NOTICÍA

SDF alcança em 2020 os melhores resultados da sua história

13 Mai 2021

SDF: receitas em 2020 de 1.146 milhões de euros e um EBITDA de 9,5%, o melhor resultado da história da empresa

No ano da pandemia, iniciativas importantes para a comunidade e colaboradores foram realizadas, tais como:

- Campanha de testagem sorológica oferecida gratuitamente aos colaboradores da empresa para mapeamento da situação imunológico

- Um bónus de desempenho mais alto para os funcionários do que nos anos anteriores

- Contratação de cerca de 300 colaboradores em todo o mundo, para uma força de trabalho total de 4.040 funcionários

- 57 milhões de euros de investimento em novos produtos, P&D e novas tecnologias para uma agricultura sustentável

 

O Conselho Fiscal da SDF, multinacional italiana com sede em Treviglio (Província de Bérgamo) e entre as líderes mundiais na produção de tratores, máquinas agrícolas e motores diesel, aprovou os resultados consolidados de 2020 em 22 de abril de 2021.

Balanço e demonstração de resultados 
A Empresa terminou 2020 com receitas de 1.146 milhões de euros, menos 10% do que em 2019, e um EBITDA de 109 milhões de euros (9,5%), o melhor resultado da história da SDF e acima dos 8,7% registados em 2019. O excelente resultado alcançado permitiu que o plano de investimento de médio / longo prazo fosse mantido inalterado.

A ligeira diminuição das receitas está essencialmente ligada ao encerramento da sede em Treviglio, que durou mais de dois meses e teve início em 24 de fevereiro, antes do confinamento nacional iniciado em 9 de março de 2020. Este processo permitiu à empresa implementar as medidas de segurança necessárias e redesenhar completamente os postos de produção e fluxos logísticos, em linha com os procedimentos já em vigor nas suas fábricas na China. Também contribuiu para limitar significativamente a propagação da pandemia Covid-19 nas instalações de produção.

Em termos de resultados, foi registado um resultado líquido de 39,3 milhões de euros, equivalente a 3,4%, basicamente em linha com a percentagem de 2019 (3,5%). A posição financeira líquida à data de fecho era de um endividamento de 176 milhões de euros, menos 106 milhões de euros (-38%) face ao ano anterior. Este valor também confirma os melhores parâmetros de medição da solidez financeira para 2020.

Bónus de desempenho e novas contratações
Em Itália, a SDF concedeu um bónus de desempenho a todos os seus colaboradores, posicionando-se mais uma vez este ano entre as empresas líderes do país em valor por este reconhecimento. Em pormenor, os operativos do departamento de produção receberam um bónus de 5.135 euros, que é o melhor resultado de sempre. Em geral, o rácio de rentabilidade aumentou 50% nos últimos dez anos, para 805 euros.

A empresa também contratou 230 novos colaboradores na fábrica de Treviglio, divididos entre funcionários administrativos e operacionais, por meio de recrutamento direto, contratos baseados em projetos e contratos de médio / longo prazo, totalizando 1.375 funcionários em Itália.


Inovação e Agricultura Inteligente

Como impulsionador da transformação digital no setor agrícola, a SDF lançou três novas soluções de Smart Farming em 2020, com o objetivo de maximizar a produtividade e reduzir ao mínimo o impacto ambiental em campo: SDF Fleet Management para gestão da frota de máquinas agrícolas, SDF Farm Management para a gestão das operações do dia-a-dia da fazenda e SDF Field Management pela IBF Servizi para maximizar a produtividade da terra.

Os novos serviços podem ser prestados por meio da gestão de dados na nuvem (SDF Data Platform), plataforma digital que utiliza inteligência artificial para otimizar todas as etapas da produção agrícola, por meio da recolha, análise e processamento dos dados das máquinas agrícolas a ela conectadas.

Um exemplo virtuoso de aplicação das novas tecnologias é a nova série de 8280 tratores TTV da marca DEUTZ-FAHR lançada em setembro de 2020, que completa a gama de máquinas de alta potência da marca alemã e que, juntamente com o aplicativo #AlwaysOnTractor, resume a combinação de produto e serviço.

A aposta na inovação tem sido suportada por investimentos em investigação e desenvolvimento e novos produtos, que atingiram 5% das receitas em 2020, no valor de 57 milhões de euros.

A pandemia levou a uma aceleração decisiva da digitalização nos processos internos e externos da empresa, em linha com os objetivos do plano estratégico 2025. Destaque para o lançamento do novo site de comércio eletrónico “SDF Store”, para compra independente e simplificada de peças de substituição originais. Foi pensado para atender com mais eficiência as necessidades dos agricultores, com uma abordagem cada vez mais digital e uma busca por soluções de ponta para melhorar a manutenção e o ciclo de vida de suas máquinas.

A SDF também adicionou novos profissionais à equipa de Pesquisa e Desenvolvimento, como analistas de dados e especialistas em IA e sistemas digitais avançados. O objetivo é o desenvolvimento de projetos baseados na agricultura sustentável, através do fabrico de veículos que interajam com um ecossistema digital e, assim, minimizem o uso de recursos em todas as fases de cultivo e maximizem o rendimento da produção.

Mercados
Na Europa, o principal mercado da SDF e dos principais players internacionais do setor, houve uma queda nas matrículas em torno de 3,5%. Nesta situação, a SDF detém uma quota de mercado de 10,7%, uma melhoria de quase um ponto percentual.

Sinais altamente positivos vêm da China, país onde, após o queda inicial causada pela pandemia, a SDF experimentou um crescimento superior à média do mercado.

Também animadoras são as dimensões do mercado de tratores na Turquia, onde 2020 terminou com 50.000 unidades, um aumento nos volumes vendidos pela SDF Turquia de 40% e um nível recorde de exportações para a Europa.

2020 também foi um ano satisfatório para a SDF Índia, que garantiu seu posicionamento de produto no mercado, graças às excelentes vendas e ao recebimento do prestigioso Farm Power Award pelo novo modelo 4E do Agromaxx 4050E, reconhecido como o melhor trator do ano em Índia na categoria 41-50 CV.

A Fundação SAME
A Fundação SAME foi criada em 2017 como uma fundação empresarial, com o objetivo de consolidar o compromisso filantrópico da SDF de forma organizada.

Em detalhes, a Fundação fez doações em 2020 principalmente para apoiar as seguintes iniciativas:

- 800.000 euros, juntamente com a SDF, para Hospital San Raffaele para pesquisa na área da  Covid-19

- 150.000 euros para associações de apoio às pessoas mais carentes, incluindo a associação Comunità Nuova dirigida pelo Padre Gino Rigoldi

- 144.000 euros para projetos na África, principalmente para a escola profissional da Diocese de Same e para o hospital Zenneti, na Tanzânia.