NOTICÍA

Mais inteligentes e confortáveis: já chegaram os tratores Valtra das séries N e T de 5ª geração

14 Abr 2021

Após o lançamento da série G no ano passado e da série A no início deste ano, a Valtra continua o seu caminho em direção à quinta geração com a apresentação dos seus novos tratores das séries N e T.
 
Os tratores da 5ª geração da Valtra foram concebidos para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente. “Os novos tratores não são apenas bonitos, mas também fáceis de usar, têm muitos novos recursos inteligentes e são extremamente confortáveis. Na nova série temos incorporado muitas melhorias com base no feedback dos clientes relativamente aos nossos premiados tratores de quarta geração. A agricultura de precisão é o centro da nova geração e todos os novos modelos estão disponíveis com o Valtra Connect”, comenta Mikko Lehikoinen, vice-presidente de vendas e marketing.
 
Séries N e T repletas de novas funções
Cabines redesenhadas, novo visual, novos recursos de motor e transmissão e um display inteligente totalmente novo tornam esses novos tratores muito fáceis de usar, além de incluir tecnologias de agricultura inteligente. Um dos novos recursos mais visíveis dos tratores das séries N e T de 5ª geração é o monitor do pilar A, que substitui o painel de instrumentos tradicional atrás do volante e no qual todas as informações importantes podem ser facilmente visualizadas num ecrã a cores. As informações padrão, como velocidade de circulação, regime do motor e horas, são sempre exibidas na parte superior do ecrã. Abaixo desses dados, o operador pode selecionar informações para controlar o trator e o implemento, com precisão e no formato desejado. O ecrã também mostra informações da estação de rádio e do smartphone via Bluetooth.
 
O mesmo ecrã também pode ser utilizado nos modelos HiTech e Active para configurar todos os ajustes do motor, hidráulica e de transmissão. Todas as configurações e menus são apresentados de forma clara no ecrã, permitindo ao operador obter o máximo rendimento do trator. Nos modelos Versu e Direct, o ecrã do pilar A e o SmartTouch são divididos em tarefas com base na importância e nas preferências do operador.
 
Ao entrar na cabine dos tratores das séries N ou T de 5ª geração, torna-se evidente que o trator foi totalmente remodelado. A coluna de direção é completamente nova e agora é mais fácil ajustar a posição do volante. A aclamada alavanca do inversor de avanço/recuo da Valtra foi atualizada para tornar mais fácil mudar de direção ao usar controlos diferentes, como a alavanca SmartTouch ou o inversor TwinTrac. O volante é ligeiramente maior do que antes, embora continue com uma dimensão muito prática de utilizar, caraterística dos tratores Valtra.
 
Arrancar nos intervalos de velocidade B e C é fácil, mesmo sob cargas pesadas, graças ao novo aumento de potência Boost no arranque. Alternar entre grupos ou intervalos é agora também mais rápido, o que é especialmente apreciado ao conduzir em estrada.
 
Trabalho mais confortável
A nova cabine é mais confortável e facilita o aumento da produtividade no trabalho. Nos modelos SmartTouch, o layout do lado direito da cabine foi modificado e agora o assento pode ser girado ainda mais para a direita. O painel de controlo no lado direito também inclui um suporte de telefone prático e pontos de carregamento USB opcionais para telemóveis, tablets ou outros dispositivos eletrónicos. A parte superior do encosto do banco Valtra Evolution da nova geração gira com o condutor e também fornece suporte quando o operador vira parcialmente para ver a alfaia ou o implemento traseiro.
 
O interior Premium em cor escura de maior qualidade está disponível como opção para a cabine e inclui, por exemplo, um volante revestido de couro, pedais parcialmente cromados e forro de borracha na parte inferior dos compartimentos de armazenamento.
 
Modelos ainda mais inteligentes
Hoje, aproximadamente dois em cada três novos tratores Valtra estão equipados com soluções de piloto automático ou agricultura inteligente. Os clientes também podem equipar o seu novo trator das séries N ou T com as soluções de piloto automático e agricultura inteligente do Valtra Guide, como o TaskDoc, Controlo de Secções ou Dose Variável. Os dados do trabalho podem ser transferidos diretamente entre o trator e o software de gestão de explorações agrícolas (FMIS).
 
O novo Auto U-Pilot combina o inovador sistema de gestão automática de cabeceiras da Valtra com o Guia Valtra. Com o Auto U-Pilot, o controlo da alfaia é mais preciso nas cabeceiras, reduzindo a atenção necessária do operador, facilitando o trabalho e maximizando o rendimento.
 
O número de opções de software está a aumentar rapidamente devido ao desenvolvimento da tecnologia de agricultura inteligente, e os clientes da Valtra podem facilmente atualizar os recursos mais recentes dos seus tratores com o SmartTouch.
 
“A nova legislação, como o Pacto Ecológico Europeu, está a acelerar a necessidade de usar a agricultura de precisão. Portanto, nos próximos anos, a agricultura mudará mais do que tem mudado nas últimas décadas. Acreditamos que a tecnologia da agricultura de precisão terá um papel fundamental no cumprimento das metas de sustentabilidade. Garantir que a tecnologia certa seja usada no lugar e no momento adequado ajudará a melhorar a produtividade agrícola e a reduzir o impacto no meio ambiente. A Valtra está preparada para ajudar os agricultores durante essa mudança”, diz Lehikoinen.