Antonio Carraro - Agroglobal 2018


Existe um fabricante de tratores que não deixa ninguém indiferente. Os seus tratores especializados marcam o caminho com a sua versatilidade, rentabilidade e design arrojado. Esse fabricante é a Antonio Carraro, uma história com mais de 100 anos no mundo das máquinas chega aos nossos dias com diversos tipos de tratores dentro da vertente especializada.

Desde equipamentos com chassis rígido ou articulado, transmissão hidrostática ou mecânica, isodiamétricos ou com rodas diferentes, reversíveis ou não, e atualmente com a possibilidade de cabinas de proteção total.

Conversando com Josep Ventura, export manager, foi-nos possível perceber o alcance da marca e a forma de trabalhar em Portugal, visando o benefício do agricultor.

Josep Ventura
Export manager
Agroglobal 2018


ENTREVISTA

Segundo nos contou, “Somos a marca nº1 em tratores especializados na Europa e com a gama mais completa, o objetivo da Antonio Carraro em Portugal é continuar a melhorar e apoiar uma rede de vendas em contínuo crescimento num dos mercados mais dinâmicos do sul da Europa na atualidade. Atualmente temos 12 concessionários em Portugal, o nosso objetivo é alcançar um número próximo dos 17. Temos trabalhado muito no sul do país mas há muito trabalho a fazer principalmente no centro e norte do país. A intenção é que o cliente não tenha que fazer mais de 50 km para encontrar um ponto de venda e assistência. A agricultura especializada portuguesa está a orientar-se cada vez mais para tratores inovadores, fiáveis e eficientes. Aproveitando a visibilidade garantida pela Agroglobal, a Antonio Carraro apresenta os modelos mais vendidos dos seus segmentos de mercado; desde tratores compactos para agricultores hobby, até equipamentos profissionais altamente tecnológicos, dedicados à agricultura especializada e desenhados para ultrapassar qualquer adversidade em terrenos difíceis e em condições desfavoráveis. Tudo isso sem perder de vista a comodidade e a segurança do operador. Esta é a primeira vez que estamos diretamente numa feira em Portugal. A vertente demonstrativa e profissional da Agroglobal seduziu-nos”.

Chassis Integral Oscilante Antonio Carraro - ACTIO

O novo chassis ACTIO, em destaque na Agroglobal, está constituido por uma robusta estrutura de ferro que respeita os eixos, cujo interior alberga a transmissão do trator e que consta de uma articulação central com oscilação longitudinal de até 15°. As duas partes oscilantes adaptam-se de forma independente à sinuosidade do terreno, garantindo estabilidade e tração a cada instante. A aderência dos pneus é constante, o que permite colocar no solo toda a potência do motor e aumentar o rendimento e a segurança.

Tratores reversíveis

O sistema de condução reversível RGSTM Antonio Carraro goza de uma longa e prestigiada tradição; permite inverter em poucos segundos a posição do posto de condução para utilizar as alfaias mais importantes com total comodidade e simplicidade em ambos os sentidos de marcha. Os tratores reversíveis são um marca distintiva da gama Antonio Carraro. A companhia trouxe dois dos seus reversíveis mais célebres à Agroglobal:

– O TRX 9900 de 85 CV, esteve em exposição: trator isodiamétrico reversível, veloz e compacto, fabricado para se adaptar ao maior número de atividades possível. Mantem uma boa iluminação do solo apesar do seu posto de condução baixo, o que lhe confere versatilidade em qualquer situação, além de uma potência e estabilidade ideais, inclusivamente nas circunstâncias mais complicadas – mudanças de inclinação lateral/vertical, espaços reduzidos, kiwi, vinhas em cordão, etc.–. O TRX está especialmente indicado para tratamentos e trabalhos em fileiras baixas situadas em encostas acentuadas.

– TRG 10900 Ergit R, esteve em demonstração: trator rígido reversível único da sua espécie. Graças às suas rodas traseiras de maior tamanho e à sua iluminação melhorada relativamente ao TRX, o TRG adapta-se, além de a vinhas e pomares, às tarefas de olival quer seja intensivo ou superintensivo, frutos secos assim como trabalhos de profundidade (lavoura) e de tração (floresta). Conjuga, de uma forma invulgar, força, estabilidade, compatibilidade e iluminação. Por tudo isso, não tem concorrente no mercado: é um trator reversível, potente e ágil, útil tanto em campo como nas tarefas de manutenção urbana durante o inverno; um trator adequado para os 365 dias do ano. Durante a Agroglobal foi possível observar a nova cabine Antonio Carraro equipada com AIR e certificada ROPS/FOPS (anticapotamento e proteção contra queda de objetos), predisposta para pressurização categoria 4: a máxima comodidade para o operador.

TGF – Cabine baixa e pressurização categoria 4

Dentro da série TGF encontrava-se o TGF 9900 em exposição e o TGF 10900 R em demonstração.

Desenhado para pomares com folhagem densa, vinhas em cordão ou em latada e qualquer tarefa de baixa altura. O TGF 9900 e o TGF 10900 Ergit R, de 85 CV e 98 CV respetivamente, chegaram à Agroglobal equipados com a cabine low-profile Protector, incrivelmente cómoda apesar da sua altura contida (até 174 cm) nas suas duas versões: versão base Protector S e versão com acessórios Protector 100; esta última também está disponível com pressurização categoria 4, o nível de proteção mais elevado da categoria. Conforme mencionou Josep Ventura “este é um aspeto muito importante na vertente de demonstração. Muitos agricultores valorizam o seu posto de condução e as condições da cabine, mas só conseguem comprovar as diferenças quando se sentam na máquina e percepcionam a realidade. É aí que se faz a diferença”.

SX – Articulado profissional

Além da Série Major, a Antonio Carraro leva à Agroglobal tratores articulados de potência média-alta: O SX 7800 S (71 CV) e o SX 9900 (85 CV) são tratores supercompactos com a potência necessária para desempenhar as atividades mais pesadas em fileiras estreitas; contam com uma transmissão 16+16 e TDF sincronizada, e podem equipar-se com uma cabine panorâmica climatizada Starlight.

Mercado Português para a Antonio Carraro, segundo Josep Ventura:

- Rede de vendas: “Atualmente temos 12 concessionários o nosso objetivo é alcançar os 17 concessionários. Procuramos crescer mais no centro e norte do país onde existem grandes oportunidades”.

- Maior potencial comercial da Antonio Carraro em Portugal: “Em Portugal a Antonio Carraro aposta essencialmente em tratores de 85 a 100 cv. Com banco reversível. Isodiamétricos ou rodas diferentes. Igualmente nos mini-tratores e nos tratores de 50 CV (média potência) temos bom potencial. Devido aos terrenos declivosos em fileiras estreitas, também existe potencial no produto articulado de última geração”.

- Evolução do agricultor português: “Existem 2 realidades. O agricultor que não obtém frutos, infelizmente continua a usar tratores obsoletos ou não adaptados às suas necessidades. Mas nos agricultores profissionais e nas empresas agrícolas que, com uma profissionalização, estamos a falar de áreas maiores, e estamos a entrar bem neste tipo de clientes. Nestes casos argumentos como consumo, serviço, custos de manutenção, proteção de riscos laborais (questão da cabine), ROI, etc. tornam-se mais importantes e geralmente fazem compreender ao cliente a adequação da proposta da Antonio Carraro”.

  - Valor acrescentado: “A reputação da Antonio Carraro é excelente. Há clientes que pensam que não podem almejar ter um trator destes, mas na realidade conseguimos fechar negócios. Estamos a ganhar, ano após ano, quota de mercado e é uma quota de qualidade. Compreendemos que somos a única marca de tratores especializados que tem uma só cor, uma só rede de vendas e o nosso lema é “Tractor People”, porque estamos muito perto do agricultor. Estamos a obter benefício dessa melhoria na capilaridade da rede comercial”.

- Importância do concessionário: “A penetração é afetada pela qualidade do concessionário. Não é difícil encontrar concessionários, mas leva tempo encontrar concessionários que possam compreender e partilhar a nossa filosofia de marca. Na Antonio Carraro tentamos fazer uma distribuição ordenada para o bem do cliente e a qualidade do serviço técnico que merece como cliente Antonio Carraro. Assim mantém-se uma cadeia de confiança e de valor, que é muito importante. Por outro lado, a Antonio Carraro não troca de concessionário facilmente. Pode demorar tempo a encontrar um concessionário mas depois estabelece relações duradouras, é como um casamento”.

- Culturas onde a Antonio Carraro tem crescido mais: “Kiwi, onde temos mais máquinas em operação, principalmente graças ao trabalho dos concessionários mais antigos. As novas incorporações na rede de vendas são de grande valia e uma força que nos permitirá abrir novas áreas: Pequenos frutos, como mirtilo, framboesas. Também começámos muito bem em olival e amendoal intensivo. Distribuindo por zonas: Algarve (citrinos), Alentejo (fruta e olival), Douro (vinha), Oeste (fruta), Beira interior (fruta), Nordeste (fruta e vinha). Novas áreas de estufas que estão a aparecer por todo o país. Zonas de vinha no Norte do Distrito de Lisboa”.

Equipa técnico-comercial da Antonio Carraro na Agroglobal 2018