NOTICÍA

Novo Landini 5-085, o versátil e potente trator multifunções

19 Abr 2021

O novo Landini 5-085 chama a atenção pela sua estética, mas é muito mais do que isso, já que sob o seu capot se encontra um motor potente, enquanto as suas caraterísticas o tornam num trator multifunções versátil e capaz de abordar todo o tipo de tarefas.

O novo trator é adequado para muitas atividades, tanto para explorações agrícolas como pecuárias. Permite realizar tarefas de transporte, é ágil na sementeira e na gestão do ciclo da forragem e perfeito para trabalhos em campo aberto, como lavoura.

Um dos principais pontos fortes do novo Landini 5-085 é o motor FPT de 3,4 litros, 4 cilindros e 8 válvulas, Turbo Intercooler com injeção electrónica Common Rail, com potência máxima de 75 cv disponível para garantir uma tração perfeita. Com grande facilidade de trabalho mesmo em condições difíceis. Entre as caraterísticas invulgares deste motor, encontramos o binário de 375 Nm a 1400 rpm, o melhor na sua categoria, que é bastante próximo ao de qualquer trator de maior potência. Tudo isto traduz-se em eficiência, com poupanças consideráveis ​​do ponto de vista económico e temporal, uma vez que as revisões são reduzidas, sem esquecer o depósito de 103 litros que garante uma jornada de trabalho completa.

Graças à tecnologia EGR, DOC e DPF, o 5-085 está em conformidade com as emissões Stage V, sem SCR e sem ureia, garantindo uma redução significativa nos custos operacionais.

 

As rodas traseiras com jante de 34” oferecem maior distância ao solo e melhor tração, o que representa mais um recorde para a classe a que pertence o Landini 5-085, um equipamento multiuso inteligente localizado entre a nova Série 4 e a futura Série 5, e que se destaca pela sua grande versatilidade, graças à excelente relação peso-potência pela qual se destaca no transporte, especialmente em estradas íngremes.

Conforto e ergonomia
O conforto do operador é garantido com a cabine de 4 pilares que aproveita ao máximo o envidraçamento com visibilidade panorâmica e absorve oscilações e vibrações graças aos 4 sinoblocos, criando um ambiente de trabalho seguro e um perfeito isolamento acústico. Os controlos estão dispostos ergonomicamente, graças ao novo joystick que permite controlar de forma rápida e fácil funções como Hi-Lo e H-M-L e os implementos incluídos. O volante pode ser ajustado em altura e profundidade. O tejadilho é baixo - para entrar facilmente em espaços apertados - e tem uma janela no tejadilho da cabine - para oferecer visibilidade total ao trabalhar com o carregador frontal.

A versatilidade também é totalmente explorada graças ao carregador frontal Landini, desta vez com um joystick ergonómico especial. O carregador é desenhado de forma que o seu chassis não reduza a altura livre ao solo e não limite o raio de viragem do trator. Além disso, funciona de forma linear e uniforme, graças à suspensão oferecida pelos 2 acumuladores de azoto localizados entre os cilindros.

Para garantir a máxima segurança na estrada, o sistema de travagem IBS (Integrated Brake System) combina os travões traseiros com os travões dianteiros imersos em banho de óleo integrados no eixo, reduzindo o espaço de travagem em 50%. Os travões são acionados proporcionalmente ao esforço exercido nos pedais, permitindo uma precisão de travagem absoluta.

O eixo dianteiro, de largura reduzida, maximiza a compactação e a agilidade da máquina. Graças à sua robustez, é fiável e estável para qualquer tipo de trabalho, desde a utilização do elevador dianteiro e do carregador frontal até ao transporte.

Hidráulica para todas as necessidades
A potência e a capacidade de manobra também podem ser medidas no elevador hidráulico de acionamento mecânico, preciso e de simples utilização graças ao sistema ELS (Ergonomic Lift System). A fixação dos implementos é cómoda e rápida, uma vez que os comandos estão localizados tanto na cabine como no pára-lamas.

O sistema hidráulico de bomba dupla permite que os 5 distribuidores hidráulicos (3 frontais e 2 ventrais) e os implementos sejam controlados de forma totalmente eficiente graças a uma bomba que fornece um caudal de 56 l/min, enquanto a segunda fornece um caudal de 34 litros para a direção.

No aspeto exterior, o Landini 5-085 beneficia do novo Landini Family Feeling, composto por luzes LED e ainda disponível com uma cor especial Blue Icon. É a opção exclusiva em azul metalizado combinada com um pacote de especificações abrangente, já disponível também noutros modelos Landini. 

A Landini 5-085 pode equipar o sistema de supervisão telemática Landini Fleet Management, projetado para medir a eficiência do veículo em termos de consumo, jornada de trabalho e manutenção programada. Tudo incluído num portal que permite ao gestor de frota maximizar a atividade dos seus tratores e supervisionar os seus custos operacionais.