Stihl um caso especial no mundo das máquinas!

18 Mai 2015
Stihl um caso especial no mundo das máquinas!

Entre 23 e 26 de março a Stihl convidou um vasto grupo de jornalistas internacionais a uma visita às suas fábricas na Alemanha e na Áustria. Nessa viagem foi possível perceber os rasgos diferenciadores deste fabricante! O portal comerciomaquinas.com esteve presente!

Quando se fala em motosserras há um nome que vem imediatamente à cabeça - Stihl.

Foi em 1926 que Andreas Stihl, um jovem empreendedor nascido em Zurique, criou a sua empresa de máquinas agrícolas, em Estugarda na Alemanha. Sim, equipamento agrícola, pois até aos anos 60 a Stihl produziu tratores agrícolas, além da famosa motosserra!

De uma forma gradual a marca foi-se especializando cada vez mais em equipamentos para a floresta. Foi assim que Andreas Stihl ficou conhecido como o “pai da motosserra”. Este jovem suíço tinha um lema: “facilitar o trabalho para as pessoas com e na natureza”. E foi baseada nesta visão que em 1971 a Stihl se tornou na motosserra mais vendida do mundo!

A chegada a esta posição de liderança assentou nos seguintes pontos-chave:
- qualidade de ponta
- orientação para o cliente
- força inovadora
- fabricação integrada
- confiança nos concessionários

Atualmente, passados quase 90 anos sobre a fundação da empresa, a entidade continua nas mãos da família e foge de bolsas e outros esquemas que poderiam trazer dinheiro fresco à empresa, mas que simultaneamente, trariam visões de sustentabilidade deturpadas e apressadas…

O atual presidente, neto do fundador, Nikolas Stihl, garante que a empresa saiu reforçada do período de forte crise internacional de 2008/2009. Segundo nos contou, tal se deve a um forte investimento em I+D e à aposta por uma produção integrada que faz com que a marca seja capaz de produzir a quase totalidade dos componentes de que precisa. Boa mostra disso foi a aquisição em 2011 da fábrica de carburadores Zama no Japão.

Atualmente a Stihl emprega cerca de 14.000 funcionários e fatura quase 3.000 milhões de euros! Com um crescimento do volume de negócios na casa dos 5% ao ano!

A Stihl vê os seus funcionários como verdadeiros sócios. E é também aqui que reside o segredo para o êxito: “Em 2008, ano da explosão da crise, demos uma garantia de emprego de seis anos aos nossos trabalhadores”. E continua “Para manter estes postos de trabalho, naquele ano tão complicado, a empresa e os trabalhadores tiveram de fazer concessões. O processo só resultou porque havia confiança de ambas os lados e apesar das negociações terem sido difíceis, reinou a vontade de chegar a um acordo bom para ambas as partes”. Nikolas Stihl termina com esta frase bem reveladora do seu espírito conciliador “Se há um convencimento de que o empresário é um inimigo e não um sócio, não se avança”. Como não podia deixar de ser esta simbiose materializa-se também numa forte aposta na formação dos trabalhadores preparando-os para atividades profissionais muito especializadas e qualificadas. 

Crescimento na oferta e na capacidade do grupo
Em 1993 a Stihl adquiriu a empresa Viking para ampliar a sua oferta de produtos, neste caso na gama de equipamentos para jardim. Sob a égide Stihl mas mantendo o nome de marca Viking, este fabricante vem alcançando uma grande notoriedade proporcionada pelo vasto número de prémios obtidos pelos seus produtos, mas simultaneamente, pelas garantias de serviço proporcionadas por redes de concessionários, claramente preparadas e orientadas para o cliente.

Stihl em Portugal
A Stihl está presente diretamente em Portugal desde 1998. Ano em que foi fundada a empresa Andreas Stihl, S.A. (filial de Portugal). A distribuição assenta em mais de 170 empresas especializadas de norte a sul do país, abrangendo também as ilhas. A faturação não tem parado de crescer, tendo alcançado em 2014 os 15 milhões de euros, o valor mais alto de sempre!

Uma ampla rede mundial
A Stihl está presente em quase todos os países do mundo, possuindo filiais diretas em 35 países e importadores em mais de 120. No total existem 40.000 distribuidores a nível mundial. O grupo conta ainda com fábricas na Alemanha, Brasil, Suíça, Áustria e China.

Preocupação com o meio ambiente
Os sistemas de produção, as instalações fabris e os produtos finais têm também em comum uma preocupação subjacente – O cuidado pelo meio ambiente. Desde a década da década de 80 que muitos dos desenvolvimentos tecnológicos da Stihl têm como premissa cumprir exigências ecológicas. Um bom exemplo disso é a forte aposta feita nos últimos anos no aumento da gama dos equipamentos a bateria (livres de emissões, silenciosas...). O desenvolvimento da autonomia e eficácia destas máquinas fazem crer que são a grande aposta para o futuro.

Inovadora em todas as tecnologias
Os produtos Stihl estão repletos de ideias inovadoras que facilitam o trabalho nas suas áreas de aplicação. As principais tecnologias de acionamento baseiam-se em sistemas a gasolina, elétricos e a bateria.Um exemplo da tecnologia inovadora é a pioneira tecnologia de injeção Stihl (motores a gasolina - Stihl injection): Com comando de identificação de campo calcula em todos os estados de funcionamento com precisão a composição da mistura, quantidade de injeção, momento de injeção e momento da ignição. Assegura um elevado conforto de partida e uma ótima potência com excelente funcionamento e aceleração, assim como economia de combustível e baixos valores de emissões. É com tecnologias como esta que a Stihl continua a fazer o seu caminho e a granjear cada vez mais reconhecimento a nível mundial.

Stihl
Morada: Beloura Office Park - R. do Centro Empresarial - Edíficio 3, Piso 0, Loja 2 - Sintra
2710-693
Tel.: 219 108 200