NOTICÍA

Fendt Smart Farming, uma série de soluções para a agricultura inteligente

23 Jun 2020

Conceitos como virtualização, internet das coisas, agricultura inteligente ou agricultura 4.0 deixaram de ser considerados métodos de trabalho do futuro para se converterem numa realidade atual, cuotidiana e imprescindível.

Durante o confinamento as casas converteram-se em escritórios, as cabines dos tratores em gabinetes e os telemóveis em práticos computadores a partir dos quais se podem controlar máquinas ou gerir frotas, graças às soluções Fendt Smart Farming.

A Fendt, como marca de referência, viu, tal como a restante sociedade, que circunstâncias imprevisíveis como o coronavirus obrigavam de forma drástica e sem retorno a modificar a forma de trabalhar do agricultor. Mas a sua visão de futuro com as soluções Fendt Smart Farming e a procura constante por facilitar e conciliar a vida e o trabalho do agricultor, posicionava a marca um passo à frente, tendo já à disposição dos seus clientes um completo pacote de soluções que coloca a agricultura numa nova normalidade. A agricultura 4.0 é sinónimo de Fendt.

Fendt Connect
Fendt Connect é a solução de telemetria dedicada à gestão de frotas, dentro de Fendt Smart Farming, através da qual compila e avalia dados das máquinas para poder supervisionar, analisar e otimizar o estado e uso das mesmas. Graças a Fendt Connect o agricultor flexibiliza o trabalho, podendo controlar e aceder à informação da sua máquina em qualquer momento, a partir de qualquer lugar. Mediante Tablet, Smartphone ou computador, através desta aplicação poderá conhecer:

– A posição e percurso da sua máquina.

– Consumo de combustível e adBlue, velocidade, tipo e horas de trabalho.

– Códigos de erro do trator.

Tudo isto traduz-se na possibilidade de programar trabalhos e intervalos de serviço, otimizando o funcionamento da máquina e facilitando a antecipação de possíveis falhas, ao poder analisar os códigos de erro instantaneamente e sem necessidade de estar diante do trator.

Maximiza os tempos de trabalho efetivo e minimiza tempos de inatividade, gerindo a frota para que todas as máquinas trabalhem aquilo que for necessário.

Fendt Smart Connect
Fendt Smart Connect não está tão focado na gestão de frotas como o Fendt Connect, mas sim no fornecimento de informação mais técnica no momento de trabalho. Também através da aplicação móvel, poderá visualizar informação técnica mais detalhada para trabalhos de precisão relativos à velocidade do motor, deslizamento, consumo de combustível e AdBlue, carga que o motor sofre, capacidade e posição de elevação.

Fendt One
Com Fendt One os limites entre a cabine do trator e o escritório desaparecem e a integração é completa. Esta nova melhoria de software remodela a cabine com novos ecrãs e funcionalidades, novo apoia-braços, melhorados controlos e uma inovadora filosofia de trabalho.

Varioguide
O sistema de autocondução da Fendt permite trabalhar de forma mais precisa, o que se traduz num aumento de eficiência de trabalho. As principais vantagens do Varioguide são:

– O aumento da cobertura de superfície de trabalho a evitar sobreposições e saltos, ou seja evita trabalhar sobre terreno já trabalhado.

– Permite trabalhar com visibilidade reduzida quer seja de noite, haja nevoeiro ou devido ao pó.

– O uso eficiente dos insumos culturais, permite economizar custos de consumo de combustível, sementes ou fertilizante.

– Melhora a comodidade, uma vez que o trator é guiado automaticamente reduzindo a carga de trabalho do operador.

– Também se pode configurar a gestão de cabeceiras para que funcione de forma automática.

O Varioguide utiliza dois recetores externos das marcas NovAtel e Trimble, que se conectam ao trator e gerem-se com o interface caraterístico do Varioguide, quer se trate de um ou do outro recetor.