NOTICÍA

Modulação linha a linha com o semeador Maxima 3e da Kuhn

24 Set 2020

O semeador elétrico de grão único da Kuhn, Maxima 3e, modula a dose de sementes linha a linha. Nele foi incorporado um novo software que permite uma aplicação de sementes adaptada às diferentes necessidades dos agricultores de regadio em Portugal.

A Kuhn incorpora um novo software no seu semeador elétrico de grão único Maxima 3 que permite ajustar a dosagem de sementes linha a linha de acordo com um mapa de aplicação para economizar custos e melhorar o rendimento das operações agrícolas. O compromisso da Kuhn com a agricultura de precisão é firme: a incorporação de tecnologia às máquinas agrícolas é necessária para que os agricultores e criadores de gado sejam cada vez mais eficientes e o seu trabalho mais lucrativo. Este feito é novamente evidente nas máquinas Kuhn, graças o seu semeador de grão único, Maxima 3 elétrico. Graças ao seu novo software que permite ajustar a sementeira linha a linha, o Maxima 3 adapta automaticamente o número de sementes a serem semeadas com base no mapa de aplicação da parcela carregada no terminal Isobus. Desta forma, é possível variar as densidades de sementeira de acordo com as caraterísticas de cada parte da parcela: se o semeador passar por áreas pintadas com uma cor diferente no mapa de aplicação, cada corpo da máquina é capaz de fazer a dose correspondente, independente do resto.

Modos diferentes para distintos sistemas de irrigação 
Outro dos grandes avanços que o novo software oferece é a possibilidade de trabalhar em dois modos distintos, dependendo do sistema de irrigação utilizado na parcela:

“Modo Pivot”: é possível aumentar a densidade de plantas progressivamente dos corpos internos para os externos, de forma simples, pressionando um botão no ecrã do terminal. Ao instalar dois radares nas extremidades, o software consegue compensar a viragem que ocorre nos pivots.

“Modo Aspersão”: esta é a primeira vez que este factor é levado em consideração durante a sementeira. Com este software é possível aumentar a densidade de plantas por hectare nas linhas de sementeira adjacentes à linha de aspersão, bastando pressionar um botão para ativar e desativar, sem ter que programar o sistema de posicionamento GPS. Esta novidade pode ser adaptada ao Maxima 3e existente no mercado por meio de uma atualização de software sem custo adicional, para que os produtores de regadio possam aproveitar ao máximo as suas sementeiras de precisão.