NOTICÍA

Novas miniescavadoras de 5-6 toneladas da série R2 da Bobcat

31 Out 2020

A Bobcat lançou a nova geração de miniescavadoras da série R2 de 5-6 toneladas em conformidade com Stage V, com os novos modelos E50z, E55z e E60. As máquinas da série R2 oferecem novas caraterísticas e opções de ultima geração, como o galardoado sistema de controlo auxiliar avançado selecionável (A-SAC) da Bobcat e a inovadora tecnologia do sistema de tensão automático dos rastos (ATTS). As entregas das primeiras miniescavadoras da série R2 começam no início de 2021.

Robert Husar, diretor da linha de produtos de miniescavadoras Bobcat na EMEA, comentou: «Estamos encantados de poder anunciar as novas miniescavadoras Bobcat de 5-6 toneladas da série R2, cujo desenho beneficiou da colaboração próxima dos nossos clientes em cada etapa do processo. O estilo chamativo destas novas máquinas demonstra o seu desenho robusto e dinâmico e também os seus detalhes de acabamento. Estes modelos oferecem uma combinação de altas prestações, excelente estabilidade e controlo suave de todas as funcionalidades.»

Novos modelos adaptados a diferentes públicos
Nos modelos E50z e E55z, a exclusiva funcionalidade giratória da cabine zero (ZHS) da Bobcat acrescentam outro nível de proteção ao desenho standard de giro zero, o que proporciona tranquilidade total ao trabalhar com a máquina perto de paredes. Com ZHS, a rotação da estrutura superior das E50z e E55z permanece completamente dentro do espaço dos rastos. Incluindo o cilindro de deslocamento lateral de rotação da lança, das esquinas dianteiras, mangas, luzes e inclusive a porta em posição aberta ou fechada.

O novo modelo E50z ZHS é uma máquina robusta e fácil de manobrar, otimizada para as necessidades específicas do sector de aluguer, o que introduz o nível seguinte na comodidade para o operador e as caraterísticas exigidas pelos proprietários e operadores. O peso foi aumentado e otimizado na E50z para maximizar a estabilidade, o que permitiu à Bobcat proporcionar um balanceiro longo de série. A E55z é um modelo de desempenho superior, e é a maior e mais potente máquina da Bobcat com o design ZHS.

A nova E60 é o topo de gama da série R2 em todos os aspetos: Um modelo giratório convencional, com um motor mais potente, uma cabine maior e outras caraterísticas novas e exclusivas. Os curtos 280mm de altura da E60 permitem que a máquina trabalhe em espaços exíguos. Assim se garante que a máquina seja uma ferramenta perfeita para aplicações exigentes nas quais as suas prestações sejam a prioridade. 

As miniescavadoras da série R2 são agora alimentadas pelos novos motores diesel D18 (E50z/E55z) e D24 (E60) Stage V, desenhados especificamente para as máquinas compactas Bobcat e baseados no design com provas dadas instalado em milhares de máquinas Bobcat em todo o mundo. Os novos motores melhoram as prestações gerais da máquina, e ainda assim cumprem com as normas de emissões mais restritivas do planeta: Stage V. A tecnologia DPF permite que as novas miniescavadoras sejam utlizadas em zonas de emissão regulamentadas, como os centros das cidades.

Fabricadas a pensar no operador
Do mesmo modo que as bem-sucedidas Bobcat da série R de 2 e 4 toneladas lançadas em 2018, as novas miniescavadoras da série R2 são construídas sempre a pensar no operador e estão desenhadas para levar essa filosofia para outro nível. 

Daqui resulta que os operadores se sintam ainda mais confortáveis quando trabalham com estas máquinas. As três escavadoras oferecem a melhor e maior cabine da sua classe, com espaço nos locais onde são necessários, com maior altura, espaço para as pernas e muitas áreas de armazenamento. Um banco cómodo e com aquecimento opcional e equipado com um encosto de cabeça assegura que os operadores disfrutarão de um dia completo de trabalho em qualquer uma destas máquinas. O novo ecrã de 5 polegadas e o ecrã tátil de 7 polegadas opcional com rádio e câmara de visão traseira integrados levam a comodidade e visibilidade para outro nível.

As novas miniescavadoras da série R2 estão equipadas com tecnologia de ponta, como uma válvula de controlo principal de ultima geração, joystick duplo curvo ou deslocamento lateral proporcional à rotação da lança controlado pelo polegar. As prestações tradicionais da Bobcat somadas à grande capacidade de controlo permitem que as novas escavadoras funcionem como uma extensão das mãos dos operadores quando estão ao comando destas máquinas.

Para garantir que os operadores possam trabalhar com precisão e segurança, as novas escavadoras oferecem a melhor visibilidade panorâmica da sua classe, com pilares sólidos mas finos, o que garante que o operador esteja plenamente consciente da zona de trabalho em redor da máquina. Caraterísticas como o potente desembaciador, as luzes LED, o limpa párabrisas com função intermitente e a janela traseira aquecida asseguram a visibilidade perfeita em qualquer situação.

Aumento da versatilidade
Até cinco saídas auxiliares hidráulicas montadas na alavanca e a tecnologia opcional A-SAC permitem um elevado nível de personalização da máquina, para adaptar-se a qualquer requisito, o que transforma estas escavadoras em excelentes porta acessórios. O sistema A-SAC é uma solução única, que permite aos operadores personalizar os padrões de controlo dos circuitos hidráulicos auxiliares das escavadoras Bobcat, dependendo das suas preferências de configuração para o uso de outras ferramentas hidráulicas.

O sistema SAC é controlado pelos comandos situados na parte superior de cada joystick da escavadora. Utilizando as combinações com o interruptor SAC do painel de controlo, o operador pode selecionar uma das sete combinações de controlo que permitem manter as mãos nos joysticks enquanto realiza o seu trabalho. Daqui obtemos maior produtividade e poupança de tempo e dinheiro pois, de outra maneira, seria desperdiçado tempo para a habituação a novos modos de trabalho e à personalização da máquina.

Estabilidade superior
As novas máquinas da série R2 estão desenhadas para garantir uma estabilidade superior de 360 graus em qualquer situação, incluindo quando se escava lateralmente ou se manejam cargas mais pesadas. O desenho melhorado do contrapeso e dos casquilhos de dupla flange garantem uma excelente estabilidade lateral e proporcionam aos operadores ainda mais confiança em qualquer situação.

Desenho resistente e robusto
As longarinas laterais de aço de alta resistência e um contrapeso que funciona como pára-choques ajudam a proteger os componentes internos essenciais, assim como todos os outros componentes críticos, como luzes e cabos, tendo uma proteção adicional. As máquinas da série R2 também podem ser equipadas com o sistema opcional patenteado de cilindro na lança (CIB) para oferecer a máxima proteção do cilindro da lança assim como da válvula de esforço de carga.

Sistema de tensão automático dos rastos Bobcat 
O novo sistema de tensão automático dos rastos (ATTS) da Bobcat utiliza a pressão do sistema hidráulico da máquina para assegurar uma tensão adequada dos rastos em todos os momentos. A tensão dos rastos da máquina pode ser ajustado para que coincida com as condições do local em que se trabalha. Deste modo o trabalho fica mais eficiente e poupa tempo e dinheiro. A tensão correta dos rastos resulta em maior vida útil dos rastos. Este sistema elimina a necessidade de voltar a apertar manualmente os rastos, reduzindo ao mínimo o tempo de inatividade da máquina, prolongando a vida útil dos componentes do trem inferior (rastos, casquilhos), e simplifica a substituição dos rastos.