SOTRAC - Feira Nacional de Agricultura 2021

A FNA'21 foi o palco para a reintrodução da lendária marca Hinomoto. Severino Olímpio, gerente da Sotrac e Fernando Martins, seu responsável comercial, contaram ao nosso portal a valorização que a marca tem junto dos agricultores portugueses e fizeram questão de demonstrar a capacidade de adaptação da Hinomoto à agricultura nacional.

À direita, Severino Olímpio, Gerente da Sotrac
À esquerda, Fernando Martins, Responsável comercial

FNA 2021


Comunicado da Sotrac:

HINOMOTO é uma marca de tratores que remonta ao final da década de 1950. Foram produzidos pela primeira vez pela Toyosha no Japão e exportados para todo o mundo em grandes quantidades. Devido às condições de trabalho no Japão, maioritariamente em pequenos campos de arroz alagados, a HINOMOTO granjeou, ao longo dos anos, uma grande admiração e respeito no mundo dos mini/compactos tractores agrícolas, tal a fiabilidade que lhe foi sempre reconhecida.

Em 1990 a Toyosha foi vendida e a produção de tratores HINOMOTO descontinuada. Assim, no início da década de 90, devido ao seu grande prestígio e quota de mercado, a HINOMOTO foi aproveitada pela Kubota, que fabricou os tratores HINOMOTO até ao início deste século.

A HINOMOTO está a comemorar 50 anos de presença em Portugal tendo as primeiras unidades sido testadas e demonstradas em 1971. Os modelos MB em especial o MB1100 com motor Kawasaki KD110 detêm uma longevidade de 50 anos, continuam com valor comercial e muitos ainda em operação. Em Portugal até ao presente, foram vendidos milhares de tratores da marca HINOMOTO e quase sem interrupção, em especial devido à importação de tratores usados do Japão.

Atualmente a marca HINOMOTO é detida pela empresa SOTRAC que importa e distribui em exclusivo para a União Europeia. Devido ao Know-How acumulado em décadas de experiência na importação de máquinas agrícolas, a SOTRAC coloca no mercado uma gama renovada de produtos HINOMOTO, alguns exclusivos e adaptados ao mercado Português e Europeu. Na atualidade, é raro uma marca produzir todos os seus produtos e impossível fazer tudo no mesmo local. Para ter uma gama de produtos adequada, a maioria dos tratores HINOMOTO são montados nas modernas fábricas do grupo Tong Yang Moolsan / KMC na Coreia do Sul, fábricas essas, dotadas da mais alta tecnologia de fabricação e montagem. Os novos tratores HINOMOTO, são fabricados conforme as nossas especificações e caraterísticas de modo a assegurar a tradição de fiabilidade, robustez, durabilidade e alto padrão de qualidade, sempre existente nos tratores HINOMOTO.

Os novos tratores HINOMOTO equipam com motores Yanmar, Mitsubishi e HINOMOTO by KM de última geração e existem 7 modelos de 25 a 58 CV. Toda a gama dos tratores HINOMOTO é equipada com motores de última geração (fase 5) que cumprem integralmente, com a nova regulamentação da União Europeia, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2.

A SOTRAC comercializa em exclusivo todos os produtos HINOMOTO na União Europeia. E sente-se honrada por ter reativado uma marca de tanto prestígio. Tudo fará para defender a imagem da HINOMOTO, nomeadamente alargando a gama de produtos e mantendo a marca apetecível e concorrencial, para tal procurou e procurará escolher os melhores parceiros, de modo a assegurar o legado da marca. "Uma lenda do passado... com visão de futuro!"

Veja a nossa reportagem vídeo!