NOTICÍA

Dumper articulado VOLVO: Meio século de máxima força

26 Nov 2020

54 anos após o lançamento do conceito de dumper articulado, a Volvo CE continua a liderar o mercado. Até mesmo o dumper articulado 6X6 modelo Volvo A60H, co-desenvolvido com a LEGO® Technic™ é um prodígio de engenharia – a operação é controlada por uma aplicação e a transmissão é totalmente automática.  

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) foi a primeira marca a popularizar o conceito de dumper articulado em 1966 com o nascimento do dumper de 10 toneladas de carga útil DR631 - carinhosamente conhecido como ‘Gravel Charlie’. Cerca de 54 anos depois, a empresa ainda transporta terra, cascalho e outros diversos materiais em terrenos acidentados, lamacentos, escorregadios, íngremes ou intransitáveis. A Volvo CE permanece líder de mercado e continua a inovar com a Série H - que agora inclui o seu maior dumper articulado em produção - o A60H com capacidade de 60 toneladas.  

Igualzinho ao dumper verdadeiro
O dumper articulado LEGO® Technic™, também é uma obra de engenharia impressionante: dentro da sua grande caixa estão 2.193 peças, incluindo seis pneus grandes e motores heavy-duty. Tal como a versão real, é um prodígio tecnológico, com a operação controlada por uma aplicação e uma transmissão totalmente automática - uma inovação para a marca LEGO Technic.  

O A60H de 60 toneladas de capacidade, está desenhado para transporte pesado em operações off-road severas, incluindo pedreiras, minas a céu aberto e grandes operações de movimentação de terras. Os engenheiros da LEGO Technic e da Volvo CE quiseram que o modelo LEGO refletisse a qualidade, fiabilidade e durabilidade do modelo real. O modelo é certamente grande com 200 mm de altura, 200 mm de largura e 600 mm de comprimento. Vem também com caraterísticas inteligentes, como o complexo sistema de engrenagens internas - que é totalmente automático e motorizado - exatamente como o original. O Bluetooth para o hub de controlo é habilmente ligado, girando o pirilampo superior da cabine.  
 
A diversão continua mesmo após a construção 
“Mais de 50 anos depois de mostrarmos ao mundo o que um dumper articulado pode fazer, ainda estamos a inovar e a desenvolver o conceito.” diz Mats Bredborg da Volvo CE. “Os engenheiros da LEGO Technic e da Volvo CE fizeram um trabalho incrível ao replicar o A60H em miniatura. Não se parece apenas com o nosso A60H, também segue a sua filosofia de engenharia inovadora e design inteligente. A aplicação móvel Control+ e a transmissão automática são incríveis. Até mesmo os recursos de segurança - um elemento-chave de todas as máquinas Volvo - estão todos presentes e corretos.”  

“Este é um dos conjuntos LEGO Technic mais complexos dos últimos anos”, afirma Niels Henrik Horsted, Diretor de Marketing, Desenvolvimento de Produto e Marketing do Grupo LEGO. “O design inteligente é um grande desafio durante o processo de construção, e a nova aplicação LEGO Technic Control + permite que as funções da máquina sejam controladas remotamente - e a diversão continua muito depois de a construção ser concluída, com os desafios da aplicação.”