Versatilidade e simplicidade complementadas com eficiência e conforto.
Além de conhecer as novidades do produto, os visitantes terão a possibilidade de entrar em contacto com o mundo Landini, claramente orientado para um modelo de empresa 4.0, onde o aprimoramento tecnológico e a inovação andam de mãos dadas com o atenção ao fator humano e sustentabilidade ambiental.

REX 4
O Landini Rex 4, equipado com o Advanced Driving System, estará em Hannover. O Advanced Driving System é o inovador sistema híbrido de condução assistida que, através de equipamentos mecatrónicos de última geração, ajuda o operador em todas as manobras, tanto no campo como em estrada, onde o conforto da condução aumenta graças à rigidez da direção, que muda de acordo com a velocidade, como acontece nos carros, e com o retorno automático das rodas à sua posição central.

Além disso, permite a conexão ao sistema de navegação por satélite, memorização e controlo da posição das rodas durante o trabalho em terrenos inclinados e em patamares, bem como o cancelamento dos efeitos de forças externas na direção do trator.

As versões presentes na Alemanha são o REX 4-120 GT (ideal para pomares largos), REX 4-100 S (para pomares estreitos) e o REX 4-110 GE (para pomares, na versão em plataforma, ideal para se mover facilmente sob os ramos das linhas).

As potências variam de 70 a 112 cavalos com os motores Deutz AG, equipados com um sistema de tratamento de gases de escape EGR & DOC sem DPF e, consequentemente, sem regeneração. O dispositivo Engine Memo Switch está disponível de série, o que aumenta o conforto em operações que requerem memorizar e recuperar um determinado regime do motor.

Por outro lado, a eficiência das manobras em campo é otimizada através do controlo dos sistemas hidráulicos (até 7 distribuidores eletro-hidráulicos) através de um joystick multifuncional «all in one», gerindo eletronicamente as horas de trabalho, mediante o registo de campo e os serviços de manutenção através do protocolo Landini Fleet Management, e mediante a possibilidade de realizar telediagnósticos em tempo real.

Cabine CAT 4
Em cabines com a categoria de proteção CAT 4, foi introduzido um sistema de pressurização que isola a zona de condução e a protege contra elementos nocivos que se libertam na distribuição fitossanitária. O sistema funciona graças a uma central a bordo, que indica a manutenção correta da pressão interna e a eficiência dos filtros de carvão ativado.

A versão com eixo suspenso é equipada com 2 travões de disco em banho de óleo, e o bloqueio do diferencial é garantido a 100% por meio de um sistema eletro-hidráulico. O ângulo de direção alcança um máximo de 55°, para favorecer manobras em qualquer condição do terreno.

A instalação hidráulica está disponível com bomba dupla, 28 l/min para a direção e 50 l/min para elevadores e distribuidores. Opcionalmente, está disponível com uma bomba tripla, que fornece 41 l/min aos distribuidores traseiros e ao elevador e 41 l/min aos distribuidores ventrais, por um total de 110 l/min.

Série 2, solução moderna e ágil para espaços limitados
A série 2 da Landini representa uma solução moderna, ágil e compacta e está disponível na versão padrão e na configuração “GE” (apenas plataforma) que, graças ao design cuidadoso dos redutores traseiros e da plataforma, permite obter um piso mais baixo; esta solução garante melhor desempenho em espaços limitados (por exemplo, em vinhas em latada ou em estufas), mas também é funcional para uso urbano, no tratamento e manutenção de parques e jardins dos municípios. Os pontos fortes desta série são as dimensões compactas e a versatilidade.

Graças aos pneus traseiros de 24”, é possível reduzir as medidas (em largura até 1.420 mm e em altura ao volante, para apenas 1.230 mm). Os motores Yanmar oferecem potências de 44 a 51 CV, disponíveis nos três modelos 2-045, 2-050 (versão exposta em Hannover), 2-055 STD ou GE. Equipados com 4 cilindros, aspirados e turbo, estes motores garantem alto desempenho, consumo e ruído reduzidos, excelente reserva de binário e proteção ambiental.

A cabine de 4 colunas permite aumentar a visibilidade em favor da manobrabilidade e agilidade da máquina. Caraterizada por um design moderno, oferece um novo nível de conforto ao operador, com maior pressurização, menos ruído e uma climatização perfeita, graças à eficiência do sistema de ar condicionado.

O elevador mecânico com engate de três pontos de 1ª categoria tem capacidade para 1.200 kg, enquanto os distribuidores suplementares são 3 (capacidade máxima) de simples e duplo efeito. Ambos os controlos estão à direita do operador, numa posição altamente ergonómica e intuitiva.

Série 4D, uma gama funcional e sólida
A série 4D da Landini, com tração às quatro rodas, plataforma ou cabine, está equipada com motores Deutz Tier 4 (de 4 cilindros Turbo-intercooler com 2 válvulas por cilindro e injeção eletrónica Common Rail de alta pressão). Os modelos disponíveis são três: 4-070D, 4-080D, 4-090D. A cilindrada é de 2,9 litros com potências máximas de 70, 75 e 88 cv.

O sistema de injeção eficiente Deutz Common Rail fornece mais potência do motor e reduz o consumo, com uma reserva considerável de binário e flexibilidade de uso.

A transmissão Made in Italy, fabricada pela Argo Tractors, é mecânica com 4 marchas e 3 gamas (com super redutora opcional de 300 m/h).

A série 4D é equipada com controlo eletro-hidráulico de acoplamento DT nas versões 4RM, tomada de força sincronizada de 1 ou 2 velocidades, um sistema hidráulico de centro aberto com fluxo de 45 l/min dedicado ao elevador e distribuidores, um elevador traseiro com capacidade máxima de até 3.400 kg. Estão incluídos 2 distribuidores padrão para a versão da plataforma e até 3 distribuidores na versão cabinada. Sob pedido, o sistema de elevação ergonómica pode ser adicionado ao elevador, o que permite um uso mais confortável do equipamento.

Série 5, versatilidade e simplicidade de manutenção
A série 5 da Landini (disponível nos modelos 100, 110 e 120) é a família de produtos dos tratores utilitários. Extremamente versáteis, são excelentes colegas de trabalho em qualquer tipo de atividade: desde o trabalho em campo aberto, como a mobilização do solo, a sementeira, a gestão de todo o ciclo de colheita de forragem, até ao trabalho de uma exploração pecuária. A Série 5, projetada e executada para enfrentar qualquer tipo de tarefa com a máxima fiabilidade e com um nível ótimo de conforto, é ideal para empresas de médio porte e não precisa fazer investimentos excessivos na frota de veículos.

Os motores são Deutz AG, com 4 cilindros e 16 válvulas, 3,6 litros, Turbo Intercooler com injeção eletrónica Common Rail e sistema EGR + DOC, para respeitar os regulamentos contra a contaminação 3B/Tier 4 Interim.

A cabine Total View Slim garante uma vista panorâmica a 360° e um trabalho mais confortável, graças às grandes dimensões, é perfeitamente à prova de som e fabricada com materiais de qualidade automotiva. O vidro traseiro e dianteiro abrem tipo "compasso", para promover a ventilação natural.

As configurações disponíveis das transmissões são 8: desde o Speed Four de 12 F + 12 T com inversor mecânico, ao T - Tronic de 48 F + 16 T com inversor eletro-hidráulico, HML e super redutora. A tomada de força pode ser de 2 ou 4 velocidades.

Série 6H, fiabilidade e conforto
A série 6H da Landini é o símbolo da versatilidade, pois pode realizar qualquer tipo de trabalho e porque permite um alto nível de personalização, a fim de responder melhor aos requisitos específicos de todas as empresas agrícolas.

A gama está equipada com motores Deutz de 3,6 litros Tier 4 Final, além de cumprir totalmente o Mother Regulation (Regulamento 167/2013). Está composta pelos modelos 6-115H, 6-125H e 6-135H com potências máximas de 110 cv, 119 cv e 126 cv, respetivamente.

A transmissão T-Tronic é sinónimo de eficiência: triplica as 12 marchas do Speed Four, elevando-as a 36 F + 12 T. A super redutora, disponível mediante pedido, aumenta ainda mais as marchas, chegando a 48 F + 16 T, com uma velocidade mínima de 310 m/h. O De–Clutch e o Reverse Power Shuttle facilitam, respetivamente, o acoplamento e a inversão das marchas, sem o uso do pedal da embraiagem. Um potenciómetro regula a agressividade do acoplamento do inversor em função da carga.