NOTICÍA

A LEMKEN alcança boas vendas em 2020, apesar das condições difíceis

17 Mar 2021

A LEMKEN, especialista na área da maquinaria agrícola profissional, fechou o último exercício com um volume de negócios de 365 milhões de euros, muito semelhante ao do ano anterior. Em particular, manteve-se a procura por semeadores e tecnologia de controlo mecânico de infestantes. O novo ano também começou com um bom número de encomendas.

“Sentimo-nos afortunados e agradecidos por termos conseguido manter a nossa produção contínua no ano passado sem prejudicar a saúde dos nossos 1.631 funcionários em todo o mundo. Cumprimos os nossos ambiciosos objetivos de volume de vendas e resultados e estamos muito satisfeitos, apesar da interrupção da produção de pulverizadores. Também conseguimos garantir o nosso serviço aos distribuidores, agricultores e prestadores de serviços, ao mais alto nível. Com um grande número de pequenas apresentações e serviços digitais, temos sido capazes de lidar com as dificuldades colocadas pela crise do coronavírus. No entanto, ficaríamos muito satisfeitos se os contactos e encontros pessoais pudessem ser retomados em breve e pudéssemos apresentar as nossas melhorias no terreno a todos os nossos parceiros", comentou o gerente da LEMKEN, Anthony van der Ley, como resumo do ano.

Ao abandonar a produção de pulverizadores e concentrar todos os esforços no fabrico de tecnologia moderna de deservagem de precisão, a LEMKEN assumiu no ano passado uma mudança de rumo clara como uma 'AgroVision Company'. E os primeiros frutos já estão à vista: a filial da Steketee estabeleceu-se como uma empresa inovadora e as suas vendas cresceram 30%. A sua gama de produtos inclui equipamentos de deservagem configuráveis ​​personalizados que, graças ao reconhecimento de plantas controlado por câmara, permitem um controlo de infestantes com elevado custo-benefício. Com igual sucesso, consolidaram-se os novos distribuidores de adubo, que a LEMKEN comercializa numa grande variedade de modelos para uma adaptação perfeita às diversas condições de utilização. 

As vendas no mercado interno alemão permaneceram constantes, embora o mercado internacional predomine com 77% do volume de negócios. Entre os mercados mais importantes em 2020 estavam França, Rússia, Estados Unidos e Grã-Bretanha, conseguindo um aumento considerável de volume nestes três últimos países.

A empresa familiar encara o ano em curso, 2021, com muito otimismo, dado o grande número de encomendas recebidas. Perante as boas perspetivas de crescimento, a empresa familiar tem investido nos mais modernos processos de montagem da sua fábrica de Haren, que desde o início do ano se dedica integralmente à produção de tecnologia de sementeira. Como novidade chegarão ao mercado o cultivador híbrido Koralin 9 para a preparação de solo ultra-superficial, o cultivador compacto Kristall para larguras de trabalho de até 10 metros e o novo sistema de segurança contra sobrecarga "OptiStone" para charruas. No segmento de semeadores, a LEMKEN arranca com as versões renovadas dos modelos Saphir e Solitair, que incluem um depósito duplo (para um segundo carregamento de sementes ou fertilizante), a tremonha dianteira Solitair 23 com controlo ISOBUS e barra de sementeira independente de 6 metros de largura com chassis próprio. Está também prevista a apresentação de um semeador para grandes áreas e a expansão da tecnologia de sementeira monogrão em torno da Azurit com a inovadora técnica DeltaRow. A LEMKEN também está consistentemente comprometida com a digitalização e conectividade, fornecendo soluções para trabalho de campo preciso e uma gestão de dados inteligente. Com o módulo "iQblue connect", galardoado pela Sociedade Alemã de Agricultura (DLG), está disponível pela primeira vez um sistema acessório que automatiza de forma inteligente as funções de trabalho dos implementos de mobilização do solo através do controlo do trator.