Manitou - FIMA 2020

A Manitou continua a desenvolver um trabalho seguro e muito competente na área agrícola. Ao longo dos anos, muitos têm sido os agricultores e prestadores de serviços a transitar para os equipamentos profissionais e específicos da Manitou em detrimento de colocar um esforço brutal sobre os seus tratores agrícolas convencionais. A adequação dos trabalhos de manipulação e carga a um telescópico não tem comparação possível com um trator com carregador frontal, onde o esforço sobre a máquina, quer no motor, mas essencialmente no sistema hidráulico e transmissão, faz com que os profissionais entendam que o caminho vai no sentido de máquinas específicas para cada trabalho. Isso não está desligado do facto dos agricultores serem cada vez mais profissionais e saberem cada vez melhor fazer contas. O que parece um custo extra, a longo prazo transforma-se numa importante poupança e aumento de eficiência.

João Hébil
Director Geral Espanha e Portugal
Manitou - FIMA 2020


Para dar resposta a este sentimento, nesta edição da FIMA 2020, as novidades da casa francesa passaram por:

Empilhador telescópico ultracompacto da Manitou

O empilhador telescópico MLT 420 constitui uma novidade na Península Ibérica e foi possível vê-lo em detalhe na FIMA. Com uma altura de 1,97 m e um comprimento de 1,49 m, esta nova máquina coloca-se entre as mais compactas do mercado. Graças especialmente aos seus 4 modos de direção e ao seu raio de viragem muito curto (3,06 m), o MLT 420 trabalha com facilidade em zonas apertadas. É o sócio ideal para a movimentação de fardos, a manutenção de estábulos ou inclusivamente a alimentação de gado.

As caraterísticas da cabine, idênticas à do MLT 625, permitem ao operador desfrutar de uma comodidade ideal e de uma tomada de controlo rápida. O novo MLT de grande rendimento está equipado com um motor Stage V de 57 cv e possui uma capacidade de carga de 2 t para uma altura máxima de 4,35 m. Este modelo agrícola, com as suas 4 rodas motrizes, os seus guarda-lamas e sistema de limpeza automática do radiador é perfeito para as condições todo-o-terreno e de muito pó.

Gama de carregadoras articuladas MLA

A nova gama Manitou MLA é composta por 8 modelos e também esteve em destaque na FIMA. Estas máquinas, perfeitas para trabalhar em espaços exíguos, adaptam-se perfeitamente às necessidades de movimentação de cargas agrícolas, como a pecuária de bovinos de leite ou ovinos. A capacidade de descarga varia de 875 kg até 5 t para uma altura de elevação de entre 2,5 m e 5,20 m. As carregadoras articuladas são facilmente manejadas e oferecem uma excelente visibilidade 360º.

2 modelos estão equipados com uma lança telescópica, trata-se do MLA-T 516-75 e do MLA-T 533-145 V+ (5,20 m de altura de elevação e 3,3 t de capacidade máxima).

Em conversa com João Hébil, responsável da operação ibérica, foi possível perceber que a marca teve em 2019 um dos melhores anos em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao sector agrícola. Num total de 200 máquinas Manitou vendidas, 40 foram entregues ao mundo agrícola. Isto traduz-se num valor do mercado agrícola de cerca de 20%. Números nunca antes vistos em Portugal. Como indica Hébil "Este crescimento deve-se em primeiro lugar à aceitação do conceito da nossa máquina agrícola em Portugal. Por outro lado tem a ver com o investimento que temos feito nestes últimos 2 anos na promoção deste produto".

De referir que em Portugal existem vários sectores agro-industriais que têm acolhido muito bem a máquina Manitou. Segundo João Hébil esses sectores são os melhores "reclames" da marca em Portugal, "Áreas de negócio como a avicultura e a pecuária trouxeram uma nova centralidade aos equipamentos Manitou. Quando um potencial cliente percebe que um sector tão competitivo trabalha com as nossas máquinas fica imediatamente curioso por perceber melhor a nossa abordagem como marca e como produto orientado e profissional".

Por fim João Hébil deixa uma mensagem aos agricultores portugueses "Temos uma presença forte em Portugal, o êxito dos agricultores portugueses é o nosso êxito. Estaremos sempre ao seu lado na busca das melhores soluções para dar resposta às necessidades de um sector tão complexo e decisivo para a economia nacional".

myMANITOU: uma aplicação orientada para o cliente

A nova aplicação para smartphones myMANITOU está pensada e desenhada para proporcionar um serviço imediato. Graças às informações transmitidas em tempo real por máquinas conectadas, o agricultor poderá saber em qualquer momento onde se encontra a sua máquina, comprovar os seus níveis de combustível e de AdBlue e visualizar o seu número de horas. Também poderá colocar-se em contacto facilmente com o seu concessionário Manitou através desta aplicação para antecipar qualquer intervenção na máquina. A aplicação oferece acesso a outros dados como o manual de utilização e a extensão da garantia.

Continuar-se-á a evoluir de maneira regular para poder oferecer aos agricultores cada vez mais valor acrescentado. Notificações sobre os níveis, análise do consumo ou acesso aos documentos técnicos sobre os acessórios são alguns dos dados que se acrescentarão a esta aplicação nos próximos meses.