NOTICÍA

Novas soluções Manitou dedicadas ao sector da construção

23 Abr 2021

Num evento on-line decorrido a 21 de abril, sob o nome "Build the Future", onde o portal comerciomaquinas.com teve o prazer de participar, a Manitou apresentou uma série de novos produtos.

- Renovação completa e ampliação da gama de empilhadores telescópicos rotativos Manitou

- Novos segmentos: empilhadores telescópicos fixos e telescópicos ultracompactos

- Um custo total de propriedade sempre baixo

O Grupo Manitou, referência mundial em movimentação de cargas todo-o-terreno, elevação de pessoas e movimentação de terras, revelou os novos segmentos da sua gama de construção com os novos empilhadores telescópicos fixos e ultracompactos. O grupo também apresentou uma completa renovação e ampliação da sua gama de empilhadores rotativos telescópicos no evento digital “BUILD THE FUTURE”, que foi transmitido para o mundo inteiro.

Com o objetivo de fazer uma apresentação singular e 100% digital, o Grupo Maanitou organizou o evento “BULD THE FUTURE”. O evento, acessível através de uma plataforma interativa, reuniu mais de 3.000 internautas de 90 países e 4 continentes, incluindo diversos concessionários, empresas de aluguer, clientes importantes e meios de comunicação. Ao longo de dois dias, os visitantes puderam assistir a um programa de entrevistas no qual foram apresentados os três novos segmentos da gama de empilhadores telescópicos rotativos MRT, seguido de workshops que enfatizaram o compromisso do grupo em fornecer soluções completas e sustentáveis, ao mesmo tempo em que prestam um serviço de primeira categoria aos seus clientes.

Empilhadores telescópicos rotativos MRT totalmente redesenhados
Para maior clareza no que se refere à sua linha de empilhadores telescópicos rotativos, o Grupo decidiu renomear as suas duas gamas com o nome VISION e VISION +. Carlo Alberto Razzoli, Chefe de Produto da MRT, explicou a mudança: “Queríamos harmonizar toda a nossa gama com uma leitura mais fácil. Graças à modernização do design e ergonomia dos nossos produtos, podemos agora oferecer uma única cabine para todos os modelos da gama, dando aos nossos utilizadores uma grande visibilidade, seja qual for a máquina. O facto de partilharem a mesma cabine também permite ter um posto de comando equivalente em cada modelo, o que agiliza a familiarização com os comandos”.

Para enriquecer a oferta, foram adicionadas duas novas máquinas à gama VISION: a MRT 1645 e a MRT 1845. Estes dois modelos, com 500 kg de capacidade de carga adicional em relação aos seus antecessores, têm uma altura de elevação respetiva de 16 e 18 metros para as suas 4,5 toneladas de carga. Também estão equipados com um novo motor Stage V de 75 e 116 CV, respetivamente. A gama VISION oferece uma seleção completa de 14 modelos com alturas que variam de 16 a 25 metros, com capacidade de carga até 4,5 toneladas.

As máquinas com maior capacidade estão agrupadas na gama VISION +, que inclui 12 novos modelos. A gama foi completamente revista e foram adicionados seis novos produtos: MRT 2260, MRT 2660, MRT 3570 (também disponível com suspensão eletrónica), MRT 2570 e MRT 3060. Carlo Alberto Razzoli explica os motivos da renovação desta gama: “Por parte dos nossos clientes existe uma procura crescente de máquinas que ofereçam maior rendimento no local de trabalho. Esta gama de grande capacidade vai ao encontro dessas expetativas com um equipamento de altíssimo nível”. Com modelos que garantem alturas de elevação entre 22 e 35 metros e uma capacidade muito melhorada até 7 toneladas, esta gama é ideal para a instalação de estruturas de aço, a renovação de edifícios ou mesmo tarefas de demolição. Ambas as gamas são conectadas de série para otimizar a manutenção, aumentar o tempo de atividade e, assim, reduzir o custo total de propriedade para o utilizador. As gamas VISION e VISION + já estão disponíveis em todo o mundo e serão entregues antes de setembro de 2021 à rede de concessionários, empresas de aluguer e grandes contas.

Acessórios específicos projetados para o MRT
O lançamento destas duas gamas é acompanhado por novos acessórios desenhados pelo atelier de design da Manitou em Itália, o Attachment Competence Center (ACC). Os utilizadores que procuram uma visibilidade ideal ao movimentar paletes ou sacos de entulho beneficiarão de dois novos porta-garfos flutuantes, o CAF 1030 (6 e 7 toneladas) e o CAF 1080 (7 toneladas). Esses porta-garfos, mais leves e mais fortes são equipados com um sistema para bloquear os garfos.

O desempenho das lanças com guinchos foi aumentado graças a um guincho com um novo motor hidráulico adaptado aos novos MRTs. Com uma capacidade que varia de 600 kg a 2 toneladas, cumprem perfeitamente os requisitos da nova gama MRT. Um novo cesto 100% em alumínio está agora disponível para toda a gama VISION +. O PSE 4200/365 pesa apenas 180 kg e tem capacidade para carga de 365 kg, por isso é mais leve que o seu antecessor e permite maior alcance. E também é mais fácil de abrir. Esses novos acessórios foram desenhados com base no feedback dos clientes e têm como objetivo ajudá-los a otimizar as suas operações.

Equipamentos inovadores para aumentar a produtividade
A escolha do nome VISION também significa grande visibilidade na cabine. Para melhoramento posterior, um tejadilho reforçado sem grade, com certificação ROPS/FOPS Nível 2, está disponível como opção para uma visualização desimpedida das operações durante o carregamento em altura. Outra inovação apresentada pelo Grupo é um novo controlo de rádio opcional que permite que a máquina seja controlada remotamente a partir do cesto ou com o operador fora da máquina. Também é possível mover a máquina com segurança sem ter que retornar ao posto de condução, economizando tempo precioso no local de trabalho. Todos estes novos modelos incorporam uma nova bomba hidráulica. Com um caudal hidráulico de 116 l/min, a gama VISION garante uma velocidade de lança 50% maior ao realizar movimentos simultâneos. Este aumento é superior a 30% nos modelos VISION + 2260 e 2660, que possuem uma bomba que fornece um caudal de 185 l/min. O novo motor Stage V também reduz o consumo de combustível em todas estas máquinas, com potências que variam de 156 a 211 cv, dependendo do modelo. As capacidades de elevação e gráficos de carga foram significativamente melhorados, especialmente a capacidade de altura máxima, até mais 100%, e o alcance máximo, até mais 25%. O peso destas máquinas foi reduzido em mais de 5%, enquanto a sua capacidade de carga foi aumentada em até 15%. O Grupo demonstra mais uma vez até que ponto a inovação faz parte do seu ADN, com 21 patentes depositadas no âmbito da conceção das duas novas gamas MRT VISION e VISION +.

Segurança e ergonomia
A segurança das pessoas que utilizam estas máquinas é uma prioridade para o Grupo Manitou. Para que os operadores vejam tudo perfeitamente, um conjunto de cinco luzes LED fornece iluminação completa em volta da máquina e, além disso, a extremidade da lança incorpora duas luzes de trabalho para garantir excelente visibilidade durante o carregamento em altura. Uma câmara traseira, cujas imagens são visualizadas na cabine, permite que a máquina seja movimentada com total segurança. Quatro pontos de acesso integrados no chassis - à esquerda, direita, dianteira e traseira da máquina - agora permitem que o operador entre e saia da máquina, independentemente da viragem da cabine. Para oferecer a melhor experiência, o Grupo afirma o desejo de proporcionar condições de trabalho cada vez mais confortáveis ​​com uma cabine cuja ergonomia evolui, já que está equipada com um novíssimo ecrã tátil vertical de 8 polegadas da gama VISION e uma versão extra grande de 12,1 polegadas para a gama VISION +: um verdadeiro interface homem-máquina que se orgulha de rivalizar com os encontrados nos automóveis. As gamas VISION e VISION + contam ainda com transmissão hidrostática, o que confere ao operador maior flexibilidade de condução e garante a possibilidade de atingir velocidades máximas de 40 km/h, independentemente do modelo. O mais recente acréscimo à linha VISION +, o MRT 3570, permite ao operador realizar manobras de até 35 metros, a maior altura disponível na gama Manitou. Para oferecer maior visibilidade nessas alturas, a equipa de I&D e marketing do Grupo introduziu um novo assento elétrico que pode ser inclinado até 18° para facilitar o acompanhamento da lança extendida. Este modelo também está disponível na versão “ES”, com suspensão eletrónica.

Versão elétrica disponível a partir do final do ano
O Grupo Manitou, para demonstrar a sua vontade de fazer da transição verde uma prioridade estratégica, irá expandir a gama VISION + com uma versão totalmente elétrica no final do ano, bem como outra versão híbrida que irá combinar um motor menor com um de bateria de iões de lítio. Assim, serão disponibilizados inúmeros modelos que permitirão o uso 100% elétrico onde quer que os estaleiros de obras e os requisitos regulamentares o exijam.

Um novo segmento de manipuladores telescópicos fixo compactos!
A Manitou cria um novo segmento na sua gama de construção com empilhadores telescópicos fixos compactos e hidrostáticos. Com três novos e inovadores modelos, o MT 730 H, o MT 930 H e o MT 930 HA (com cesto plataforma), a Manitou responde de forma inequívoca à elevada procura das empresas de aluguer e dos concessionários por máquinas compactas em locais onde as obras urbanas apresentam cada vez mais áreas muito confinadas. Esses modelos compactos de 2 metros de largura e 2 metros de altura possuem uma grande variedade de equipamentos. Na cabine, o intuitivo display Harmony, com menus disponíveis em 22 idiomas, fornece ao operador notificações em tempo real, principalmente relacionadas com o uso e manutenção. O seu painel universal é de fácil gestão, favorece uma rápida familiarização com os controlos e garante a segurança do operador e da máquina. Uma nova lança com cilindro integrado oferece maior visibilidade para operações de carga/descarga mais seguras. Graças ao seu pequeno tamanho, os três modelos são fáceis de transportar, para que possam ser movidos mais rapidamente de um local de trabalho para outro. Um sistema para engatar os garfos no porta-garfos foi desenhado para otimizar ainda mais o comprimento da máquina com o acessório, o que reduz os custos de transporte. Para garantir a precisão e movimentos suaves, esses produtos inovadores são equipados com transmissão hidrostática e motor de 75 CV. Os três modelos já estão à venda em todo o mundo e serão entregues a toda a rede de concessionários e empresas de aluguer e grandes contas a partir de setembro de 2021.

Um dos menores custos totais de propriedade do mercado
Reduzir o custo total de propriedade é um objetivo prioritário do Grupo Manitou, independentemente da gama em questão. O Grupo oferece agora aos utilizadores desta nova gama a possibilidade de realizar uma análise do seu óleo hidráulico de uma forma muito simples. O princípio é o seguinte: sob a lança existem duas tampas para recolher facilmente o óleo e, assim, simplificar a manutenção e substituição do óleo hidráulico. Isso permite que o gestor da frota otimize o consumo de óleo evitando despesas desnecessárias e espaçando os intervalos de manutenção. Além disso, para reduzir o custo total de propriedade, uma solução Stop & Start nova e inovadora foi introduzida como opção. Como nos automóveis, esse sistema desliga automaticamente o motor durante o ralenti. Pode ser programado de um a trinta minutos, e para reativar o motor, basta pressionar o pedal do acelerador ou mover o JSM sem necessidade de girar a chave para voltar a arrancar. A economia de combustível e a redução de ruído são consideráveis, com até 45% do tempo de ralenti em relação ao tempo total de uso desses modelos. Graças a estas inovações, o modelo MT 930 H tem um custo horário de apenas 18,49 €*, o mais baixo neste segmento de mercado.

* Custo total de propriedade (TCO) calculado com base em 500 horas de uso da máquina ao longo de 5 anos, com base nestas variáveis: custo de aquisição, manutenção preventiva, manutenção corretiva, consumo e valor de revenda.

Maior segurança em obras
Para cumprir os requisitos de trabalho em espaços apertados ou interiores, esses três empilhadores telescópicos podem ser equipados com o Safety Pack opcional para segurança ideal. Este sistema acompanha e protege o operador e o seu ambiente. Alerta o pessoal no local e envia dados ao gestor da frota. Possui sensores que acionam duas luzes intermitentes localizadas dentro e fora da cabine para alertar sobre qualquer comportamento inadequado detetado, como movimentos da máquina com a lança levantada, cintos de segurança não apertados, acionamento temporário da desconexão dos movimentos hidráulicos, etc. Para evitar que a máquina se mova acidentalmente, o JSM agora deteta a mão do operador ao realizar movimentos hidráulicos. Outro dispositivo de deteção, um radar de marcha atrás, alerta o operador de qualquer presença humana ou não humana atrás do empilhador telescópico, para que possa trabalhar com total tranquilidade. Da mesma forma, foi eliminado o degrau para otimizar o acesso à cabine e poder entrar e sair dela com segurança. O travão de estacionamento automático com auxílio de arranque em subida também ajuda a reduzir o risco de acidentes.

Variadas aplicações
Os modelos MT 730, MT 930 e MT 930 HA, com capacidade para 3 toneladas, são ideais para obras de construção/remodelação no sector residencial, quer sejam moradias unifamiliares ou edifícios com até dois pisos. Esses modelos também apresentam o novo porta-garfos flutuantes CAF 1000/3 LB, com garfos que se dobram para tornar a viagem na estrada ou num reboque mais fácil e segura. Um novo balde compacto BGP 2000/800 com uma excelente capacidade de 800 litros, especialmente desenhado para estes modelos, permite movimentar com segurança cargas a granel com uma densidade máxima de 2100 kg/m3 (areia, terra, cascalho...). Todos estes acessórios foram desenhados pelo Grupo Manitou, graças à experiência do seu gabinete de design.