Temporais e tempestades

Recentemente, Portugal completou um ano sob o jugo de uma pandemia. Com efeito, o impensável aconteceu-nos. À semelhança daquilo que só víamos no cinema ou nos livros, o mundo foi obrigado a fechar-se em casa, com medo de um vírus. A cada dia, as estatísticas do COVID-19 mantinham-nos colados ao televisor e, infelizmente, muitos perderam entes queridos.

Hoje, damos os primeiros passos no caminho do desconfinamento. Por um lado, ainda hesitantes, por outro com alguma confiança na progressiva vacinação. Aos poucos, voltamos a fazer as coisas banais que durante muito tempo nos foram vedadas. Sem dúvida, têm sido meses longos, difíceis e também insólitos.

No entanto, como diria o sábio grego Epicuro, «os grandes navegadores devem a sua reputação aos temporais e tempestades».

Perante esta crise, certamente que cada um de nós reagiu da melhor forma que lhe foi possível. Afinal, se é certo que a pandemia nos apanhou a todos desprevenidos, também é verdade que é nas alturas difíceis que temos de dar o melhor de nós.

Foi, precisamente, o que fizemos no Portal Comércio Máquinas, e o esforço compensou largamente.

Procurar as oportunidades que se escondem nas crises

Como sabemos, em março, todos os eventos foram cancelados. Um cenário, à partida, catastrófico para a nossa empresa, pois o setor em que trabalhamos perdeu o seu dinamismo. Ao mesmo tempo, caíam por terra todos os projetos em curso. E ninguém sabia o dia de amanhã. Por isso, como solução imediata e de recurso, entrámos em layoff, para assegurar o bem-estar de toda a equipa.

No entanto, não baixámos os braços. Muito pelo contrário. Perante a adversidade, ganhámos motivação, pusemos mãos à obra e reinventámo-nos. Com o empenho de todos, procurámos as oportunidades que, inevitavelmente, se escondem nas crises.

Assim, após um período de menor atividade, em que nos reajustámos à nova realidade, as palavras de ordem passaram a ser resiliência e reinvenção. Deste modo, a equipa do Portal Comércio Máquinas manteve a atividade e reforçou os contactos com clientes e parceiros.

Por outro lado, todo o tecido empresarial teve de reajustar meios e projetos, e acabámos por beneficiar com isso, em boa parte graças à mais recente aposta da nossa empresa.

Com efeito, em 2019, o trabalho audiovisual passou a integrar de forma mais robusta o nosso leque de serviços. Com a criação da Resina Films, fizemos um forte investimento em meios técnicos e humanos de produção audiovisual. Desta forma, disponibilizámos aos nossos clientes o registo, com imagem e som, das suas novidades e eventos.

Dar resposta às novas necessidades do mercado

Desde logo, os nossos serviços audiovisuais tiveram bastante procura. Mais do que isso, em fevereiro de 2020, mesmo antes da Pandemia, o nosso volume de trabalho foi superior ao dos anos anteriores.

Em boa parte, graças à adjudicação de trabalhos em importantes eventos. É o caso da AgroGlobal, mas também de iniciativas produzidas pelas marcas, como demonstrações, lançamentos de produtos, convenções, etc.

No entanto, como seria de esperar, tudo se alterou com o confinamento. Ainda assim, após uma fase inicial de adaptação, muitas empresas decidiram realocar os orçamentos que estavam destinados às feiras e eventos que não foi possível realizar. Assim, esses recursos foram redirecionados para novos projetos de Marketing. Alguns novos, outros que estavam na gaveta por falta de verba.

Assim sendo, a partir de julho de 2020, notámos um aumento substancial de pedidos de orçamento para projetos que envolviam, sobretudo, a comunicação audiovisual. Naturalmente, aproveitámos estas oportunidades.

Os melhores resultados de sempre

Em resumo, após um ano de pandemia, o Portal Comércio Máquinas tem hoje resultados nunca antes registados.

Na prática, em 2020, tivemos quase tantos projetos como se os eventos tivessem, de facto, sido realizados. A par disso, com o nosso trabalho, proporcionámos aos nossos clientes – muitos já conhecidos, outros novos – a possibilidade de concretizarem projetos que os ajudaram, também a eles, a contornar a crise.

Como sabemos, com a Pandemia, inúmeras empresas aceleraram a sua Comunicação Digital. Apostaram, e vão continuar a apostar, em conteúdos audiovisuais. Nomeadamente, o apoio técnico na realização de webinars e streaming, visitas virtuais a 360 graus e vídeo-marketing, mas também a assessoria de imprensa e a gestão de redes sociais. Em suma, os serviços que o Portal Comércio Máquinas tem para oferecer.

Boas perspetivas para o futuro

Enquanto avança o desconfinamento progressivo, alguns eventos já começam a ser reagendados. Naturalmente, ainda de forma residual, na incerteza de ser preciso voltar atrás.

Apesar disso, o que é facto é que, no Portal Comércio Máquinas, já assegurámos diversos projetos, temos orçamentos em curso e outros já entregues aos clientes, para análise. Clientes que, como nós, souberam manter-se ativos, aproveitar as oportunidades e manter o rumo, apesar das dificuldades.

Ou seja, enquanto a vida regressa, aos poucos, ao «novo normal», para o Portal Comércio Máquinas, adivinha-se um ano dinâmico e favorável.

Com efeito, a Pandemia acabou por nos trazer novos clientes, um portfolio mais alargado e uma relação mais consolidada com clientes de referência, empresas conceituadas e líderes de mercado, na área da maquinaria.

Por tudo isto, queremos partilhar consigo esta nota de otimismo, agradecer a sua confiança e salientar que pode contar connosco, para os seus projetos futuros. Estamos aqui, e melhor do que nunca.

Até breve,
Edgar Santos, Administrador