New Holland - FIMA 2020

Em todas as edições da FIMA existe uma marca que desenvolve um trabalho especial, vistoso e muito próximo do seu cliente. Trata-se da New Holland, como tem sido regra ao longo dos anos na Feira Internacional de Maquinaria Agrícola de Saragoça, muitas foram as novidades apresentadas pela marca que fizeram com que o stand New Holland fosse um dos mais visitados pelos mais de 240.000 assistentes ao evento. Além do chamativo stand com mais de 3.500 metros quadrados, a New Holland contou também com um espaço exterior de interação com os seus clientes, onde foi possível praticar operações de perícia e testar equipamentos. Nesse espaço estava presente o já conhecido camião de demonstração New Holland que permite efetuar reuniões, conferências de imprensa e atividades diversas de formação.

Na área de exposição dentro do pavilhão, a New Holland diferenciou quatro grandes áreas onde em cada uma delas destacou a sua principal novidade.

Na área de culturas especiais a principal atenção orientou-se para a presença do novo eixo dianteiro suspenso Terraglide montado na série de tratores T4 Specialty, que proporciona ao agricultor uma maior produtividade no dia-a-dia de operações, segurança em transporte e comodidade excecional para longas jornadas de trabalho.

A suspensão do eixo dianteiro Terraglide protege o trator, a alfaia e o operador de cargas de impacto pesadas durante o transporte e no campo. A altura do centro de articulação do eixo (por cima do centro da dianteira do trator) garante elevado conforto de rolamento e um elevado nível de oscilação para que, ao trabalhar num declive, o pneu nunca entre em contacto com o trator. O controlo automático da altura de circulação garante que o curso de suspensão está sempre disponível, mesmo sob carga pesada. Com Terraglide, o operador é capaz de controlar a altura da suspensão para ajustar a distância ao solo de acordo com as condições e a altura da alfaia dianteira. Esta caraterística facilita também a instalação da alfaia dianteira, deixando mais tempo para o trabalho no campo. Quatro modos de condução – Locked (bloqueado), Soft (suave), Medium (médio) e Hard (pesado) – permitem ao operador selecionar a definição que melhor se adapta às suas preferências e às necessidades do trabalho em mãos. O T4N Terraglide oferece a melhor estabilidade da sua categoria, especialmente com alfaias dianteiras pesadas, com a caraterística Anti-dive/squat, que evita o lançamento durante a travagem e aceleração. O controlo do rolamento do eixo acentua a estabilidade do trator, evitando a oscilação excessiva e o risco de capotamento ao trabalhar em encostas laterais.

O conforto e a estabilidade do T4 N/F/LP Terraglide podem ser reforçados com os pneus Trelleborg PneuTrac. Estes pneus permitem um aumento na tração de 12 para 24%, bem como maior estabilidade em declives acentuados. Além disso, os pneus PneuTrac oferecem mais flutuação, reduzindo a resistência do solo no pneu e, consequentemente, melhorando ainda mais a economia de combustível do trator.

Na zona dedicada aos equipamentos de colheita e forragem, o foco esteve colocado na nova enfardadeira de fardos retangulares gigantes BigBaler 1290 High Density, que vem dar um passo revolucionário na tecnologia de enfardamento e que garante a entrada no segmento de fardos de alta densidade.

A nova BigBaler 1290 High Density eleva a fasquia da produtividade e do conforto, com fardos até 22% mais densos em comparação com as enfardadeiras de fardos quadrados gigantes convencionais, aumentando significativamente a eficiência no transporte e manuseamento de fardos. A exclusiva e patenteada tecnologia de atamento Loop MasterTM garante a melhor amarração do segmento e protege o ambiente e a forragem, eliminando o desperdício de cordel. O novo pick-up MaxiSweep™ ajuda a fornecer a forragem a uma velocidade superior, proporcionando uma maior capacidade e desempenho. O conceito de transmissão exclusivo permite um arranque mais suave, proporcionando maior conforto ao operador e proteção contra sobrecarga para a transmissão do trator. O conceito de barra de tração curta garante uma excelente visibilidade ao operador e facilidade de manobra. O conforto é melhorado com a nova interface de utilizador intuitiva, que utiliza o grande ecrã tátil IntelliView IV. Inúmeras funcionalidades automáticas, como o sistema de tecnologia IntelliCruise™ que ajusta automaticamente a velocidade do trator, aumentam a produtividade e o conforto da BigBaler 1290 High Density.

Outra das novidades importantes foi a transmissão Dynamic Command, mostrada tanto nos tratores da série T5 como nos da série T6. Foi possível testar esta nova transmissão durante a feira num concurso de habilidade que decorreu na área exterior da marca existente na praça Sul da FIMA.

A transmissão semi-powershift Dynamic Command 24x24 foi concebida para máxima eficiência. Oferece uma vasta opção de velocidades dentro das três gamas, que correspondem às mais frequentemente usadas ao efetuar atividades no campo ou na estrada. Esta caraterística permite ao operador adaptar a velocidade do trator ao trabalho com precisão, sem mudar a gama, o que resulta numa maior produtividade. Embraiagens dedicadas para marcha à frente e marcha-atrás garantem um inversor controlado, mesmo em declives acentuados, enquanto que a mudança de gama é totalmente robotizada. A responsiva Dynamic Command permite mudanças de direção quase instantâneas, ideais para operações intensivas com carregador, que podem ser efetuadas com muito mais rapidez e suavidade. Juntamente com caraterísticas como o StartStop, que permite trabalhos com carregador sem embraiagem a velocidades mais baixas, resulta em conforto de funcionamento, redução da fadiga e produtividade melhorada.

O T5 Dynamic Command apresenta o comprovado motor de quatro cilindros NEF de 4,5 litros, desenvolvido pela FPT Industrial, que atinge uma potência máxima de 140 CV e fornece um binário máximo de 630 Nm @ 1300 rpm no T5.140 no topo da gama. A curva de transporte foi otimizada para minimizar o consumo de combustível, acrescentando uma elevada eficiência do trator em trabalhos na estrada. O T5 Dynamic Command cumpre as normas de emissões Fase V com o motor NEF e a solução pós-tratamento HI-eSCR2 isenta de manutenção desenvolvida pela FPT Industrial, que minimiza custos de funcionamento e oferece as vantagens adicionais de um tamanho compacto, perda de EGR e disposição simples.

Uma das maiores atrações, mesmo considerando todas as novidades da feira, e que mais atenção gerou, foi a área dedicada à Exploração energeticamente independente e mais concretamente ao trator T6 Methane Power.

O trator T6 Methane Power proporciona o desempenho do seu homólogo a diesel — a mesma potência de 180 CV, binário de 740 Nm e durabilidade — com a vantagem adicional de os custos de funcionamento serem até 30% mais baixos.

Este desempenho de excelência é oferecido num pacote excecionalmente ecológico: em condições de terreno ideais, o trator T6 Methane Power produz menos 99% de partículas em comparação com o seu homólogo a diesel, e reduz as emissões de CO2 a um mínimo de 10% e as emissões globais em 80%.

O T6 Methane Power está equipado com um motor NEF de 6,7 litros totalmente novo, especificamente desenvolvido para aplicações agrícolas pela FPT Industrial, a marca de grupos motopropulsores da CNH Industrial, e beneficia da extensa experiência em tecnologia de grupos motopropulsores a gás natural desenvolvida ao longo de mais de 20 anos. Além disso, os mais de 50 000 motores a gás natural que produziu são o testemunho da fiabilidade desta tecnologia e deste combustível.

No T6 Methane Power, os depósitos de gás são guardados na mesma posição dos depósitos de combustível no modelo T6 padrão. Desta forma, é possível manter a excelente visibilidade na cabina, permitindo igualmente um acesso sem quaisquer restrições. O armazenamento de combustível sob a cabina foi otimizado, garantindo a oferta do tamanho de pneus da produção atual e as configurações da largura da via. As opções adicionais, como as válvulas de montagem central, também continuam a estar disponíveis. Para aqueles que pretendem jornadas de trabalho mais longas, existe um “extensor de autonomia” disponível como opção. Pode ser montado no hidráulico dianteiro ou contrapeso, ou no hidráulico traseiro para trabalhos com carregador. O trator pode igualmente ser equipado com pontos de ligação de gás na dianteira e traseira, permitindo o armazenamento adicional de combustível, que poderá ser montado em reboques e acessórios.