NOTICÍA

Bobcat «Next is Now», a reinvenção do sector das máquinas compactas

22 Out 2020

A empresa prevê lançar novos produtos, entrar em novos mercados e oferecer aos seus clientes soluções mais inovadoras do que nunca
 
Nos primeiros 60 anos da empresa, a Bobcat ajudou a criar o sector mundial de máquinas compactas e mudou a forma como o mundo funciona. Mas isso é passado. Agora, com «Next is Now» a empresa volta a reinventar-se. De facto, «Next is Now» afirma que o futuro do sector já chegou à Bobcat.
 Criar as ferramentas de amanhã. Produtos mais potentes e eficientes que ofereçam a agilidade, versatilidade e resistência que tornaram famosa a Bobcat. Combinado com uma diversificação de produtos muito significativa, e a expansão para novos mercados, e complementado por tecnologias e serviços mais inteligentes e mais interligados, que remodelam a forma como se realiza o trabalho.
 
Gustavo Otero, presidente da Doosan Bobcat EMEA comenta: «Com Next is now, a Bobcat capacita as pessoas para trabalhar da forma mais eficiente e permite-lhes alcançar mais do que havia sido possível antes. Estamos a desenvolver equipamentos e tecnologias mais potentes, mais eficientes e mais inteligentes numa expansão que oferece uma seleção de produtos mais ampla para ajudar a aumentar as oportunidades dos nossos clientes».
 
Next is Now: diversificação e expansão 
Durante os últimos sessenta anos, a Bobcat passou por muitas mudanças, mas a empresa manteve sempre a liderança no mercado de equipamentos compactos com uma Qualidade, mão-de-obra e engenho superiores. A Bobcat utiliza agora as mesmas capacidades para lançar “Next is now” no maior evento de lançamento virtual da empresa na Europa, Médio Oriente e África que decorreu 21 de Outubro de 2020, com a participação do portal comerciomaquinas.com.
 
Ainda que se trate de uma nova plataforma que reflete as circunstâncias atuais, a Bobcat adotou a tecnologia digital para lançar produtos inovadores tanto nos mercados novos como nos já existentes. A empresa pretende não só liderar todo o sector de equipamentos compactos de construção, como também pretende liderar todo o sector de equipamentos compactos. Este desejo traduz-se numa linha de produtos mais ampla, atualizações mais frequentes dos produtos e desenhos e tecnologias inovadoras que obrigarão os concorrentes a atualizarem-se.
 
Roy Haaker, vice-presidente de vendas e marketing da Doosan Bobcat EMEA, disse: Inspirada pela filosofia Next is Now, a Bobcat vai lançar um número sem precedentes de novos produtos e categorias de produtos. Neste primeira fase, a Bobcat vai realizar apresentações em doze categorias diferentes, que abrangem 48 produtos no total. Para além das categorias e produtos listados abaixo, que entrarão no mercado imediatamente ou a breve prazo, a Bobcat apresenta uma nova tecnologia que demonstrará ao sector qual será o caminho a seguir no presente e no futuro».
 
• Novas carregadoras compactas e de rastos da série R
• Miniescavadoras de 5-6 toneladas da série R2
• Novas categorias de carregadoras compactas de rodas e carregadoras articuladas pequenas
• Nova gama de compactação ligeira
 
Novas carregadoras compactas da série R, Stage V
As novas máquinas da Série R são o resultado do redesenhar mais significativo das carregadoras compactas Bobcat em 60 anos e a empresa começará as entregas das máquinas em outubro de 2020. A Bobcat lançara a nova série R de carregadoras compactas em conformidade com a norma Stage V e que compreendem as carregadoras compactas S66 e S76 e as carregadoras compactas de rastos T66 e T76. 
 
As novas carregadoras apresentam uma variedade de melhorias nas suas prestações, comodidade e visibilidade, para ajudar a aumentar a produtividade dos seus clientes. Como resultado, muitas das caraterísticas opcionais nas versões anteriores estão agora incorporadas nas novas carregadoras Série R como caraterísticas de série.
 
Completamente redesenhadas desde zero, com foco na qualidade, fiabilidade, durabilidade e conforto de primeira classe, as novas carregadoras da série R representam a etapa seguinte na evolução do sector de equipamentos compactos.
 
Novas miniescavadoras de 5-6 toneladas da série R2
A Bobcat também lançará a nova geração de miniescavadoras da série R2, de 5-6 toneladas em conformidade com Stage V, os novos modelos E50z, E55z e E60. Estes modelos oferecem uma combinação de altas prestações, excelente estabilidade e controlo suave das funções de trabalho. A entrega das escavadoras Bobcat da série R2 começará no princípio de 2021.
 
O modelo E50z de giro zero (ZHS) é o ponto de partida desta nova família de escavadoras de alta produtividade de 5-6 toneladas. A E55z é uma máquina ZHS muito cómoda e de altas prestações que oferece uma estabilidade excecional. A nova E60 é o topo de gama do modelo giratório convencional, com um motor mais potente, uma cabine maior e outras caraterísticas novas e únicas.
 
 
Bobcat entra no mercado de carregadoras de rodas
Para ampliar a oferta de carregadoras, e fortalecer a posição da empresa como líder mundial de equipamentos compactos, a Bobcat pretende entrar no mercado europeu de carregadoras de rodas com carregadoras de rodas compactas (CWL) e carregadoras articuladas pequenas (SAL).
 
A empresa está atualmente a ampliar a sua oferta de carregadoras, para oferecer aos seus clientes mas opções de produtos Bobcat, com caraterísticas otimizadas para aplicações específicas na construção, aluguer de máquinas, agricultura, paisagismo, obras rodoviárias, movimentação de cargas e muitos outros sectores.
 
A Bobcat entra no mercado CWL com dois modelos: L65 e L85. Desenhadas e fabricadas pela Bobcat na fábrica de Dobris, na República Checa, as CWL L65 e L85 estabelecem uma nova referência de prestações líder de mercado na construção e nos mercados de aluguer.
 
A Bobcat entrou também no mercado SAL com dois modelos, o L23 e o L28, desenhados e construídos na fábrica de Bismark, Dakota do Norte, EUA. Com as novas SAL da Bobcat, os atributos tradicionais de altas prestações num tamanho compacto, agilidade e versatilidade complementam-se agora com uma pressão ligeira sobre o solo e uma maior capacidade de elevação para máquinas de menor peso.
 
 
Bobcat lança uma nova gama de compactação ligeira
A compactação é uma fase indispensável em numerosos sectores, e nenhuma obra de construção civil está completa sem um compactador de solo e asfalto. Como resultado, a Bobcat amplia agora a sua gama de produtos para oferecer uma gama completa de maquinaria de compactação ligeira, desenvolvida em colaboração com o grupo Ammann.
 
A nova gama de compactação ligeira da Bobcat engloba sete famílias de produtos diferentes e 37 modelos no total, para satisfazer os requisitos de trabalho em quase qualquer obra de construção civil. As máquinas de compactação ligeira Bobcat oferecem as máximas prestações, sem reduzir o conforto, a segurança e a simplicidade de utilização. A gama completa de compactação ligeira inclui:
 
• Saltitões
• Placas vibratórias monodirecionais
• Placas vibratórias reversíveis
• Placas vibratórias reversíveis hidráulicas
• Cilindros tandem de lança
• Cilindros compactadores de fossas
• Cilindros tandem
 
Novas inovações e tecnologias da Bobcat 
O futuro não só é o mais potente, é digital e está interligado. A Bobcat está a abrir caminho como líder deste espaço, conectando as pessoas e máquinas de formas novas e inovadoras. Estas tecnologias encontram-se em fase de desenvolvimento concetual ou já se estão a preparar para entrar no mercado. Isto permitirá aos distribuidores ir ao encontro das necessidades dos clientes e ajudar os operadores a trabalhar de forma mais eficiente, mais segura e de formas que nunca haviam sido possíveis. A Bobcat está a trabalhar para eliminar a distância entre o operador e a máquina, testando e aprovando tecnologias utilizadas diariamente com o objetivo de fazer do local de obra um local mais inteligente.

O funcionamento remoto da Bobcat MaxControl é uma nova tecnologia que proporciona um funcionamento remoto cómodo e de fácil acesso através de uma aplicação para Smartphone. Com o funcionamento remoto da Bobcat MaxControl, os trabalhos de dois operadores transformam-se em tarefas de um só operador. Os operadores podem abordar tarefas simples e quotidianas como abrir e fechar portas ou carregar fardos em menos tempo e com menos pessoal. É compatível com carregadoras compactas com comandos de joystick selecionáveis (apenas IOS) posteriores a 2004.
 
A Bobcat pretende fazer do MaxControl uma solução modular simples, com uma caixa de hardware para o trabalho de base, servindo de base para outras caraterísticas. O funcionamento à distância é a primeira caraterística dentro do Bobcat MaxControl, mas a empresa pretende acrescentar outras caraterísticas no futuro.
 
Entre elas inclui-se a função de evitar objetos. A Bobcat está a testar soluções que ajudem a que a máquina identifique o objeto conhecido, baseando-se nas imagens obtidas no modo realidade aumentada, e evitar que a máquina colida com esse objeto.
 
Com a função semiautónoma, a empresa está a trabalhar para a automatização de algumas tarefas repetitivas que requerem pouco ou nenhum pessoal para as realizar, com o objetivo de tornar a obra mais produtiva e segura.
 
À medida que as obras mudam de tipo, tamanho ou localização, outra nova tecnologia em que a Bobcat está a trabalhar é a das caraterísticas personalizadas para as carregadoras compactas selecionadas. Esta tecnologia permite aos clientes explorar as caraterísticas do hardware e software integradas na sua máquina, que se podem ativar e comprar em qualquer momento no futuro. Inicialmente estas caraterísticas serão disponibilizadas pelo distribuidor, mas no futuro os clientes poderão acionar estas e muitas outras caraterísticas utilizando uma plataforma de subscrição.
 
Vijayshekhar Nerva, chefe de inovação e aceleração, Doosan Bobcat EMEA acrescentou: «Estamos a trabalhar com empresas líderes e a explorar tecnologias de grande alcance para utilizar nos nossos equipamentos, para que o trabalho seja mais produtivo, seguro, amigo do ambiente e rentável.