NOTICÍA

MAN eTGM utilizado pela primeira vez para operações de inverno

12 Abr 2021

Aptidão para o Inverno verificada MAN eTGM revela-se, pela primeira vez, como um veículo  espalhador de sal.

De Jong Zuurmond é a primeira empresa holandesa a incorporar três novos MAN eTGMs na sua frota. O fornecedor de serviços de manutenção para estradas nacionais e vias fluviais utilizou o camião totalmente elétrico de 26 toneladas como veículo de serviço de Inverno pela primeira vez neste rigoroso Inverno nos Países Baixos - com sucesso. Isto provou que os camiões elétricos também podem ser operados sem qualquer problema, com condições meteorológicas adversas.

De Jong Zuurmond é a primeira empresa nos Países Baixos a expandir a sua frota com o camião elétrico MAN eTGM. A empresa utiliza três dos camiões totalmente elétricos de 26 toneladas. A frota elétrica do cliente de longa data da MAN também inclui uma carrinha eTGE. De Jong Zuurmond utiliza os camiões elétricos da MAN para um dos seus clientes mais importantes: a agência Rijkswaterstaat. Esta faz parte do Ministério das Infraestruturas e Gestão da Água dos Países Baixos e é responsável, entre outras coisas, pela construção e manutenção de estradas e vias fluviais nacionais. Rijkswaterstaat pediu à De Jong Zuurmond há vários anos para optar pela tecnologia e veículos amigos do ambiente e neutros em termos de CO2. A expansão da frota elétrica com o MAN eTGM é um elemento importante na estratégia de descarbonização do prestador de serviços de manutenção. E isto é implementado de forma consistente: De Jong Zuurmond gera a eletricidade para o eTGM e o eTGE da MAN nas suas próprias centrais eólicas e solares.
 
O eTGM da MAN faz o percurso - mesmo em estradas com piso escorregadio
Os camiões totalmente elétricos de 26 toneladas da MAN provaram rapidamente ser uma mais-valia eficiente para a frota de De Jong Zuurmond. Os eTGM são utilizados principalmente para trabalhos de marcação de estradas, e este Inverno um veículo foi também utilizado pela primeira vez como veículo espalhador de sal.

Isto levanta a questão de como é que um veículo de triturar é utilizado nos Países Baixos, onde neva raramente? A última tempestade de neve comparável ocorreu em 2010. A resposta é: Nos Países Baixos, existem veículos especiais para a espalhar sal na estrada. Quando a neve cai, as empresas de construção são contactadas para ver se têm capacidade livre nos seus camiões basculantes. Os camiões basculantes livres são então equipados com um sistema de adaptação para a duração do Inverno e os silos com um espalhador de sal são amarrados à estrutura. O acionamento da espalhadora desta superestrutura é realizada por uma bomba hidráulica rebatível ao cubo da roda no último eixo. Isto também proporciona a proporcionalidade desejada entre a velocidade e a quantidade de aplicação. Na empresa De Jong Zuurmond, o sistema foi montado na carroçaria existente no eTGM durante o início do Inverno. E depois o camião elétrico passou por cima das estradas cobertas de neve e gelo para as distribuir.

A energia para o eTGM é fornecida por baterias de iões de lítio de alto desempenho do Grupo Volkswagen. Estas estão localizadas por baixo da cabine do condutor acima do eixo dianteiro, onde o motor a diesel está localizado em veículos convencionais. Outras baterias estão localizadas na estrutura do veículo. Durante as fases de ultrapassagem e travagem, a energia cinética do veículo é convertida em energia elétrica e transferida de volta para as unidades de armazenamento de baterias. Isto aumenta visivelmente a autonomia.
 
O MAN eTGM: Bom para o ambiente - e para os seus ouvidos
"Com o eTGM, conseguimos reforçar a nossa frota elétrica e aproximar-nos bastante do nosso objetivo de nos tornarmos livres de emissões. A MAN é atualmente o único fabricante que nos pode fornecer camiões elétricos adequados montados de fábrica", diz o empresário Gerrit Zuurmond. Mas não é apenas o ambiente que beneficia com as novas aquisições, acrescenta ele. Há também um feedback positivo por parte dos empregados: "Os nossos condutores desfrutam da paz e do silêncio no trabalho, porque não há ruídos altos do motor no eTGM ou no eTGE. Além disso, os veículos têm um binário extremamente elevado. Quando partimos com um eTGM num semáforo, outros camiões e autocarros não conseguem acompanhar-nos".
    
Os camiões totalmente elétricos da MAN: Poderosos em desempenho e conforto
O eTGM é alimentado por um motor elétrico de 264 kW (360 cv) que atinge um torque máximo de 3.100 Nm. A cabine do condutor está equipada com as mesmas características que outros camiões, desde assentos com suspensão pneumática até ao aquecimento. Componentes auxiliares como a direção assistida, compressor de ar ou ar condicionado são operados eletronicamente e controlados pelo sistema de gestão de energia de acordo com as necessidades e, por conseguinte, com economia de energia.

Para tornar a entrada na mobilidade elétrica tão fácil quanto possível, a MAN Truck & Bus oferece aos seus clientes aconselhamento individual e orientado para soluções quando adquirem um eTGM com a MAN Transport Solutions. Além disso, os motoristas da MAN eTGM recebem formação de motoristas através da MAN ProfiDrive, que foi especialmente concebida para satisfazer os requisitos de condução de um veículo totalmente elétrico.
 
Sobre De Jong Zuurmond
Os serviços da empresa estão sediados em Beesd e incluem trabalhos de manutenção de infraestruturas de auto-estradas, estradas regionais e municipais, e vias fluviais. A empresa realiza tanto tarefas de manutenção regular, tais como manutenção de relva, como tarefas de manutenção variável, tais como substituição de asfalto e outras reparações. Os clientes são principalmente autoridades, províncias e comunidades holandesas.