NOTICÍA

Doosan cria máximas expetativas com a nova linha de carregadoras de rodas 'DL-7'

09 Dez 2020

- Um design premiado que oferece excelentes níveis de desempenho e conforto do operador -

A Doosan Infracore Europe lançou a sua nova linha de carregadoras de rodas 'DL-7'. É toda uma linha de máquinas de última geração com um design premiado, alimentada por novos motores em conformidade com Stage V, proporcionando maior produtividade, melhor eficiência de combustível e baixo custo de propriedade, juntamente com uma ótima experiência do operador e do ambiente.

Nesta primeira fase de apresentação da gama DL-7, estão a ser lançados sete novos modelos: DL280-7, DL320-7, DL380-7, DL420-7, DL480-7, DL550-7 e DL580-7. Mais quatro modelos serão adicionados em 2021: DL200-7, DL220-7, DL250-7 e DL420CVT-7.

Charlie Park, CEO da Doosan Infracore Europe, afirmou: "A Doosan lançou as suas primeiras carregadoras de rodas em 1989. Nestes 31 anos, a Doosan não parou de investir para manter a nossa posição como marca líder mundial na indústria de carregadoras de rodas. Durante esse tempo, os engenheiros da Doosan inovaram e desenvolveram nossa linha de carregadoras de rodas."

“Os nossos novos modelos DL-7 são o resultado desse esforço e foram redesenhados do zero. Ouvimos atentamente as necessidades dos nossos clientes europeus e revemos todos os aspetos do projeto das nossas carregadoras de rodas para fornecer as soluções que melhor atendem a essas necessidades. Como resultado, as novas carregadoras de rodas Doosan DL-7 representam um novo passo para alcançar a satisfação máxima do cliente em termos de conforto do operador, economia de combustível, produtividade e durabilidade. As tecnologias inovadoras que usamos na linha DL-7 também diferenciam claramente os nossos produtos dos da concorrência."

Novo design premiado
A nova linha DL-7 é o culminar do primeiro redesign completo da linha de carregadoras de rodas Doosan em 10 anos. Em particular, o design exterior passou por uma transformação completa. O novo design exterior foi aplicado a todos os modelos da série DL-7 como um design familiar, criando um efeito tridimensional com uma forma de cobertura inovadora e uma imagem vibrante e dinâmica para toda a linha. Já recebeu uma grande aceitação a nível mundial, vencendo o iF Design Award 2020 na Alemanha, um dos três maiores prémios de design do mundo, e a categoria "Melhor dos Melhores" no PIN UP Design Awards na Coreia.

Aumento da produtividade e da versatilidade
Os baldes redesenhados que oferecem até 7% a mais de capacidade garantem que as sete novas carregadoras de rodas Doosan DL-7 proporcionem um carregamento mais fácil e rápido com capacidades máximas de 2,8 a 6,4 m3. Isto proporciona maior produtividade numa ampla gama de aplicações de movimentação de materiais.

Entre estas aplicações estão o transporte e movimentação de terra, areia, agregados e outros materiais em sectores como industrial, reciclagem, resíduos, construção, demolição, mineração e pedreiras. A Doosan também oferece uma grande variedade de opções para fornecer mais ferramentas de trabalho que são perfeitamente adequadas às aplicações, aumentando ainda mais a produção.

O braço com cinemática em Z fornece altas forças de desagregação e capacidades de levantamento, especialmente no caso de materiais pesados, e um grande ângulo de descarga para descarregar com eficiência materiais pegajosos. Há um braço de elevação opcional para necessidades de alturas de descarga mais elevadas e maior versatilidade.

As carregadoras DL-7 também têm conexões hidráulicas e auxiliares suaves e com grande capacidade de resposta
Todas as novas carregadoras de rodas DL-7 são equipadas de série com um terceiro distribuidor com fluxo ajustável e função de retenção, o que proporciona um caudal constante para acessórios acionados hidraulicamente. Os operadores podem controlar os implementos hidráulicos de maneira fácil e conveniente usando o botão proporcional do joystick. Os principais fabricantes de pneus do mundo também oferecem uma variedade de opções de pneus radiais e diagonais para cobrir a maior variedade possível de condições e aplicações.

Além disso, as novas carregadoras de rodas podem ser encomendadas com diferentes contrapesos: as opções incluem unidades de 300, 400 ou 500 kg para atender a diferentes aplicações.

Excelente visibilidade do operador
A nova cabine oferece um campo de visão bastante melhorado para o operador, com pontos cegos ao redor da cabine reduzidos ao mínimo e uma área envidraçada 14% maior em comparação com os modelos DL-5 anteriores. As carregadoras de rodas DL-7 também oferecem a opção de espelhos ajustáveis ​​eletricamente para maior segurança. Luzes de trabalho totalmente LED estão instaladas na cabine (quatro de série na parte dianteira e traseira, seis podem ser instaladas opcionalmente). Para maior segurança de pedestres, as luzes LED do capot traseiro têm uma função estroboscópica automática para indicar quando a carregadora de rodas se está a mover para trás.

Opcionalmente está disponível um compressor de ar, instalado na cabine para fácil acesso, é uma ferramenta muito útil quando é necessária a limpeza da cabine.

Novo desenho de cabine ergonómica e espaçosa
Dentro da cabine, as carregadoras de rodas DL-7 oferecem maior conforto operacional, um sistema de direção melhorado e controlos eletrónicos avançados. Com o novo sistema de chave inteligente Doosan no painel de controlo da cabine, o operador pode colocar a máquina em funcionamento usando um dispositivo sem chave, ajudando a prevenir o roubo da máquina. O sistema Smart Key fornece controlo remoto da porta, bloqueio e desbloqueio da porta, libertação da porta, busca e outras funções. O painel de controlo também inclui duas entradas USB.

A nova cabine apresenta um assento Grammer Actimo XXL com ajustes de suspensão horizontal e vertical, uma função lombar pneumática e aquecimento do assento de série. Inclui um cinto de segurança de 3 pontos com ícones de alarme no monitor touch de 8 polegadas. Doosan Smart Touch e painel de instrumentos, que tem um novo design e vidro anti-reflexo.

O novo joystick EMCV (Electric Main Control Valve), totalmente integrado no apoia-braços, é outro recurso de série da cabine, proporcionando ao operador um controlo mais suave e preciso do braço e acessórios nas carregadoras de rodas. Os recursos disponíveis por meio do sistema EMCV incluem o retorno automático à escavação, inclinação e descarga do balde e posição de paragem da recolha do balde e prevenção de choque para maior conforto do operador.

Projetado para dar ao operador um controlo mais preciso com menos deslocamento, resultando em menos fadiga, a sensibilidade do controlo ergonómico do joystick pode ser ajustada e alterada de acordo com as preferências do operador usando o novo Smart Touchmonitor da Doosan.

O novo ecrã tátil, fácil de usar e ler em qualquer situação, fornece todas as configurações e informações importantes de que o operador precisa num só lugar.

As informações nas pontas dos dedos do operador no ecrã tátil incluem a imagem capturada pela câmara retrovisora, o sistema de pesagem, controlos de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), rádio e dispositivos Bluetooth (com streaming de música, mãos-livres) e função de ajuda do operador.

No geral, o novo design interior oferece um ambiente mais espaçoso, silencioso e confortável que melhora a segurança e a produtividade, além de promover o foco do operador durante o trabalho. O operador também tem mais espaço para as pernas, o espaço de armazenamento foi ampliado, a posição do compartimento refrigerado foi melhorada e o sistema de ar condicionado (com circulação de ar otimizada) foi redesenhado.

Maior rendimento
O sistema LIS (Load Isolation System) possibilita um deslocamento mais tranquilo e oferece mais conforto ao operador, além de maior produtividade devido à melhor estabilidade da escavadora de rodas em movimento. O braço de elevação é amortecido por um acumulador hidropneumático conectado ao sistema hidráulico de elevação que atua como amortecedor. Isto tem vantagens como tempos de ciclo reduzidos, maior desempenho e maior eficiência de combustível ao executar aplicações de carga e transporte.

Com a transmissão automática Powershift de 5 velocidades, os eixos HDL reforçados de série e maior tração com bloqueio de diferencial hidráulico (DHL), as escavadoras de rodas DL-7 têm um desempenho excecional, especialmente em ambientes de alta carga. O bloqueio do diferencial 100% hidráulico pode ser ativado automaticamente para potência total, sem qualquer ação do operador.

Os circuitos de arrefecimento de óleo independentes opcionais para os eixos dianteiro e traseiro garantem que o óleo seja mantido a baixa temperatura e devidamente filtrado; além disso, eles prolongam a vida útil dos componentes do eixo, especialmente em aplicações exigentes, como carregamento de longa distância e transporte em altas temperaturas ambientes.

Foram feitas melhorias em todo o grupo propulsor para fornecer aos operadores a melhor direção da classe e uma condução mais rápida, atingindo a velocidade máxima de 40 km/h com rapidez e segurança.

Menor consumo de combustível
Com a potência fornecida pelos novos motores Stage V Doosan e Scania de 6 cilindros, as carregadoras de rodas DL-7 oferecem até 5% mais eficiência de combustível do que as máquinas da geração anterior, ao mesmo tempo em que oferecem potência superior e binário impressionante.

Os novos motores atendem aos padrões de emissão do Estágio V sem a necessidade de um sistema de Recirculação de Gases de Escape (EGR) e empregando tecnologias de pós-tratamento, como Redução Catalítica Seletiva, Catalisador de Oxidação Diesel e Filtro de Partículas Diesel (DPF).  O ciclo de limpeza de fuligem no DPF foi melhorado para mais de 6.000 horas e o operador é totalmente informado sobre o status do DPF por meio de um indicador de nível de fuligem no ecrã tátil da nova cabine.

Sem a necessidade de EGR e a disponibilidade de uma nova seleção de modos de energia: SAT2, Standard e Power, a nova geração do sistema de gestão de energia da Situation Awareness Technology (SAT2) monitoriza automaticamente a atividade da máquina e ajusta o rendimento do motor.

O Doosan Intelligent Guidance System (DSGS) analisa os hábitos de condução e o comportamento do operador e ajuda a trabalhar por forma a que o consumo de combustível seja mais eficiente. O DSGS fornece uma pontuação e um guia (Gráfico de Pontuação) do padrão de condução do operador para mostrar a economia de combustível, eficiência e durabilidade por categoria.

O gráfico de pontuação mostra o nível de eficiência.

Laranja, 0-50% = melhoria de configuração altamente recomendada

Amarelo, 50-70% = melhorias das configurações recomendadas

Verde, 70-100% = operação e configurações adequadas

Sistema de gestão de frotas DoosanCONNECT de série
As carregadoras de rodas DL-7 vêm de fábrica com o sistema de gestão de frota wi-fi DoosanCONNECT TMS 2.0 de última geração. O sistema DoosanCONNECT é uma ferramenta projetada especificamente para a linha Doosan que fornece informações detalhadas sobre o desempenho da máquina usando duas tecnologias: satélite e rede móvel.

O sistema DoosanCONNECT é uma solução de gestão de ativos e frota baseada na Internet que é útil para monitorizar o desempenho e a segurança da máquina, bem como promover a manutenção preventiva.