NOTICÍA

John Deere integra um sistema de controlo de pressão de pneus nos tratores 8R

10 Set 2021

A John Deere oferece a possibilidade de equipar de fábrica um novo sistema de controlo de pressão dos pneus totalmente integrado para os tratores da Série 8R, com o objetivo de aumentar o rendimento e a eficiência em campo e em transporte.

Este novo sistema pode ajustar-se com o ecrã CommandCenter da John Deere com tempos de enchimento e esvaziamento rápidos. Por exemplo, segundo dados disponibilizados pela empresa, a pressão interna de uma combinação de pneus grandes (710/75 R42 com 650/60 R34) pode aumentar-se de 0,8 a 1,8 bar em apenas 6,4 minutos, enquanto que apenas são necessários 3,9 minutos para libertar a pressão dos pneus. Isto consegue-se através do diâmetro interno das linhas de enchimento, que são 33% maiores que outras soluções.

Uma tomada rápida externa acelera o enchimento de ar interno, por exemplo, de um compressor de depósito de fertilizante líquido. Também se pode fornecer ar externo, como no caso de necessitar ligar uma pistola pneumática para limpar o equipamento.

A John Deere também responde às necessidades dos clientes de pneus de maior rendimento e oferece uma maior gama de pneus VF (flexão muito alta). Deste modo os agricultores e as empresas de serviços podem trabalhar com a mínima pressão nos pneus, inclusivamente em condições de muito lastro.

A pressão baixa do pneu no campo ajuda a evitar a compactação do solo, protege a sua estrutura ao reduzir o deslizamento dos pneus e a formação de calos de passagem, que além disso aumentam o consumo de combustível. Por outro lado, a pressão alta do pneu na estrada melhora a condução e diminui a resistência à rotação e o desgaste do pneu. Além disso, tanto no campo como na estrada, o consumo de combustível é significativamente inferior, reduzem-se as emissões de CO2 e os agricultores obtêm um maior rendimento com menos custos operacionais.